O Beijo das Sombras - Richelle Mead

Crédito da Imagem: Nuvem Literária

Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade.
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola.
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? (Skoob)
MEAD, Richelle. O Beijo das Sombras. Academia de Vampiros #1. Nova Fronteira: 2009. 320 p.

Richelle Mead dá uma nova face à literatura vampiresca com este romance: mais ácida, apimentada e inteligente do que nunca, a saga dos Moroi e seus guardiões surpreende pelas reviravoltas e pela ousadia desses cativantes personagens.

Algumas vezes encontramos histórias que nos encantam de tal forma, que sentimos como se fizéssemos parte delas. Livros com enredos tão fantásticos, que não conseguimos acreditar que fosse realmente possível alguém pensar em algo assim - mas alguém teve que pensar para poder escrever, concluímos.

Foi exatamente assim que me senti com a série Academia de Vampiros, da autora Richelle Mead. O primeiro livro - O Beijo das Sombras, sobre o qual falarei hoje - não é assim tão incrível. Mas a continuação da série é completamente surpreendente e apaixonante e vale, portanto, comentar desde o início.

Rose e Lissa são amigas desde a infância. A primeira é dampira, uma mistura entre humanos e vampiros, mais forte fisicamente, que treina, desde muito nova, para ser a guardiã de Lissa quando se formar, a fim de protegê-la de Strigois. A segunda, é uma vampira Moroi, que se especializa num elemento nunca antes descoberto: o espírito.

"Não importa o que aconteça no nosso mundo, algumas verdades básicas sobre vampiros não mudam jamais. Os Moroi são vivos; os Strigoi são mortos-vivos. Os Moroi são mortais; os Strigoi são imortais. Os Moroi nascem; os Strigoi se transformam em Strigoi.

E há duas maneiras de se transformar num Strigoi. Os Strigoi podiam transformar humanos, dampiros ou vampiros com uma só mordida. Os Moroi, tentados pela promessa de imortalidade, podiam se transformar em Strigoi por livre escolha, se eles propositadamente matassem uma pessoa enquanto se alimentavam. [...] Os Moroi que escolhiam esse caminho do mal perdiam a capacidade de se conectarem com a magia de manipular os elementos e outros poderes do mundo. Era por isso que não podiam mais se expor ao sol."

Um laço entre as duas permite que Rose sinta as emoções de Lissa, veja pelos olhos dela, saiba o que está acontecendo com a amiga sem precisar de palavras, sem que isso, no entanto, seja recíproco. Depois de fugir por dois anos, as duas são levadas de volta para a Escola São Vladimir, onde passaram a maior parte de suas vidas, e para onde devem voltar para enfrentar acontecimento sombrios atormentaram ambas no passado.

A história, narrada por Rose, acontece na velocidade ideal para degustarmos cada novidade apresentada pela autora, para digerirmos as surpresas expostas, e para tentarmos desvendar os mistérios, mantidos até o momento certo para aumentar as expectativas de quem lê. Há um pouco de dramas da adolescência, com um amadurecimento perceptível das personagens durante a trama, além de uma pitada, na medida exata, de um romance impecável.

Vale a pena cada minuto de sono a menos para aproveitar a companhia dessa ótima ficção.
j
j

6 comentários:

  1. olá.
    Ainda não li esse livro, comprei esses dias na submarino.
    Estou ansiosa para começar a leitura. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    Eu li até o 3º livro dessa série e é muito boa mesmo!
    Já saiu o 4º livro em português, preciso comprar pra ler :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu A - M - O VA!! Nao admito que ninguem fale mal! Serio, essa serie é completamente completa! Eu adoro a Rose e o Dimitri é um tesudo total!! Já li todos os livros e o ultimo Last Sacrifice, eu comcei a ler as 18hs e terminei as 4 da manhã!! MARAVILHOSO!!

    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  4. Ei Julia,

    Eu estou indo para o quarto livro e amo esta série, Rose é a melhor personagem adolescente de todas e Dimitri dispensa comentários ne, aiai.

    Tbm penso isso as vezes, como que a autora conseguiu imaginar algo tão legal e escrever rs.

    bjoo

    ResponderExcluir
  5. Olá (:
    Comprei esse livro, mas ainda não li. Tomara que eu encontre um tempo pra ler e goste tanto quanto você gostou <3 E fico feliz que tenha gostado lá do blog, adorei aqui também.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  6. Oi, vou comprar esse livro amanhã, mas agora com essa resenha vou morrer de tanta vontade de sair daqui agora e ir comprar *_*
    bjnhos!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.