Diários do Vampiro - O Despertar - L.J. Smith

Sinopse: Em Fell Church, uma cidade pacata em West Virginia, a garota mais popular da escola Robert E. Lee apaixona-se por um vampiro com quatrocentos anos. Com a ajuda das amigas, Meredith e Bonnie, Elena fará tudo para seduzir Stefan. E Stefan fará tudo para proteger Elena… dele mesmo. O adolescente de olhos verdes, rosto clássico escondem um passado sombrio e uma sede que não consegue controlar. Com ele, arrasta a memória de um amor perdido e um irmão que apenas deseja vingança. Em Florença, no Renascimento, Stefan e Damon Salvatore lutaram pelo amor da mesma mulher. Séculos mais tarde, voltarão a fazê-lo. Diários do Vampiro – O Despertar é a introdução a um triângulo amoroso arrepiante: a história de dois irmãos vampiros que se odeiam e de uma garota que se vê dividida entre os dois. (Skoob)
SMITH, L. J. O Despertar. Diários do Vampiro #1. Galera Record: 2009. 240 p.

Primeiro volume da série Diários do Vampiro, O Despertar narra a chegada dos irmãos Stefan e Damon Salvatore à cidade de Fell's Church.

Stefan não sabe o motivo que o leva a escolher a cidade como local para viver, mas está resolvido a estar junto aos humanos e, como tinha respeito pelo passado, sabia que os fantasmas da Guerra Civil ainda viviam ali.

"De jeans e camiseta, Stefan Salvatore parecia exatamente um aluno normal do ensino médio.
Mas não era.
Imerso no bosque, ele foi se alimentar. Agora lambia meticulosamente os lábios, para se assegurar de não ter deixado nenhuma mancha. Este embutre já seria difícil o suficiente sem isso.
Por um momento, ele se perguntou, mais uma vez, se devia desistir de tudo. Talvez devesse voltar à Itália, a seu esconderijo. O que o fazia pensar que podia voltar ao mundo da luz do dia?
Mas ele estava cansado de viver nas sombras. Estava cansado da escuridão e das coisas que viviam nela. Acima e tudo, estava cansado de ficar só."

Stefan, no entanto, se depara com o que ele menos esperava encontrar: Elena, tão semelhante à sua amada Katherine, que desperta nele as emoções há tanto guardadas, as mágoas consigo mesmo e com seu irmão e o sofrimento que seu amor por ela causou a ambos.

O livro, publicado no Brasil pela editora Galera Record, foi lançado originalmente em 1991. Achei essa data interessante, pois só soube da série mais ou menos na época em que lançaram a série de televisão. Não há, entretanto, muito o que falar do livro. A história tem um contexto interessante, mas foi colocada de maneira um pouco forçada.

Elena, a "rainha da escola" é irritante, e acredito que ninguém ficaria tão segura de si mesma depois de levar tantos foras. Já li em outra resenha que ela só se sentiu interessada pelo Stefan, em um primeiro momento, pois ele era o garoto novo e, depois, por que ele se tornou um desafio, e tenho que concordar inteiramente com isso. Acredito que, principalmente por causa da perda de seus pais, fato que ela não parecia se importar tanto assim, alguma mudança teria se dado nela, mas tudo o que vi foi uma garota fútil, que queria que o mundo todo estivesse aos seus pés.

Stefan é aceitável, mesmo que pareça fraco demais, sensível demais. Quando ficou com Elena, me peguei pensando "Como assim? Assim tão rápido?", pois não consegui torcer pelo casal, e o romance não encaixou, de jeito nenhum. Especialmente por que todo interesse dele em Elena veio por causa da semelhança dela com Katherine.

Outro ponto, que achei extremamente forçado no livro, foi a aceitação rápida da Elena quando descobriu a verdadeira natureza de Stefan. Seria impossível alguém agir com tanta calma  ao descobrir que seu namorado é um ser que até então pensava existir apenas em lendas, principalmente quando não houve nenhuma desconfiança sobre o assunto que facilitasse digerir o fato. O pequeno momento de raiva da personagem para mim foi insignificante, pois passou depressa demais.

Damon, nesse livro, é apresentado como vilão da história, que se fortalece de sangue humano e é muito mais poderoso que seu irmão. Matt, ex-namorado de Elena, é o mais sensato e fofo, mas só existiria mesmo em livros ou novelas.

Apesar de ver esses vários pontos fracos e por não ser de desistir fácil, continuarei lendo a série. Espero, sinceramente, que melhore.
j
j

27 comentários:

  1. Ai to louca para ler esse livro, comprei a coleção pela internet essa semana, agora é só esperar chegar .rs
    Olha pelo que você me perguntou sobre se os textos são de minha autoria, respondo que sim, são meus...kkkk
    Acho que o sangue do meu avô corre em minha veias, kkk. isso foi profundo. :)
    beijos e valeu pela visita.
    http://www.falandosobrealgo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    Eu, como você, não me prendi a série e também achei tudo rápido demais.
    Só li até o segundo volume, por falta de oportunidade de ler o resto, mas não fiz muita questão em continuar, também!
    Espero que você goste ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse livro! eu adoro! obrigada por seguir meu blog, Julia! peço que comente outra vez naquele post, se puder. Me enrolei na hora de deletar um anúncio que recebi pouco depois do seu comentário. Não acontecerá de novo! prometo. Estou te seguindo, também! beijos! está lindo o blog!

    ResponderExcluir
  4. Eu achei este livro horrível! Quanta diferença da série! Tá sabendo que a GR vai lançar outro livro desta autora? É com bruxas! \oo/ Tomara que seja bom!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Julia!

    Bom, eu sou fã assidua de The vampire diaries, mas da série de TV. Hahaha.. sempre tive curiosidade de ler os livros, mas uma vez minha amiga disse que são chatinhos.

    Se vc perceber que melhorou, avise que eu começo a ler. Eu recomendo a série, é muito boa.

    Um beijo!
    Pool of words

    ResponderExcluir
  6. Oi Julia!!
    Concordo com tudo que você escreveu na resenha... Eu li esse livro e me decepcionei bastante, pensei em nem acompanhar essa série.
    A Elena é SUPER irritante, não tem como gostar dela.
    O 2º volume é meio ruinzinho, mas o 3º volume eu gostei bastante. Por falta de tempo eu parei nesse!
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia
    Concordo completamente com você, além de irritante a Elena é muito mimada, o que gostei nesse livro foram as partes em que o Stefan conta a história, mas isso porque gosto da forma com que ele narra os fatos sabe... Dessa série li até o terceiro livro, dps do final (que confesso foi surpreendente - porque na época q. li não tinha a série então demorei para desvendar o mistério chave do livro) deixei de ler os outros livros, até comprei mas fiquei sem vontade de lê-los!!

    Para mim a série de tv é bem melhor q. os livros!!

    Beijokas

    Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  8. Acredita que eu parei de ler na metade do livro, senti muita falta dos personagens da série e tive uma certa rejeição com os personagens do livro! D:
    Mas eu quero muito voltar a ler! =)
    BEIJOS, MILA ♥

    @sonhospontinhos
    http://sonhoentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. eu JA comprei o meuuu... ai nao vejo a hora de chegar logo... amo o damo....quer dizer, diarios do vampiro...rsrs

    ResponderExcluir
  10. Oiee Julia
    Ah tenho esse livro e ainda não li.
    E já notei algumas diferenças da série só de ler a resenha!
    Elena na série, é meio que disputada HAHA sei lá passa essa impressão apesar de já ter um cara interessado nela quando Stefan chega.
    E no seriado ela não aceita fácil ele ser vamp.

    Amei a resenha!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    FELIZ DIA DO AMIGO \O

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma resistência enorme para com os vampiros, tirando crepúsculo e entrevista com vampiro, o resto eu desconheço, nunca li mais nada de vampiro, só alguns filmes tipo Blade hahah e Anjos da Noite.
    As séries também eu vi só até o nono episodio de True Blood mas não tive paciência.

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Juh, comprei o primeiro, segundo e quarto volume da série mas depois de ver várias resenhas e comentários dizendo que a série televisiva é BEM MELHOR, acabei adiando, adiando e confesso que até agora não me bateu essa vontade de ler a série... e já lançaram mais livros da série né? A gente meio que desanima...

    Mas enfim, espero poder ler assim que bater a vontade! Hihihihih

    xoxo

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju
    Ai a Elena é irritante mesmo! Eu prefiro a série aos livros! Continuei lendo a série, mas parei no quarto por falta de tempo e vontade, afinal são tantos livros mais legais que a gente desanima né hehehehe
    Adorei a resenha :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Resenha - As confissões de Laura Lucy
    Participe das promoções do blog -> http://migre.me/5e4eo
    Passa lá :)
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland - http://www.booksinwonderland.com

    ResponderExcluir
  14. Hey (:
    Quase ninguém gosta dos livros, todo mundo prefere a série, mas eu gosto tanto dos livros, poxa <3 UAHSAUHSAUS Adorei sua resenha (: Ain, Elena é um pouco irritante, não gosto muito dela não, mas depois ela melhor um pouco (bem pouco).

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  15. Oiii ^^ Tudo bem?
    Bom, eu tive a mesma opinião que você, a hei o livro meio ruimzinho, mas continuei lendo! Não me arrependi em paaaartes... um conselho? Para de ler em Reunião sombria! kkkkkk não comece a ler a segunda parte da série, "o retorno" muuuuuuuuito chato x_x sério, HUAHUAHUAHA.

    Beijo, nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Essa é uma série que não me interessa quase nada, justamente por essas características que vc citou e que eu percebi, confesso, vendo a série.
    Mesmo assim tentei ler o primeiro capitulo e não consegui nem terminar, não deu mesmo =/

    Bom, espero que a série melhore mesmo, depois me conta rss.

    Sobre a ajuda das entrevistas gringas, se puder me ajudar seria bem legal. Meu inglês também não é muito bom (aliás, nada bom: Leio melhor do que escrevo) então queria alguem que fosse bom em escrever mesmo, formular um pedido de entrevista, ou as perguntas =)

    Ih, esse comentário ficou grandão rs, se te interessar me fala ok?

    Brigadão

    teh mais

    ResponderExcluir
  17. ei Ju, comecei a ler a série e sinceramente achei um porre, rsrs.
    Não vou com a cara da Elena e nem do Stefan, os considero dois chatos. ¬¬

    beijos. ^^

    ResponderExcluir
  18. Ai sabe, eu não gosto muito dessa série e nem de Crepúsculo, acho que são parecidas. E também não curto muito essa coisa de adolescentes populares, meio malhação haha.
    E se a história não é muito verossímil então? Pelo menos ela deveria surtar não é? Quando descobrisse que vampiros existem ;S

    Eu gosto bastante de True Blood (a série da HBO) e tem os livros: As Crônicas de Sookie Stackhouse. São ótimos.

    Beijos querida, boa sorte no livro 2 hehe
    Bruna
    www.desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  19. Julia,
    continue mesmo lendo a série, porque a medida que o Damon vai aparecendo mais, a série fica melhor. haha

    Mas de qualquer modo, eu prefiro muito mais os seriado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li DV e para falar a verdade, não tenho vontade. Estou um pouco cansada do tema, mas sempre me rendo a uma literatura vampiresca. Mesmo assim, eu não tenho vontade de ler essa série.

    BjoO

    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Julinha amada,
    Adoro quando aparece por lá, e me incentiva a trilhar neste caminho, tão maravilhoso e tão dificil de se alcançar o lugar almejado.
    Vou torcer por você!
    Assim que puder, estarei disponibilizando algum livro de minha autoria a seu blog.
    Um beijo querida.

    ResponderExcluir
  22. Eu não gosto da série na televisão e isso fez que eu não me interessasse pelos livros tbm. E tbm não sou muito fã de histórias com vampiros.
    Bjo

    ResponderExcluir
  23. Não sou a maior fã dos livros. Dá pra ler,mas não curto tanto.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Estou com os quatro primeiros livros dessa série a um bom tempo aqui em casa, porém estou enrolando para lê-los. Afinal até o momento a maioria das criticas que li quando ao livros não são tão boas assim, e eu adoro a série de tv, então estou dando um tempo para não me decepcionar. Enfim, a resenha ficou ótima e você foi bem objetiva, adorei :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  25. Oi Julia!
    Ah, o que dizer desse livro? Eu li porque comecei a assistir a série quando ela foi lançada lá fora.
    Não curti tanto quanto a série. Como você disse, o livro é meio forçado.
    Já li todos e apesar de ser interessante no momento, a autora dá umas super viajadas.

    A série de Tv é um MILHÃO DE VEZES MELHOR! hahaha (deu pra perceber que eu sou um pouquinho fã né? hahaha)

    Damon é o cara (L) haha

    beijos

    ResponderExcluir
  26. ola!
    eu nao gosto dessa serie,pelo menos a serie de tv, os livros eu nunca li e nem pretendo ler
    hauhauhauahaua
    eu ate ganhei um desse livros da serie e vou ver se vendo \o
    mas eu sei como eh isso de tentar continuar uma leitura mesmo sem esta achando 100% legal
    ^^

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Julia ((:
    Esse é o único livro da série que eu li. Mas n foi pq achei ele chato, mas pq tenho mts livros pra ler hehehe
    Realmente o affair da elena com o stefan foi mt rápido, pensei isso enquanto lia, mas quem sou eu pra jugar um amor repentino né? haha
    E eu gosto da série e dos livros, e n sei dizer qual é melhor x_x
    bjs!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.