O Símbolo Perdido - Dan Brown

Fonte da Imagem: Curumim Nerd
Sinopse: Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas.
Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo.
Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo.
Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian.
Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico.
O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está.
Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos.
 
Não fazia idéia de como poderia ser difícil escrever a sinopse de um livro com as minhas palavras. E é exatamente assim que me vejo ao tentar escrever a resenha de O Símbolo Perdido.

A aventura de Robert Langdon, dessa vez, se passa na capital dos Estados Unidos, Washington D.C.. Com um convite de Peter Solomon, um grande amigo, Langdon se desloca até o Capitólio para dar uma palestra, mas quando se depara com um auditório vazio, dá-se conta de que há algo errado.

A palestra não passa de uma peça no plano de um homem, aparentemente louco, que havia sequestrado Peter e desejava insandecidamente desvendar uma pirâmide maçônica que o permitiria chegar aos Antigos Mistérios,- conhecimento que mudaria a história da humanidade - o que apenas Langdon poderia fazer. Ele nem acreditava que tais mistérios existissem, mas era preciso correr contra o tempo para tentar salvar a vida de seu amigo.

" - [...] Historicamente, todos os grandes avaços científicos começaram com uma idéia simples que ameaçou virar todas as crenças de cabeça para baixo. A simples afirmação 'A Terra é redonda' foi desprezada e taxada de impossível porque a maioria das pessoas acreditava que, se fosse assim, os oceanos se derramariam do planeta. O heliocentrismo foi chamado de heresia. As mentes medíocres sempre atacaram aquilo que não entendem. Há aqueles que criam... e aqueles que destroem. [...] A percepção se transforma e uma nova realidade nasce."

É claro que a história criada por Dan Brown não pode ser resumida de forma justa em apenas poucas linhas. Como todas as outras obras escritas pelo autor, O Símbolo Perdido envolve diversos personagens, com características e participações bem delineadas na história, uma trama bem amarrada e cheia de adrenalina.

Além disso, é impossível não observar as características marcantes de Dan Brown se desenvolverem na história: citações e interpretações de uma infinidade de símbolos ocultos em lugares onde poucos imaginariam (eu, pelo menos, não), uma ambientação rica em cenários e detalhes,  além da mistura entre misticismo, religião, arte e ciência.

É claro que neste livro também haveria um personagem mentalmente perturbado. E talvez, entre todos os personagens com esse feitio já criados por Dan Brown, esse tenha sido o mais frio e cruel.

Gostei muito do livro, que alcançou a expectativa e se equivaleu aos demais escritos por Dan Brown. O que ainda me surpreende nas histórias do autor é como ele cria situações plausíveis dentro de um contexto totalmente inacreditável. Como ele consegue, afinal, interligar todas as pontas de uma história que envolve acontecimentos reais e imaginários, fazendo com que faça total sentido, e que me faça pensar, às vezes, se aquilo seria mesmo real, de tão possível. Sempre que via um fato novo na história, buscava na internet para ver até que ponto daquilo era verdade. E me surpreendi bastante!

"- Abram a mente, meus amigos. Todos nós tememos aquilo que foge à nossa compreensão."

Não há dúvidas da extensa pesquisa que Dan Brown teve de realizar para essa obra, o que dá o toque perfeito para o encantamento pela história.
j
j

27 comentários:

  1. Eu já li todos os livros dele que foram lançados aqui e esse foi o que eu menos gostei, de verdade UAHSUAHSUA É bom, mas sei lá :S Enfim, boa resenha (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    Como a Vanessa, esse também foi o livro que menos gostei dele.
    Ele é mesmo fantástico no quesito "Pesquisa" e na criação das situações como você disse. Mas achei o livro um pouco previsível, porque segue a mesma linhagem de todos os outros, então acabou sendo uma leitura um pouco cansativa pra mim.
    De qualquer forma, a leitura é válida pelas citações e pela reflexão que ele sempre trás em suas obras, e sua resenha está ótima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Julia! :D
    Eu tenho vontade de ler Dan Brown, mas algumas vezes eu me esqueço disso. haha'
    Tenho vontade porque gosto de livros assim, que envolvem pesquisa e história (como alguns outros dele). Os livros dele em geral, parecem ser bem interessantes e elaborados.
    Ótima resenha! ^^
    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia.
    ainda não li nenhum livro desse autor, mas pretendo ler não esse mas outro que fiquei bem interessada. Acho bem legal o autor se preocupar com a pesquisa e escrever um livro rico em detalhes.=)Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto demais do gênero, mas nunca li nada desse autor. Vi apenas "o código da vinci" e mesmo assim foi o filme. Gostei muito na época, até quis ler mas fui deixando pra lá.
    Não sei se leria esse, pelo menos não por enquanto.


    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Julia!!
    Também não li este livro, aliás nenhum que foi publicado do autor, mas como já assisti as filmes baseado nos livros dele acho que vou curtir muito!!
    Adoro livros com uma ampla pesquisa histórica e/ou cultural para que os leitores possam sentir que fazem parte também daquele mundo, então é diversão e suspense garantidos!
    Adorei a resenha!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Indiquei três memes para você responder!
    Se puder (e quiser) o link é este: http://migre.me/5EsAS

    Beijinhos, :*
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  8. Ei Julia!
    Dos livros do DB, este é um dos que achei mais fraquinho...
    Mas de qualquer forma, tenho que tirar o chapéu para cara. Ele tem que fazer uma mega pesquisa para escrever os livros.
    Bjins

    ResponderExcluir
  9. Hey,

    Nossa, to querendo ler esse livro faz muito tempo! Eu só li dois livros dele, e gostei bastante por sinal (: E essa capa é bem bonita.

    Gostei muito da sua resenha! Parabéns :D

    Abraços,
    Yago.
    http://amigodolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah, tenho que confessar, ainda não li nenhum livro do Dan Brown e nem assisti os filmes baseados nos livros, não sei porque mais até o momento nenhum deles despertou a minha atenção. Enfim, ótima resenha :D

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir
  11. Esse é um dos poucos livros que comecei a ler e não terminei. Peguei numa época que estava super com preguiça de ler esse tipo de história e por mais que eu adore tudo que Dan Brown escreve, não consegui levar a leitura adiante... :s

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  12. Sou looooouca para ler esse livro de Dan Brown, não sei porque ainda não comprei kkk'
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  13. Oi Julia!
    Estava ansiosa por sua resenha, pois queria muito ler esse livro! Já li Anjos e Demônios, o Código da Vinci e Fortaleza Digital, e adorei os três.
    Gostei da sua resenha, com as fotos dos lugares!
    Beijos,
    Sora
    Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Já houve um tempo, depois que eu li Código da Vinci, que eu queria ler todos os livros deste autor. Hoje em dia já não me chama muito atenção.
    Mas os livros dele são muito interesantes, e não descarto a ideia de ler!
    Adorei sua resenha!!bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Tenho esse livro aqui em casa, é um livr da minha mãe. Não me interesso muito em ler ele, sei lá, não faz muito meu estilo. No entanto, sua resenha ficou bem escrita e gostei de você ter colocado imagens, ilustra as referencias do livro.

    Não segui porque tem algum erro. Não consegui. :( Vou voltar e tentar, depois.

    Beijos
    Mulher gosta de falar

    ResponderExcluir
  16. OI Ju!

    Esse livro foi um dos meus preferidos de Dan Brown. Ele sempre me surpreende. Adoro o fato dele misturar realidade e ficção. Todas as vezes que termino de ler seus livros, faço diversas pesquisas sobre o assunto.

    Adorei tanto o livro quanto a resenha e concordo.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e livros

    ResponderExcluir
  17. Eu não sei qual é o motivo, mas eu não senti vontade de ler nenhum livro do dan brown, sempre vejo comentários ótimos, mas ainda não sei se leria.
    Mas que bom que gostou do livro.

    Bjs.
    Tici- ObsessionValley

    ResponderExcluir
  18. Oie JU!

    Eu ja li alguns livros do Dan Brown e sei da capacidade desse autor. Eu adoro a escrita dele e como consegue me transportar para os lugares onde estão passando toda a trama. Ele consegue envolver e intigar ao mesmo tempo, fora que sempre escreve sobre algum tema um pouco polemico de maneira incrivel!

    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  19. Acredita que nunca li NADA do Dan Brown? Sei que assisti "Anjos e Demônios" no cinema, mas foi uma escolha aleatória, haha! Depois que vi o filme, até imaginei que seria mais legalzinho ler algum livro dele (até porque a galerinha que leu o livro e assistiu o filme me disse que o filme é meio chato), mas ainda não tive coragem de colocá-lo em minha lista =D De qualquer forma, bem legais as imagens relacionadas com os lugares do livro, coisa bem cuidadosa! Vamos ver se um dia eu dou uma chance, né? Ouço taaaanta gente falando bem dele =D

    E sim, meu blog tava abandonadíssimo, haha! Pretendo não fazer mais isso com o pobre coitado. É que tem vezes que a nossa vida tá tão louca, né? Que a gente precisa abstrair (ou mesmo que não queira, somos obrigadas, haha), mas não o largarei mais às traças, prometo!!!

    BEIJOS!! =D

    Ps: sim, eu também acho que não sou dessa época, AMO coisas antigas, haha! De paixão!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Julia! Como vai?
    Assim como váááários comentaristas seus, nunca li nada do Dan Brown e continuaria sem dar a mínima atenção, não fosse a sua resenha muito bem escrita e composta.
    Aprecio muito quando um livro apresenta fatos suficientemente interessantes para nos fazer refletir e pesquisar, como você mesma alegou ter feito. É, acima de tudo, um sinal de que a obra valeu a pena.
    Tomarei como dica.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  21. Eu meio que enjoei de Dan Brown,porque é sempre a mesma coisa, apesar dos assuntos abordados serem muito interessantes. :D
    Beeijo, Juulia!

    ResponderExcluir
  22. Acredita que ainda não li nada do Dan Brown?
    Acho as histórias muito intrigantes, mas nunca peguei realmente para ler.
    Preciso ler logo e ver sua resenha me lembrou disso, hahah

    Beijoos
    Minha Bagunça.

    ResponderExcluir
  23. Eu ainda não li não nenhum livro do Dan Brown
    Mas tenho muita vontade, pois sempre falam muito bem dele
    E esse é o que me deixa mais curiosa
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Um monte de gente fala dos livros do Dan mas eu ainda não li, o que é uma pena mas logo vou ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oii Ju. Eu li apenas um livro do Dan e fiquei fascinada pela escrita dele, ele realmente sabe prender o leitor.

    "E talvez, entre todos os personagens com esse feitio já criados por Dan Brown, esse tenha sido o mais frio e cruel."

    Gostei de saber disso, pq geralmente eu gosto dos vilões do Dan.

    Beijos,
    Mah - Livro e Coração

    ResponderExcluir
  26. Julia, esse foi uns dos primeiros livros que li no inicio deste ano e me chamou muita atenção. Alias a leitura de Brown sempre leva ao leitor a pensar, com pistas e tudo mais. Sem contar na abertura historia dos cenarios....

    Philip Rangel
    http://entrandonumafria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu gosto demais desse tipo de gênero. Mas acredita que nunca li nenhum do Dan Brown? Gostei dos filmes adaptados das obras dele, mas nunca me arrisquei a ler. Gostei da resenha :3

    Beijos, World of Carol Espilotro

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.