Noite Eterna - Claudia Gray

Fonte da imagem: Pequena Mia
Sinopse: Claudia Gray, autora que vem conquistando jovens do mundo inteiro, apresenta personagens convincentes em uma narrativa de tirar o fôlego em Noite eterna. Bianca acaba de deixar a sua cidade natal e é a aluna nova em um misterioso colégio, onde seus colegas parecem perfeitos demais para ser verdade. Ela se sente como um peixe fora d´água até conhecer Lucas, outro solitário. A química entre os dois é irresistível e Bianca se vê disposta a arriscar tudo para ficar com ele.Mas alguns segredos obscuros vão ficar no caminho do casal e farão a jovem questionar tudo em que até hoje acreditou. Este é o primeiro de quatro volumes da série Noite Eterna que a Editora Planeta traz ao Brasil. (Skoob)
GRAY, Claudia. Noite Eterna. Evernight #1. Planeta: 2010. 304 p.


Bianca sempre viveu em uma cidade pequena, que agora tinha que deixar. Apesar de nunca ter se encaixado em algum lugar, mudanças não são fáceis para ninguém, especialmente para uma garota tímida como ela. E ser obrigada a ir com seus pais para a escola Noite Eterna era o problema. A escola era sombria, os alunos, com algumas exceções, eram tão indiferentes que era impossível não se sentir deslocada.

O que ela não esperava, era que no primeiro dia de aula fosse conhecer e se aproximar de alguém. A afinidade entre ela e Lucas é perceptível, e os dois encontram um no outro uma forma de enfrentar os segredos obscuros por trás dos muros da escola. A partir disso, os dois descobrem juntos o amor. Tantos segredos, entretanto, podem afetar suas vidas para sempre, impedindo-os, inclusive, de ficarem juntos.


"- Você ainda tem medo de mim?
- Não, não tenho. Nem um pouco. - Lucas sacudiu a cabeça devagar, com os olhos incrédulos - Eu devia estar... droga, nem sei o que devia sentir. Fico me dizendo que eu deveria ficar longe. Esquecer você, por que tudo mudou. Mas não consigo.
- O quê? - eu estava passada demais para ter esperança.
[...] - Tentei muito esquecer, Bianca. Não consegui. Então em me convenci de que era meu dever voltar à Noite Eterna.
- Dever? - aquilo me deixou confusa.
- Para saber a verdade? Para ver o que acontecia? Não sei. [...] Mas assim que te vi de novo, eu soube que ainda precisava de você. [...] Não tenho como evitar o que sinto por você."


Não fazia idéia do que esperar quando peguei o livro. Já havia lido uma ou duas resenhas, mas nenhuma delas citava as reviravoltas e as surpresas durante a trama. Na primeira reviravolta (a revelação de um segredo), eu fiquei completamente chocada e frustrada. Como não tinha percebido aquilo antes? Tive que, inclusive, voltar algumas páginas para ver se eu não tinha deixado passar nada e estava entendendo errado, porque foi complicado aceitar aquela bomba “jogada no meu colo”. E foi apenas a primeira. Tanta coisa acontece que, quando acreditamos que tudo está se tornando claro, Gray muda tudo. Por quase toda a história, não sabia ao menos quem era vilão ou mocinho. 

É impossível não se prender à leitura facilmente. A história foi bem montada, recheada de mistérios, que tiveram praticamente todas as pontas resolvidas até o fim e, dentro do contexto criado pela autora, fizeram todo o sentido. As questões que ainda ficaram em aberto com certeza são assunto dos próximos livros e, como não foi nada que tenha influenciado no desenvolvimento e no desfecho desse, não me incomodou.

Os personagens são, aparentemente bem construídos e apresentam algumas características marcantes. Lucas é um cara fofo, meio avesso às regras, e que eu imaginava com aquele sorriso cafajeste (não, não tem isso no livro) que, tenho de admitir, eu adoro. Gostei do jeito dele, mas, não sei por qual motivo, notei alguma superficialidade. E, infelizmente, isso se estendeu para alguns personagens. A própria Bianca se inclui nesse contexto, pois, apesar de gostar da personagem, ela não me conquistou, não conseguiu me envolver. O Bathazar é outra gracinha, só achei ele bonzinho demais. Acho que esperava mais “agressividade” nesse triângulo amoroso, cenas de ciúme, talvez até algumas brigas e, definitivamente, não foi o que aconteceu. Não sei como será nas continuações, mas espero que isso melhore.

Gostei muito da leitura, mas senti que faltou alguma coisa, algum detalhe, só não sei como colocar isso em palavras. Acho que precisava de algo mais forte, mais ácido, que me fizesse temer ou suspirar. Com certeza continuarei lendo a série, e espero que ela siga melhorando, detalhe que acho imprescindível nas séries.

j
j

27 comentários:

  1. Olá!
    Gostei de sua resenha! Eu não conhecia este livro, mas parece ser bom! bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Julia!
    Esse livro não atrai... sei lá. E mesmo lendo a sua resenha, que ficou muito legal, ele continua sem me atrair. O.O
    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha visto nenhuma resenha do livro, que me lembre HUAHAUHA.
    Adorei sua resenha. Me deixou com curiosidade!

    Beijos, Bárbara.

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia!
    Fiquei muito curiosa pela quantidade de reviravoltas surpreendentes!
    Faltou o livro te tocar, talvez?
    Quando tenho essa sensação, geralmente é porque o livro tem todos os motivos pra ser ótimo, mas falta eu sentir em mim que amei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha lido resenhas desse livro e fiquei com vontade agora. Fiquei curiosa com tantas reviravoltas.

    Beijos!!

    Carissa
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  6. Olá Julia!
    Não conhecia a série ainda, mas mesmo considerando os lados ruins dela que você citou, gostei da sua resenha.
    Fiquei curiosa de saber qual a tão chocante surpresa que acontece no livro! hauah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Julia!!
    Ainda não li nenhum livro dessa série... Pena que faltou esse "alguma coisa" né?
    A história é de vampiros?
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Julia! Não conhecia o livro, mas pela sua resenha, me interessei. Adoro livros com reviravoltas surpreendentes, aliás, quem não gosta? Fiquei um pouco hesitante quanto ao "faltar alguma coisa" mas não sei, quem sabe eu goste?! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Julia! :D

    Quase compro o livro, mas fiquei numa dúvida cruel por ser uma série até meio longuinha.
    Acredito que eu também vou sentir falta de algo que não saberei explicar, por isso, vou esperar mais um tempo para ver se compro...

    =*
    May
    It Cultura

    ResponderExcluir
  10. Não sei se fiquei influenciada, mas só de ler a sua resenha, já sinto falta de algumas coisas nessa história, hahaha. Quer dizer, me pareceu que a trama é um pouco clichê, o que não é exatamente um problema pra mim porque acho que o problema não é quando a história é clichê e, sim, quando ela não se desenvolve do jeito que eu esperava. Mas, como você disse que sentiu falta de um "algo a mais", já fico com um pé atrás...

    beijo

    ResponderExcluir
  11. eu já li os 2 primeiros livros da série, e adorei, meu problema agora é tempo para terminar.
    Gostei da sua resenha, achei bem sincera!!
    *-*
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink
    http://meulivrorosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que tem reviravoltas e fatos surpreendentes na história e foi isso que me chamou a tenção para este. Fiquei curiosa.
    E parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Books e Desenhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Julia!
    A gente sempre espera que uma série melhore com as sequências, né? =)
    Mas pelo visto você gostou bastante do primeiro livro e o seu entusiasmo me contagiou, eu adorei saber que esse livro é cheio de reviravoltas e revelações, amo quando isso acontece! Me deu uma vontade enorme de ler esse livro e olha que eu nunca tinha me interessado muito por ele!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Ei Julia!
    Quando a bomba caiu no meu colo fiz o mesmo que você: voltei umas páginas para saber se eu tinha entendido errado.
    Já li a série toda. Tem várias reviravoltas e conflitos no romance (pode ficar tranquila).
    Aguardo sua opinião em relação aos outros livros da série.
    Bjins

    ps.: tira os olhos do Balthazar pq ele é meu (vai ser lançado um livro dele - choro de emoção.)

    ResponderExcluir
  15. Julia, nunca tinha visto nada sobre este livro e por sua resenha, ele não faz meu estilo. Acho que este eu vou pular.
    bju

    ResponderExcluir
  16. Hey (:
    Eu também comecei a ler o livro sem saber o que esperar UAHSUAHSU Adorei sua resenha. Também acho que nesse primeiro volume ficou faltando alguma coisa, mas tomara que a série melhore a cada livro (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  17. Uia!@
    1 Depois dessa resenha minha curiosidade pelo livro que era pequena, cresceu. Tinha uma vontade de lê-lo, mas agora, espero ter logo essa oportunidade :D Parece valer a pena

    Beijos, World of Carol Espilotro x

    ResponderExcluir
  18. Oi Julia!

    Ainda não li essa série, mas sempre leio resenhas positivas sobre ela, que estão me deixando louca de curiosidade. A sua então, só me atiçou mais.
    Sabe que eu percebo muito essa falta de um não sei o quê nas séries? Eu acho que é porque os autores sempre tentando deixar um gancho para o próximo livro, sei lá.

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  19. Oi Jú, sempre tive muita curiosidade de ler esse livro, mas é uma série e séries me assustam. Você comça achando que só serão três livros ai eles resolvem lançar mais dois e acabam com tudo. A série nunca acaba quando realmente deveria e eles sempre ficam prolongando e estragam tudo.

    Beijos, Caline
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li este livro
    Mas já encontrei muitas resenhas positivas
    E tenho muita vontade de ler ...
    Só ñ gosto dessa capa "/
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não gosto desta capa, e por isso nunca tive vontade de ler este livro. :D

    E não gosto quando leio e penso que faltou algo.

    Beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  22. Oi Julia!
    pra começar, essa capa é bem feinha G_G
    acho que um dos motivos que eu nunca quis ler esse livro é porque essa capa não me prende.
    Mas to aqui julgando o livro pela capa, enquanto vc está falando bem dele na resenha *corre* haha
    Esse lance de sentir que faltou algo é bad, pq isso faz com o que o livro fique com um "probleminha" que vc n sabe detectar.
    Mas vejo que isso n foi um problema, já que vc vai continuar lendo a série ^^
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  23. Todos gostaram menos eu. HAUAHU. Eu ganhei de presente e eu não gostei da leitura. Achei chata a história e resolvi trocar o livro. Não sei se darei uma outra chance pelo livro, já que aquela experiência fez um "trauma" em mim. HUAHAU.
    Mas, adorei a sua resenha! Tomara que tenha mais cenas marcantes no segundo livro! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu adorei o livro. E realmente essa reviravolta foi meio que "OMG", mudou todo o contexto de bonzinho e malvado. E para mim, tava faltando alguma coisa na história e quando essa bomba estourou fiquei de boca aberta.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  25. Ju,
    Primeiramente, adorei a quote selecionada. Teve aquele impacto romântico que me deixa sempre bobinha... Meigo, sublime.
    Quanto ao livro, nunca tive interesse particular nele, mas fiquei particularmente curiosa quanto a alguns pontos da história que dão aquele ar de mistério.
    Creio que tenha faltado aquele sentimento de arrebatamento. Quando nós lemos o livro e nos identificamos de cara. Isso nem sempre acontece, mas também não quer dizer que a obra seja ruim.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  26. Julia desde a primeira vez que peguei esse livro, tive vontade de ler. E olha que a capa não é a mais linda de todas.
    Já li resenhas desse livro, e cada vez fico mais curiosa.
    Não acredito que deixei a promo do submarino escapar, na próxima eu compro!
    Adorei a resenha, bem direta.
    Poxa Julia, agora eu não vou parar de pensar nesse livro, olha o que você faz comigo *.*

    Beijos -Glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  27. Nunca li essa série e na verdade nem tenho muito interesse pois minha fase de livros assim já passou.

    Bjs

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.