Especial #3: Biblioteca Professor Osni Régis


Hoje trouxe para vocês um post diferente, mas sem um motivo especial, exceto que vou falar de um lugar que me encantou. Há uns dois anos vi um artigo em um jornal local da minha cidade que falava sobre uma biblioteca escondidinha em um canto bem inesperado da Florianópolis. Apenas pelas fotos me apaixonei pelo lugar e admito, mesmo com um pouco de vergonha, que mesmo depois desse tempo, ainda não pude visitar. Quer conhecer um pouquinho também?


Quinze mil livros de bordas amareladas descansam tranquilos no número 1344 da Avenida Mauro Ramos, no centro de Florianópolis. Olhos apressados passam reto pela placa que sinaliza, logo depois da igreja evangélica nababesca, a existência de um pequeno achado: uma biblioteca quase-pública (mas sem público) que guarda o acervo de uma vida toda. (Fonte)
 
Quem sai do pandemônio do resto da cidade e entra nos fundos da casa que esconde a biblioteca sente um leve deslocamento no espaço e no tempo. Não parece Florianópolis, nem 2010. O sol das 15h passa pelas vidraças e bate nas prateleiras cheias de clássicos de direito, sociologia, filosofia, história, teoria literária e literatura. No quintal, uma bananeira exibe um cacho verde. Volta e meia, um bem-te-vi pousa na grama. Só o que remete ao mundo lá de fora são dois computadores parados num canto. (Fonte)


O charme do lugar começa pela sua história. O acervo pertenceu ao político, professor e apaixonado por leitura Osni Régis. Após assistir My fair lady, estrelado por Audrey Hepburn, ele resolveu construir na sua casa uma pequena-semi-réplica da biblioteca que aparece no filme. Depois que morreu, em 1991, a família decidiu abrir o espaço ao público e criou a Fundação Prof. Osni Régis, que banca a manutenção de tudo com recursos próprios. (Fonte)


É ou não é de se apaixonar? Tenho certeza que a partir de agora vou precisar frequentar mais, já que o curso de Direito é mais um motivo. Para quem é de Florianpolis e quiser visitar:

Biblioteca Prof. Osni Régis, nº 1344, Avenida Mauro Ramos, Centro, Florianópolis
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Mais informações: (48) 3223 4833

E quem não é daqui, conhece algum cantinho de leitura tão aconchegante como esse?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Um dia eu ainda terei uma bibilhoteca com todos os meus livros assim bem linda.
    Acho lindo uma casa com um espaço todo especial para esses seres que encantam a nossas vidas.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  2. Não sou de Florianópolis, triste ): HAUHA. Mas mesmo assim adorei conhecer a biblioteca, parece ser muito aconchegante mesmo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Noss, que biblioteca linda
    Chega a dar gosto de ester lá

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que lindaaaaa XD
    Amei, é o meu sonho de vida, conseguir juntar livros suficientes para ter uma biblioteca assim em casa XD

    Beijos querida
    Bruna Reis
    http://desbravandohistorias.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que lindooo!! Surto quando olho uma biblioteca, uh!

    Pena que não sou de Florianópolis, se não ia na certa! Ao contrário da maioria dos leitores não faço muito 'questão' de ter um biblioteca minha, mas CLARO que amaria, que sonho!

    Adorei o post!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  6. Ah que SUPER legal! E ainda é aberta ao público gente, Julia você tem que ir lá! ^^
    Achei super acolhedora e aconchegante. Adorei saber que ele tirou a ideia de um filme e conseguiu transformar em realidade; será que um dia eu também vou conseguir transformar em realidade ter uma biblioteca igual a da Bela? huahau Tudo bem, eu já me contento com uma desse jeito!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Bibliotecas. Até hoje ela faz parte da minha rotina!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que lugar lindo, estou apaixonada... tanto pela arquitetura quanto pelos livros. Gostaria muito de visitar e se um dia eu for ai pra cidade, vou dar uma olhadinha. UASHUAUUHSUA Para de vergonha e vai lá menina.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  9. Olá, Julia!!
    Adorei as fotos, deve ser mesmo incrível passar um tempinho nessa biblioteca! Uma pena que aqui em Salvador não tenha uma parecida, senti uma pontinha de inveja do pessoal de Floripa! hehehehe
    Adorei o post!
    Bjos.


    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  10. Quero ir pra Florianópolis só por causa dessa biblioteca *O* Gosh, fiquei encantada com ela, é linda, é enorme e super aconchegante mesmo <3 Fiquei babando aqui :/ Não sei se tem algo parecido aqui em Belém, se tem espero conhecer! rs

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Oi Julia!
    Que linda essa biblioteca!!
    Eu nunca fui pra Floripa, mas está na minha lista de lugares que desejo visitar... Quem sabe um dia eu passo aí? :)
    As bibliotecas daqui não são assim, pelo menos as duas bibliotecas municipais que fui, eram feias e cinzas...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Julia!
    Eu não conheço nenhum cantinho tão aconchegante quanto esse para frequentar. Se bem que eu só gosto de frequentar bibliotecas para estudar. Você também estuda Direito? Eu já estou praticamente no finalzinho do curso. =)
    Quando você for na biblioteca do Professor Osnir, tira algumas fotos pra gente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de lugar!
    Pena que na minha city não temos nada assim (=

    ResponderExcluir
  14. Nossa que linda! Já gamei *-*!

    Adoraria que tivesse algo assim por aqui!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que biblioteca linda! Eu tenho o maior sonho de ter uma assim também, mas poxa, faltam recursos. ):
    E que bom que a família dele mantém essa biblioteca, não é de se negar que ela é linda demais!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  16. Ah, que linda biblioteca *O* Ainda não fui em nenhuma assim, bonita etc haha Ah e acho q o sonho de todo leitor é ter sua própria biblioteca né? <3 Beijos http://doceescrita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que biblioteca linda! Eu nunca fui em um lugar assim, mas adoraria ir, parece o lugar perfeito para ler.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Que-Lindo!
    Se eu fosse de Florianópolis, já teria saído de casa correndo pra ir lá. É lindo, lindo!
    Pena que eu não sou de Florianópolis, haha.
    Eu vou viajar pra lá em outubro, mas infelizmente não terei tempo pra passeio. E achei muito legal o porque de o lugar ser construído! ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.