Melhor Amigo ou Namorado? - Babi Lorentz

Sinopse: Camila e Gustavo são melhores amigos. Se conhecem desde bem novinhos e não conseguem se ver um sem o outro. Camila descobre-se apaixonada por Gustavo e, ao se declarar, recebe a maior decepção de sua vida como troco. Mesmo assim, ela não desiste do melhor amigo. Permanece por perto fazendo o papel que sempre fez, até que ele também percebe que o que sente por ela não é nada do que antes ele imaginava. (Skoob)
LORENTZ, Bárbara. Melhor amigo ou namorado? Independente, 2011. 39 p.

Conhecendo cada defeito e qualidade de Gustavo, seu melhor amigo desde o Jardim de Infância, Camila logo percebeu que era ele: o cara com quem dividiu toda a sua vida até então era exatamente o mesmo com quem queria viver o resto dela. O sentimento, que aos poucos foi se transformando, já transbordava dela, a ponto de que não havia mais como guardar para si mesma. E poucos dias depois de se declarar, Gustavo lhe dá uma grande decepção. Uma atitude que ela não poderia esperar vindo daquele que era seu melhor amigo.

"[...] Não conseguia entender ainda que o amor estava tomando conta dele. Mesmo admitindo amar, mesmo dizendo as palavras, não sabia o que era sentir aquilo porque nunca antes havia passado por uma situação daquelas. Mas ele sabia, acreditava verdadeiramente que o amor é um sentimento de uma vez só. Você sente e fim. Isso não se repete, não pode se repetir. [...]"
Melhor Amigo ou Namorado?, de Babi Lorentz, tem uma sinopse curta, e é um livro curto. Se passar desse ponto, corre-se o risco de soltar spoilers, mas acredite: a surpresa e o desconhecido é o que faz desse livro ainda mais gostoso. Comecei a lê-lo, em e-book, enquanto esperava minha carona ao fim do expediente de uma sexta-feira, e não pude mais desgrudar. Após o primeiro capítulo eu já havia sido sugada para dentro da história de tal forma que cheguei a imprimir algumas páginas para poder ler enquanto não chegava em casa. Terminei o livro em poucas horas.

A linguagem cotidiana utilizada na obra não tira seu brilho, já que a dinâmica inteligente do texto foi feita de maneira a nos deixar ainda mais ávidos pelas próximas páginas. Escrito prioritariamente com base em saltos temporais, esse recurso estilístico do livro não confunde, e o vai e volta permite que preenchamos as lacunas da história com as pistas deixadas por Babi e por nossa imaginação. Além do mais, o cuidado gramatical e ortográfico presente na escrita é digno dos melhores escritores e revisores.

Apesar de a história possuir apenas os personagens principais e mais um ou dois secundários, o contexto não fica de maneira alguma fraco, e não há necessidade de mais que isso. Eu me apaixonei pela amizade de Camila e Gustavo, era como se só houvesse verdade presente ali, e o amor florescente entre os dois é puro e límpido. Uma pena que eles mesmos se prejudicassem em relação a isso, mas tudo tem a hora certa, não é mesmo?

Claro que como toda história, alguns pontos talvez pudessem ser melhorados: acho que ficou pouco claro como Ana e Gustavo se relacionavam durante aqueles dois anos, como se desenrolou aquela noite fatídica na vida dos dois. Porque, sem bons motivos, não consigo conceber a ideia de se envolver com alguém sem ter vontade disso, ainda mais por tanto tempo. Ressalto, porém, que isso foi um detalhe que fiquei pensando apenas depois de terminar o livro. Eu queria saber mais, queria detalhes que durante a leitura não me vieram, e que eu tive de construir sozinha. Mas a obra foi tão encantadora, tão doce e carregada de emoções que, pensando bem, esses detalhes não foram imprescindíveis.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

14 comentários:

  1. Eu realmente não tinha conhecimento nenhum desse livro
    Mas amei a resenha e me deixou muito curiosa a respeito da autora

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie Ju
    que bom ver que nossos autores nacionais, ainda mais uma blogueira como a Babi que eu gosto muito, estão escrevendo histórias de qualidade!!
    Fiquei super curiosa, mesmo com a parte que faltou pontos na história. Gosto de histórias que nos fazer sentir parte do enredo.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Ju, tenho o livro aqui em ebook, mas até hoje não consegui ler (#ShameOnMe e devo desculpas eternas à Babi por isso).
    De qualquer forma, fiquei completamente curiosa pra iniciar a leitura, e espero poder fazê-la logo!
    Entendo o que quis dizer com esses "pontos baixos", tem coisas que sabemos que poderiam ser melhoradas, mas, na empolgação da leitura, passam batido. E isso só pode significar que o livro é envolvente o suficiente pra esses pontos serem detalhes quase que sem importância ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Já havia lido algo sobre o livro, e me parece muito bom! Nossa, chegou a imprimir um pouco? Realmente, todo livro tem um ponto não muito satisfatório...
    Parabéns pela resenha! Ficou ótima!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  5. Oie Julia =D

    Não conhecia este livro, mas fiquei bastante curiosa *-*

    Eu até gosto de livros com poucos personagens, é mais fácil vc guardar o nome e as caracteristicas de todos eles (ao contrário de Senhor dos Anéise Guerra dos Tronos =P).

    A história parece ser bem leve e gostosa de se ler. Pena que só tem em e-book pelo visto =(

    Ótima resenha!!

    bjus

    anereis
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Ah gosto de ler em e-books, às vezes é bem rápido mesmo.
    Hum acho que nunca me apaixonei por amigo hahaha

    Sucesso para a Babi

    beijos e uma ótima sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Aaah, que coisa mais linda de se ler!
    Vendo esses comentários, dá até vontade de aumentar a história, rs.
    Obrigada pelas palavras.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oi Julia!
    Eu gosto de livros rápidos para compensar as leituras mais longas. Fiquei interessada no livro ^^

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Nunca tinha ouvido falar do livro, achei bem fofo e em saber que ele te prendeu na narrativa desse modo,achei mais interessante ainda *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  10. Ah, eu sou louca pra ler o livro da BABI, ela é um amor não é mesmo? Achei legal você ter colocado alguns pontos negativos como algo que pode ser melhorado porque realmente podem e a Babi tem super potencial, isso é mesmo um incentivo à literatura.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro bem interessante, fiquei curioso... Parabéns pela resenha = água na boca.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro ainda, mas parece ser muito bom!!!

    Beijo,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  13. Que livro super maneiro! A capa é linda e o nome já me chamou bastante atenção. Ai...adoroo! Quero ler.
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa, fiquei surpresa em saber que esse livro é da Babi, nunca tinha visto nada sobre ele e não sabia que ela já tinha outro livro escrito. Confesso que esse tipo de história não é minha preferida, mas sua resenha me deixou bem curiosa.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.