Amante Sombrio - J. R. Ward

Sinopse: Nas sombras da noite, em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma sórdida e cruel guerra, entre vampiros e seus carrascos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por seis vampiros defensores de sua raça. Ainda assim, nenhum deles deseja a aniquilação de seus inimigos mais que Wrath, o líder da Irmandade da Adaga Negra. Wrath é o vampiro de raça mais pura dentre os que povoam a terra e possui uma dívida pendente com os assassinos de seus pais. Ao perder um de seus mais fiéis guerreiros, que deixou órfã uma jovem mestiça, ignorante de sua herança e destino, não lhe resta outra saída senão levar a bela garota para o mundo dos não mortos.
Traída pela debilidade de seu corpo, Beth Randall se vê impotente em tentar resistir aos avanços desse desconhecido, incrivelmente atraente, que a visita todas as noites envolto em sombras. As histórias dele sobre a Irmandade a aterrorizam e fascinam. Seu simples toque faísca, um fogo que pode acabar consumindo a ambos. (Skoob)
 WARD, J. R. Amante Sombrio. Irmandade da Adaga Negra #1. Universo dos Livros, 2009. 448 p.


Quase imperceptíveis aos humanos, toda uma sociedade vampira divide os espaços nas cidades. Os ataques constantes dos Redutores a essa sociedade, contudo, fez com que fosse necessária a formação de um grupo de vampiros defensores de sua raça: são os Guerreiros da Irmandade da Adaga Negra.

Wrath, o "Rei cego", pertencente à irmandade, chamado assim por sua visão deficiente e um cargo hereditário que não está disposto a assumir, é o vampiro vivo com o mais puro sangue. Exatamente por isso, Darius, um dos guerreiros, pede que Wrath ajude sua filha, Beth, a passar pela transformação que se aproxima e que ela ainda desconhece. O maior problema é que a mulher é uma jovem mestiça, meio humana, coisa que Wrath despreza.

Quando Darius é assassinado, entretanto, Wrath passa a sentir que precisa cumprir seu último desejo, e a aproximação entre ele e Beth parece acontecer em um misto entre temeridade e puro desejo.

"Wrath observou-a se aproximar da porta de vidro e olhar para fora. Seus olhos estavam fixos em sua direção, mas sabia que não podia vê-lo. A escuridão o envolvia por completo.
Beth abriu a porta e pôs a cabeça para fora, impedindo, com o pé, que o gato saísse.
Wrath sentiu sua respiração alterada ao distinguir o cheiro da mulher. Verdadeiramente bom. Como uma flor intensamente perfumada. [...]" (p. 48)

Amante Sombrio, primeiro livro da Irmandade da Adaga Negra, tem autoria da já consagrada J. R. Ward. Recheado de mistério e de sedução, parece se tratar realmente de um volume introdutório, ao mesmo tempo em que se passa o encontro de uma companheira pelo Rei da comunidade vampírica. Além dos Guerreiros cheios de músculos, conhecemos Fritz, o mordomo, a Virgem Escriba, e vários outros personagens desse mundo novo criado por Ward.

A escrita da autora é extramemente envolvente, e fica bastante difícil largar o livro (ou talvez a série inteira) após começar a leitura. Apesar de ter me apaixonado pela série já nesse primeiro volume e ter gostado de todos os personagens, tenho que dizer que algumas coisas não me agradaram tanto. A autora tentou criar seres diferentes, assemelhando-os de certa forma a outros animais, até nas expressões utilizadas, como "macho" e "fêmea", por exemplo, o que ficou um pouco estranho, em minha opinião. Foi utilizado também na narrativa um tom um pouco machista, apesar de não tanto evidente.

Wrath, protagonista desta obra, apesar de inicialmente assustador e insensível, acaba se mostrando um homem compassivo por trás da cara de mau. Beth, diferente do que imaginei que seria, mostrou ser uma mulher forte e que sabia se impor, por isso os "contras" que citei acima acabaram não sendo tão prejudiciais à história. O envolvimento dos dois foi um tanto quanto irreal, o que só confirmou a impressão de que a autora quis mostrá-los quase como animais que agiam por impulsos e instinto.

Esse instinto, inclusive, ficou bastante evidente, principalmente quanto aos sexuais. Os vampiros pareciam envoltos em sensualidade, já que tudo neles infere isso. E a autora não poupa detalhes, o que faz com que o livro fique pesado demais para "menores", se é que me entendem. Em contrapartida, os carrascos da história, os Redutores, foram delineados em contraposição aos personagens principais. Enquanto os guerreiros exalam virilidade e masculidade, os Redutores cheiram a talco de bebê e são impotentes. Li algumas reclamações sobre as passagens com esses personagens, mas, para mim, foram apenas indiferentes.

De maneira especial, me apaixonei por cada um dos guerreiros. Wrath, Vishious, Thorment, Rhage e Zsadist, o qual me amedrontou no começo, mas acabou por me encantar completamente. Até Butch, que acabou junto deles por "acidente", ganhou meu respeito. Só posso dizer que quem ainda não leu, não faz idéia do que está perdendo.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

14 comentários:

  1. Boa noite Julia,

    Gostei muito da sua resenha e até fiquei curioso, cofesso que nunca li nenhum livro de vampiro, quem sabe um dia....tem resenha nova no blog....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu sou a do contra mesmo. Todas as vezes que leio um livro da série acaba sendo uma leitura super arrastada, por mais que eu goste de alguns pontos. De qualquer forma, esse livro, pra mim, é o pior da série, eu realmente tive a sensação de estar lendo um pornô na forma de livros. Sabe quando a história parece ser só uma justificativa pra que tenham as cenas eróticas? Pois é.
    Mas os próximos são bem melhores ^^
    O Butch, no começo, é até meio chatinho, mas eu adoro ele agora!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Minha série favorita, sem dúvida nenhuma! Já estou lendo "Amante Meu", o 8º livro de IAN e estou loucamente apaixonada pelos guerreiros! Vc verá do q estou falando quando ler os outros livros da série, é viciante ;)
    Parabens pela ótima resenha, beijos =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  4. Oi Julia!

    Que bom que você gostou do primeiro livro da série. Acho que a J. R. Ward vai ganhar mais uma fã! :)
    Até agora li três. O que eu mais gostei foi o segundo.
    Não vejo a hora de ler os outros!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Gostei muito da sua resenha!!
    Eu tenho muita vontade de ler este livro, e não é de hj. Vejo comentários muito bons a respeito deste livro. Fiquei mega curiosa!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Julia!
    Obrigada pela visita.
    Já tive minha fase vampiresca quando Anne Rice era a autora da moda. Agora, os únicos dentuços que me atraem são os de True Blood.
    Bjo e até+!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Adoooooro "Amante Sombrio". Esse livro mexeu comigo de várias maneiras. Concordo que quem não leu ainda, não sabe o que tá perdendo. rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Julia!

    Adorei sua resenha.. deu até vontade de ler o livro..
    mas tô dando um tempo nos sobrenaturais!

    beijo - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  9. Oi Julia!
    Ah eu ainda não li nenhum dessa série, mas estou muito curiosa com ela ;) Gostei bastante da sua resenha, me tirou algumas dúvidas q eu tinha e me fez querer ler mais ainda!!!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  10. Oii!!
    Esse livro está na minha pilha de leitura já faz um tempinho, sou louca para lê-lo e conhecer esses amantes *0*
    beijos

    Elidiane - leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  11. Eu já tive interesse em ler esta série, depois com o tempo fui sentindo que estes livros não são a minha cara, entende? Eu gosto de vampiros, mas a Irmandade não me motiva a ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi Julia!
    Realmente já ouvi dizer que é uma leitura um pouco pesada com tanta sensualidade dos personagens, mas acho que não me importarei muito com isso. Todos falam mesmo que a série é bem envolvente e espero achar isso dela também, afinal, comprei já os três primeiros volumes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Tem selo pra vc lá no blog!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/2012/07/selos-e-memes.html

    ResponderExcluir
  14. Nossa, sou louca para ler esses livros
    Mas ainda não tive oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.