Especial #5: Movimento de Independência



 Sete de setembro de 1822 marcou para sempre a história do Brasil. Mesmo que a Independência não tenha representado uma ruptura efetiva com a Metrópole, puderam-se ver, ainda assim, algumas modificações sociais e políticas no país. Como parte de um movimento cultural, a literatura não poderia passar ilesa às consequentes transformações da época.

É exatamente nesse contexto que aparece no país o Romantismo, caracterizando-se pelo sentimento nacionalista e uma busca pela história e raízes desta terra. A exaltação da natureza e o enaltecimento da mulher representaram a transposição do racionalismo, que havia se instaurado anteriormente, para a sensibilidade, principalmente pela expectativa social de “dias melhores”. Os motivos populares, que antes eram ignorados face à elite, passam a ser o mote principal dos folhetins do período.

Não quero me aprofundar nos detalhes do movimento literário. Com este texto, na verdade, procuro mostrar como a literatura está entrelaçada à história e, talvez, até incentivar a leitura de algumas obras consideradas clássicas. Como representantes desse movimento, podem ser citados livros diversos, alguns deles, inclusive, já resenhados aqui no blog. Memórias de um sargento de milícias, A moreninha, Iracema, O guarani, Inocência, e muitos outros. Apesar de serem de diferentes fases do romantismo, cada um deles apresenta as características principais e são, em geral, belas obras.

Talvez essa data seja importante para repensarmos nosso país e nossa literatura, e buscarmos conhecer verdadeiramente os dois.




 

P.s.: Queria me desculpar por não ter conseguido deixar o blog tão atualizado quanto gostaria, mas com o recomeço das aulas ainda não consegui me organizar totalmente. Da mesma forma, não pude retribuir todos os comentários e visitar os blogs que mais gosto. Estarei fora durante o feriadão, mas espero voltar cheia de gás e idéias boas. ;)
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. ah nao sou mt fã d eliteratura brasileira, confesso, sao poucos os que eu gosto viu

    ResponderExcluir
  2. Já li alguns nos meus tempos de colégio. Gosto mais dos romances de José de Alencar.

    beijos
    glowofthemoonlight

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, Ju!
    De fato, a literatura está completamente envolvida com os movimentos políticos, sociais e culturais de um país. O Romantismo é um dos movimentos que mais gosto!!
    Aproveita o feriado, flor :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bem elaborado, muito bem explicado. Adorei. Coisa de profissa.

    Eu tenho muita curiosidade de ler Iracema pois minha professora do cursinho falava muito sobre esse livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju ^.^ adorei o texto, você escreve muito bem, sério! Romantismo foi a matéria do bimestre passado, e eu adoro! Quando eu vejo esse tipo de coisa eu lembro que ainda não li os clássicos daqui do Brasil, pretendo ler (:

    (Respondendo oque você falou lá no blog) O Pacto não é um livro de terror ^.^ pode parecer pela capa um tanto macabra, mas ele passa bem longe do terror! Bom feriadão!

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    http://falleninme.blogspot.com/ Desde já obrigada!

    -MicaScarcella

    ResponderExcluir
  6. Ótimo posts e ótimas indicações.
    Uma breve observação é que eu fico me perguntando se realmente somos independentes?

    ResponderExcluir
  7. Achei ótima essa ideia de post. Desses livros já li O GUARANI e IRACEMA, ambos na época no colégio para as aulas de literatura, tinha gostado quando li mas acho que hoje, lendo novamente teria uma melhor interpretação do livro por conta da bagagem que hoje já carrego.

    beijos querida,
    bom fim de semana (:

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Adorei o pots, muito bom!!
    Eu adoro estes clássicos!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adorei o post; bem informativo. Confesso que gosto muito do romantismo. E inclusive já li "A Moreninha" e gostei.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Julia, tenho aqui em casa quase todos, com a exceção de Memórias de um sargento de milícias e Inocência! Adorei o post!

    Beijos
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  11. Tenho memorias de um sargento aqui e nunca me interessei nele...

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente não sou muito ligada na literatura brasileira, pelo simples fato das histórias não me chamarem muito a atenção.
    Li alguns livros e ainda tenho, mas eu não compraria pois ganhei na época da escola e tals.
    Achei o seu post bem interessante.
    Saiba se seu blog já foi plagiado.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Ah o Romantismo ♥ Uma pena os autores só exaltarem a beleza natural do país pra vender a imagem de país tropical perfeito aos estrangeiros e a figura do índio como nosso herói e do português tão romantizada não sei se me agrada muito, mas amo essa escola literária, ainda mais o Ultrarromantismo ><

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  14. Olá Julia!
    Bem bacana a tua homenagem,são clássicos da literatura brasileira.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie Ju =D

    Ah! Que lindo este post *-*

    Tenho que confessar que José de Alencar me causa calafrios até hoje rs...

    Dos autores nacionais antigos gosto mais dos poetas ♥

    Parabéns pelo belo post!

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Oi Julia!
    Já li alguns destes livros, não são muito meu estilo, mas falando de literatura nacional, tenho conhecido ótimos livros ultimamente, e por conta do blog, vários autores também.
    Nossa literatura é muito rica, e agrada todos os tipos de leitores.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Juliaa!
    Realmente, essa época é perfeita pra lembrar o quanto nossa literatura foi influenciada pela república... Ai ai. Eu ainda não li nenhum clássico brasileiro, acredita? Meus colégios nunca cobraram isso e acho muito digno, já que ler obrigado, ainda mais clássicos, é muito puxado. Eu não li por falta de curiosidade mesmo. Minha mãe, que era uma leitora doida que nem eu, sempre falava que naõ gostava deles e acabei deixando pra lá já que meu gosto era sempre muito parecido com o dela, rs.

    Beijos, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Julia,

    Gostei demais do seu post, um dia especial com ótimas indicações de livros...parabéns...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.