O livro secreto do banheiro feminino - Jo Barrett

Sinopse: "Nadine e Paul já eram", entrego.
Opa, a mocinha de pileque está com a lingua solta. Acabo de infingir o Código Secreto das Mulheres - o que acontece no banheiro morreno banheiro. Jake fica calado. pensativo. Finalmete, ele diz: " Impressionante, Claire. em cinco minutos, você descobriu mais do que descobri em um ano. Essas conversas de mulheres no banheiro são poderosas." (Skoob)
BARRET, Jo. O livro secreto do banheiro feminino. Essência, 2008. 320 p.

Claire St. John tem 34 anos, é divorciada e está naquela fase desesperada de quem acha que nunca mais encontrará O cara. Há pouco tempo descobriu que seu marido tinha uma amante, e isso a fez largar sua vida em Nova York, sua carreira promissora como advogada, voltar para Austin, sua cidade Natal, e tentar a vida como escritora.

Charles, o ex, ainda conseguia fazê-la atacar um pote de sorvete (com a colher grande), mas Jake, o cara com quem vinha saindo há algum tempo estava tomando espaço em seu coração. Apesar de receosa, ela estava tentando fazer dar certo e, dessa vez, pretendia levar à risca os melhores conselhos que já tinha ouvido na vida: aqueles que ouvira dentro do banheiro feminino, que a inspiraram também no tema de seu primeiro livro.

“Erik Estrada volta à minha janela e bate com a caneta no bloquinho de multas. Como já estou na ilha da fantasia, tenho uma rápida fantasia na qual ele me pede para sair do carro e me revista.
Neste momento, lembro que preciso jogar charme para ele.
‘Sabe, seu guarda, o azul de seu uniforme realça a cor dos seus olhos.’
‘Meus olhos são castanhos.’
‘Ah, é.’”

Na feira do livro de Florianópolis, quando passava pelos stands com opções super baratas, O livro secreto do banheiro feminino, de Jo Barrett, me ganhou à primeira vista. A capa simples, com uma combinação fofa de cores, e que diz muito sobre o livro, me chamou a atençãoMas o título, com certeza, foi fundamental para minha compra. Afinal... qual mulher nunca? Rsrs

Claire é uma personagem que passa uma fase complicada, com altos e baixos, mas que nunca deixa de lado o bom humor e a esperança de fazer as coisas melhores. A narração da obra é feita a partir de seu ponto de vista, e os pensamentos voláteis, confusos e contraditórios mostram uma mente inquieta e desesperada, no mais típico exagero do chick-lit sem, contudo, entrar no clichê. Algo que torna as passagens mais interessantes é a inserção de capítulos do livro que Claire escreve durante a história; mas isso, em alguns momentos, pode tornar a leitura cansativa.

Além de Claire, algumas outras personagens entram também no perfil “mais de trinta anos e solteira”, como suas amigas Laura, Lessie e Heather, com histórias paralelas que complementam a trama, mas que, dentre tantas outras figuras e enredos, fica difícil lembrar exatamente quem é quem. Terminei o livro com a sensação de não saber quais pessoas passaram por quais situações. O único que realmente sobressai, além da protagonista, é Aaron, o amigo gay, que sempre tem um “dedinho” nas cenas mais engraçadas.

A formatação do livro é uma graça. Além da capa, a diagramação tem letras em bons tamanhos nas páginas amarelas, com o símbolo do banheiro feminino no início de cada capítulo. A única coisa que estranhei foi a marcação dos diálogos com aspas, e não com travessões, provavelmente copiadas da edição original.

O livro tem uma história boa e divertida que entretém, mas não é uma leitura que vai marcar. O romance é delicado e sem exageros, sem grandes momentos, mas que faz com aqueles que se sentem sozinhos possam perceber que sempre haverá caras legais ou não, mas que o importante é viver para si mesmo e, quem sabe, encontrar alguém especial.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

25 comentários:

  1. kkkkk cara me diverti lendo a resenha, parece ser um amor mesmo. vou procura-lo, vai pra lista.

    ResponderExcluir
  2. oi Ju,

    que bom que você achou a história legalzinha. Ganhei esse livro, mas acredita que nem abrir ele eu abri?

    Ainda vou animar a ler e espero não me decepcionar. =/

    beijos.

    Lu - http://www.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, não vale criar muitas expectativas, é um livro bobo e bonzinho, só. Nada demais.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Ju!

    Só de ver a capa e o título sabia que era um chick-lit, rsrs parece muito bom e engraçado! Adorei sua resenha!

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. oi
    eu confesso que assim como vc tmb gostei do titulo e da capa kkk na verdade, qnd entrei na sua pagina e li o título ja soltei umas risadinhas. Comecei a ler e achei bem interessante, qnd vc falou do sorvete lembrei de bridjet jones! kkkk e eu gosto de personagens como o amigo gay dela, que traz cenas engraçadinhas para o livro, e mesmo vc dizendo que ele não é um daquele livros que marcam, percebo que é uma leitura boa, eu fiquei interessada! ótima indicação!
    tem postagem nova no blog!
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  5. Olá flor! Não conhecia o livro e acho que não faz muito meu estilo, mas a capa realmente é uma fofura e adoreiiiii sua resenha.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  6. Oi, Julia!
    Adoro ler resenhas de livros que eu nunca nem ouvi falar. =D
    Acho que eu sempre vou ser fã de Chick-Lit. Mesmo já tendo uma ideia de qual vai ser o final da história eu me envolvo nos romances até o fim.rs
    O título desse já me ganhou de vez só que eu não tenho a menor ideia de onde eu posso encontrar esse livro para comprar. =/
    Adorei a dica, quero na minha estante já!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Julinha :)
    Parece ser um livro perfeito pra ler quando se quer distração. Eu sou fã de livros assim fofinhos, mto bom pra relaxar *-*

    Ah, adorei o nome tbm kkkk

    Beeijão!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, adoro livros leves;
    vou por na minha lista
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Realmente o título chama atenção de qualquer mulher. A capa também tem cores e foi feita de forma a chamar atenção do público alvo: nós.
    Acho que eu leria, mesmo sabendo, agora, que não é um livro que vá marcar a minha vida. Às vezes é bom lermos algo assim, fácil, rápido e leve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! Eu estava esperando sua resenha deste livro, parece ser bem divertido, eu leria sim, livros leves como este são ótimos entre as leituras mais densas. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Não conhecia esse chick-lit e achei interessante!
    Não tem como esse título não chamar a atenção, né?
    Mesmo que não seja uma leitura marcante, parece ser bem agradável!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Julia,

    Não conhecia o livro e achei bem interessante e o título bem engraçado...parabéns pela resenha...abçs.




    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá flor! Obrigada pelo comentário e fico feliz que tenha curtido a entrevista.

    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Não conhecia este livro, mas parece ser muito bom.
    Hum, adoro chick-lit, pretendo ler.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  15. Oi Júlia a capa e o título seriam suficientes para chamar minha atenção. Eu imaginaria um livro bem engraçado no estilo chick-lit. Também detesto diálogos marcados com aspas, demoro um tempo a me acostumar. Livro com personagens demais realmente confunde a nossa cabeça e é comum esquecer quem é quem e quem fez o que. Mesmo assim eu arriscaria a ler, parece ser bem divertido e leve.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju.
    Não conhecia esse chick-lit, parece ser muito bom.
    Fiquei curiosa agora :)
    Também gostei do quote.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Júlia, tudo bem flor?
    Esse livro realmente chama a atenção? Adorei a capa e achei o título super criativo, pois o banheiro parece ser o santuários dos conselhos e confissões femininas. Vou procurá-lo, porquê de vez em quando é bom ler livros levinho assim pra descontrair.
    Bjus,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  18. Parece ser bem engraçado!
    Adorei!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie Julia!

    Eu não conhecia esse livro, mas realmente a capa dela chama a atenção pela simplicidade e claro, criatividade.

    Pela sua resenha percebi que ele estilo chick-lit, e mesmo gostando bastante do estilo faz tempo que não lei nada.

    A leitura parece ser bem divertida. Adorei a resenha <3!

    bju;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  20. Entendo os mini exageros de chick-lits: considerando que a maior parte seguem o fluxo de consciência do personagem, é normal pensar coisas assim... Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  21. Amei o livro
    Ainda não li rs rs, mas a curiosidade já tomou de conta
    E essa capa chama muita atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a resenha. Curti a capa do livro hehe. até mas, http://desventuras-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oiii, tudo bom?
    Adorei o título e a capa também! Muito convidativos hahaha
    Mas não sou muito de chick lit e as suas críticas me desempolgaram um pouco. Não gosto de histórias com muitos personagens que acabam se confundindo...

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  24. Oie Ju, não conhecia o livro, mas a capa e título me interessaram muito.
    Gosto de chick lit, e é sempre uma boa pedida para dar umas risadas. Vai pra listinha
    bjos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.