Redenção - Lívia Lorena



- Ruby... - ele começou e eu tive medo do que viria daquele momento em diante. - Você não deve se sentir culpada... - ele tocou meu rosto com um carinho que eu não esperava. - Isso faz parte de você...
- Não! Isso não é o que eu sou! - eu disse me olhando no espelho do carro. A boca manchada com o sangue de outro ser. - Um mostro! É nisso que me tornei! Um monstro!
A mão dele roçou pelos meus cabelos e com um pequeno lenço de algodão o vampiro ao meu lado limpou meus lábios.
- Você gostou, não gostou? [...] Se você sente tanto prazer provando o sangue de um morto-vivo como eu, o que irá sentir ao beber de um corpo vivo? (pág. 49)

Ruby tinha um pouco mais de vinte anos e vivia como qualquer garota normal; não havia sinais em sua vida que indicassem algo fora do comum. Após um incidente, contudo, um outro lado de sua natureza começa a se manifestar: poderes sobrenaturais e sede por sangue.

Ruby se vê, então, envolvida numa rede de intrigas e luta pelo poder relacionadas a duas grandes organizações e dois homens sedutores: a Real Corpus, que tinha Aaron como líder, e a Dom Sacres, liderada por Stéfano.

Para a proteção de pessoas inocentes e daqueles que amava, Ruby tinha de deixar tudo o que conhecia para trás e mergulhar de cabeça nesse mundo novo e sombrio, devendo tomar partido de um dos lados nessa guerra, lados que mantinham em comum apenas um objetivo: o sangue de Ruby.

Redenção, de Lívia Lorena, indiscutivelmente tem uma proposta ótima e original, com uma nova perspectiva referente ao mundo vampírico. Ruby não é uma vampira comum, já que é a única que pode sair à luz do sol, e isso se dá por manter, de alguma forma, sua humanidade. Os homens que buscam por ela, Aaron e Stéfano, são apaixonados e devotados, e ela, assim como nós, estranha as origens desses sentimentos. E é nesse ponto que a autora faz um vínculo com o passado para explicar determinadas razões.

A narrativa de Lívia Lorena é bem desenvolvida e se prende a detalhes, da forma que normalmente agrada. Lendo os capítulos, consegue-se montar um bom perfil de cada personagem e desenhar uma ambientação, coisa que falta em algumas obras. Descrita em primeiro pessoa na visão de Ruby,  a escrita peca apenas pelo uso repetido de algumas expressões que poderiam ter sido substituídas por sinônimos para que o texto se tornasse mais agradável.

Mas o grande problema da história foi o desenvolvimento do enredo em si. Acho que umas 200 páginas a menos deixaria a história perfeita, já que a impressão era que estava lendo os mesmos pensamentos de Ruby várias vezes, além da interminável indecisão da garota para tomar uma atitude, primeiro sobre assumir ou não sua nova condição, depois sobre tomar um partido na batalha e, por fim, sobre dar ou não seu sangue. Claro que isso poderia ser natural, já que era tudo novo para a personagem, mas esses detalhes permeiam todos os demais acontecimentos do livro e cansam. Como disse antes, a história é boa, mas o desenvolvimento fica arrastado por conta destes últimos detalhes, e demorei quase duas semanas para terminar a leitura. Os últimos capítulos, contudo, compensam um pouco, já que os acontecimentos são mais rápidos e bastante inesperados.

Um detalhe que me agradou foi o enredo ter se passado no Brasil: nada como ler um livro em que conseguimos nos ambientar, não apenas ficar imaginando, e é isso que mais adoro nos autores nacionais.

A diagramação do livro é bonita, a capa tem muita relação com a história, e a editora tem se superado na formatação, que é simples, mas perfeita. Percebi alguns errinhos de pontuação e concordância, mas nada que atrapalhasse muito.




Onde Comprar:

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

29 comentários:

  1. Oi Ju!
    O que achei mais interessante foi a ambientação no Brasil!
    Como não sou lá muito fã de sobrenaturais, já não fiquei muito interessada pela leitura, e os pontos sobre o desenvolvimento também não me animaram.
    De qualquer forma, se eu curtisse a temática, provavelmente daria uma chance pela questão da ambientação e dos pontos que parecem diferir de outras histórias vampiras!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, acho realmente que não vale a pena se você não gosta de sobrenaturais.

      Excluir
  2. Tenho vontade de ler. gosto que o livro se passe no Brasil, mas não gosto de enrolação. Daria uma chance.

    Beijos,

    Carissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carissa, realmente nos anima livros que passam por aqui. Mas tem bastante enrolação em alguns pontos.

      Excluir
  3. Olá.
    Adorei a resenha. Ah, também gosto de quando o livro se passa no Brasil :D Apesar desses pontos negativos que você apontou, fiquei com vontade de ler o livro. Essa autora provavelmente vai estar presente no nosso clube do livro desse mês, espero poder comprar o livro e ler :D Adorei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, a autora é super querida. Não a conheci pessoalmente mas já foi possível perceber isso. Se você ler, espero que goste.

      Excluir
  4. Faz tempo que não leio um livro de narrativa detalhada, por isso fiquei bem curiosa pra ler este, apesar de nunca ter ouvido falar antes.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  5. Oii Julia!
    Ainda não conhecia o livro, gosto de temas sobrenaturais, e quando a autora consegue se diferenciar no enrendo consegue me conquistar!
    Tem um triângulo amoroso, já gostei! rsrs
    Fiquei curiosa para conhecer a narrativa da autora ^^
    Beijos

    Elidiane - Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elidiane, que bom que gostou da proposta. Quem sabe você não goste?

      Excluir
  6. Oi Ju!
    Achei interessante o livro se passar aqui no Brasil, o que geralmente tratando-se de sobrenaturais não é tão comum. Confesso que tenho evitado sobrenaturais do tipo, porém parece uma boa pedida aos fãs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia, acho mesmo que os mais fãs de vampiros podem gostar. Eu gosto de sobrenaturais, mas não foi uma história que me conquistou.

      Excluir
  7. Oi, Julia!
    Nossa, quanto tempo eu não leio nada sobre vampiros. A história parece ser muito boa e o fato de ser ambientado no Brasil me deixou bem animada. Uma pena que tenha ficado um pouco repetitivo, já li alguns livros em que tive essa mesma opinião que você e sei o quanto é chato ficar dando voltas nos pensamentos do personagem principal. =/
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Dé, ficou uma leitura cansativa. Mas a história, em si, não é ruim.

      Excluir
  8. Ju,
    Diminuir umas 200 páginas num livro é uma baita mudança, heim? Imagino que ele tenha muitos trechos cansativos, a ponto de você fazer uma declaração como essa. haha
    Ao mesmo tempo que acho a história interessante, essa parte dos dois vampiros e da retomada ao passado me lembram de "The Vampire Diaries".
    Gostei da resenha!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, é verdade. Teve momentos que eu ficava pensando se valia mesmo continuar, e continuei.
      Poxa, boa comparação com The Vampire Diaries, não tinha feito essa relação.

      Excluir
  9. Oii Julia, como vai?
    Fico feliz com a sua resenha. Muito mesmo! Ela foi sincera e me deixou com vontade de melhorar ainda mais na continuação do Redenção. Hoje, mais madura vejo que de fato que pequei com alguns trechos cansativos. Mas de qql forma, amei e espero que muito em breve tenhamos o Sacrifício aí!
    Beijos e obrigada!
    Lilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilo, fiquei tão, mas tão, mas tão feliz de ler isso de você!
      Fiquei com receio, porque como se pode perceber, seu livro infelizmente não me encantou, pelos pontos que citei acima.
      E acho que profissionalismo é isso aí: aceitar as críticas e usá-las de forma construtiva. Fiquei até mais curiosa por Sacrifício, viu? rsrs

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Ju! Menos 200 páginas, olha mesmo você colocando que é uma história diferente de vampiros, o fato de ser cansativa neste ponto não me anima a ler. Mas fica a dica para a autora em outros livros, ser mais dinâmica. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, é um aviso para aqueles que realmente querem ler o livro. E acho mesmo que a autora vai levar isso em consideração.

      Excluir
  11. Ganhei esse livro(e o kit) no site da Livia Lorena, mas ainda não sentei pra começar a leitura.
    Tinha uma opinião meio errada sobre a estória, mas vou dar outra chance depois de ter lido sua resenha.
    Pretendo ler em breve.
    Resenha #69 - A Rosa do Inverno
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lauri, que bom que resolveu dar uma chance. Nada como ter sua própria opinião sobre a obra.

      Excluir
  12. Oi Julia!

    Compreendo perfeitamente o que disseste,as vezes os autores pecam pelo excesso,mas mesmo assim tenho curiosidade de conhecer a historia.
    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, que bom que os pontos fracos não te desanimaram. Acho que é valida a experiência com o livro.

      Excluir
  13. Huuum... as vezes acontece isso, a estoria é boa, a narrativa e tudo, mas com muitas voltas e rodeios.. Tenho esse livro em casa e será uma das proximas leituras, vamos ver o que acho ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rapha, vou ficar curiosa com sua resenha. Quero ver se minha opinião e a sua vão ser parecidas.

      Excluir
  14. Eu tbm tenho esse livro, na verdade emprestado, e quero muito lê-lo logo. Ansiosa aqui! rs
    Sua resenha ressaltou pontos que me chamaram a atenção, mas tentei não avaliar o livro através de sua resenha para poder lê-lo sem nenhuma ideia na cabeça a respeito dele.

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sou doida pra ler esse livro, quando eu era menor eu sempre falava que se fosse escreve rum livro teria esse titulo adoro livros de vampiros que saem da mesmice do crepúsculo acho que irei gostar desse.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que curioso Lola, nunca tinha pensado num título para um livro. rsrs

      Excluir
  16. Oi Ju.
    Eu adoro livros sobrenaturais e sempre estou a procura de um para ler rs. Esse parece ser bem interessante, ainda mais por conter uma história original e ser ambientado no Brasil!
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.