Fazendo meu filme 2 - Paula Pimenta



“[...] Você, neste ano, está lidando constantemente com as suas emoções. A cada vez que conversamos você está de um jeito. Ora muito feliz, ora muito empolgada, ora muito chateada, ora muito triste... ‘Morno’ é uma palavra que não podemos aplicar a esse seu ano no exterior. Todos os seus momentos transbordam intensidade. E não seria assim a forma como deveríamos sempre viver?” (p. 276)

ATENÇÃO! Este é o segundo volume da série Fazendo Meu Filme. Pode conter spoiler do livro anterior.

Depois de um ano emocionante e cheio de descobertas narrado no primeiro livro, Fani embarcou rumo à Terra da Rainha, a Inglaterra, para viver novas experiências em um intercâmbio.

Mesmo que tenha sido recebida de braços abertos por uma ótima família inglesa, porém, a saudade de casa, dos amigos e de seu recém descoberto amor aperta, e por algumas vezes ela pensa que o melhor seria deixar Tracy, Julia e sua nova família para trás e voltar para aquilo que ela conhece e sabe que é seguro.

Mas será que vale a pena deixar de viver todas as novas possibilidades, sentimentos e experiências? Será que as mudanças que acontecem no Brasil afetarão tanto assim a sua vida se ela ficar esse ano inteiro fora? Ou será que valeria mais se Fani pudesse viver tudo de novo que a vida está lhe oferecendo, e agarrar todas as oportunidades?

As coisas mudam muito na vida de de qualquer pessoa que passa pela adolescência e, claro, não seria diferente com Fani, protagonista de Fazendo Meu Filme 2: Fani na Terra da Rainha, escrito por Paula Pimenta. Um intercâmbio para a Inglaterra, entretanto, é um agravante: Fani tem de enfrentar tudo longe de seus pais e amigos, em uma escola nova e morando com pessoas diferentes.

Assim como no primeiro livro, Paula Pimenta conseguiu manter a realidade de seus personagens e as mudanças que aconteceram na vida de Fani a transformaram um pouco mais: conquistar sua independência, deixar a timidez e as dificuldades de uma língua diferente de lado para fazer amigos e levar o ano da melhor maneira possível.

Com a distância do Brasil, os recursos tecnológicos estão mais presentes e, diferente do volume anterior, eles contam mais da história, principalmente em alguns momentos de ausência de Fani. Paula conseguiu colocar e-mails e recados de forma a acelerar os acontecimentos, já que, sendo narrado em primeira pessoa, não agrada muito muitas narrações sobre passagens maiores de tempo. Assim, os acontecimentos da vida de Fani são contados por e-mails de outras pessoas, que relatam os fatos de forma resumida, além de permitir saber o que acontecia com aqueles que estavam longe.

Algo inevitável talvez fosse o distanciamente de Fani e Léo, mas uma nova figura aparece: Christian, lindo, olhos claros, romântico, e completamente apaixonado por Fani. E ainda que a garota resista, ele vai tomando aos poucos um pedacinho de seu coração. Que outros rumos a vida de Fani ainda vai tomar e o que acontece até ela voltar para casa, isso não posso contar. Mas devo deixar registrado: ainda que Christian seja perfeito, meu preferido ainda é Léo.

Os personagens secundários também são bem desenvolvidos, e é possível criar um carinho especial por cada um deles: sua família adotiva, principalmente seus irmãozinhos, e Maria Elisa. As amigas doidas de Fani fazem falta neste livro, mas continuam a garantir um pouco de diversão quando conversam com a protagonista.

O segundo livro da série não perde em nada para o primeiro. É uma história mais adolescente que trata de coisas pelas quais todas as meninas passam, e é isso que nos faz criar um vínculo com a história, independente da idade. E o melhor de tudo é que é um livro nacional, e as situações que a protagonista enfrenta são muito mais parecidas com as nossas.




~~*~~*~~

#1 Fazendo Meu Filme 1: A estreia de Fani
#2 Fazendo Meu Filme 2: Fani na Terra da Rainha
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

22 comentários:

  1. ahhh!! Eu acho esse livro MUITO fofo!!! Eu amei s2
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu li o primeiro livro e não cai de amores por ele não, mas vou ler esse segundo e ver se melhora. Sou sempre do contra UASHUAHSUA Adorei a resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Já li esse livro e gostei bastante
    As aventuras dela na terra da rainha são ótimas
    Me apaixonei pelo Chris
    Agora quero muito ler o ultimo livro sa série

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da Fani, mas ainda não parece ser um livro que ia me chamar atenção sabe? bom, sei lá. kkkkkk
    gostei da resenha, bjs

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você gostou do livro, aliás, do segundo livro da série. Porque vemos em muitas séries que o segundo livro sempre cai um pouquinho, com raras exceções acontece o contrário;

    Beijos
    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo a série FMF, esse é o meu volume preferido! Nem tem como descrever <3
    Beijão,
    Nic

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu já quis ler essa série. Será que sou muito velha pra isso? Mas tipo, eu queria ganhar os livros. =P Vou ver se arrumo alguém pra me presentear com "a saga de Fani", hahaha.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, eu só li porque peguei emprestado! Mas não tem idade não, também sou velhinha. ;D

      Excluir
  8. Li o primeiro e detestei!!! :/
    Nem rola ler resenha do 2, né? rs
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Nahim...acredita que nunca li nada dessa série? Dizem que e bom...ansiosa para ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  10. Ahh.. Ainda não li nenhum livro da série, mas parece ser uma leitura super legal e tranquila ^^

    Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Julia,

    Ainda não li nada da autora mas tenho muita curiosidade, gosto de livro infantis, parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ju, eu to doida por essa série, então acabei nem lendo sua resenha, mas estou indo conferir a resenha do volume 1

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu não li nem o primeiro. Gosto da resenha, mas sempre opto por títulos mais sombrios. Se bem que ultimamente eu dei uma manerada kkkkk

    Ah, tem promo no ar ... Participa :*
    - VITAMINA DE PIMENTA -
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  14. Oi Julia!
    Não me importei com os spoilers e li tudo! KKK
    Sério, eu preciso ler essa série. Acredito que curtirei muito.
    A Fani parece ser tão legal e a história parece que só melhora a cada livro.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Leandro, é bom quando a gente não se importa com isso. Acho que você vai gostar sim.

      Excluir
  15. Oi Ju! Estou com a série aqui e não consegui começar ainda, sua resenha mostra o quanto ela tem um clima gostoso e descontraído, com personagens muito cativantes. Muito bom mesmo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente esse o clima da série Cida, mas sei bem como é não ter tempo ;~

      Beijos

      Excluir
  16. Oii Ju!
    Assumo que não li a resenha porque ainda quero ler a série, e quero MUITO! *-* sSó ouço falar bem dela... Espero que voce tenha gostado também, aoieuaeoiuaeoiuae.
    Acho as capas uma fofura só e minha vontade de ler aumenta sempre que vejo as resenhas :( rs. Triste são os preços, que estÃao seeeempre lá em cima! ><

    Beijo, Nanda
    Julgue pela Capa

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.