Esperando por Você - Susane Colasanti

"Certa vez, ouvi dizer que o tempo, na verdade, não existe. Que não passa de um conceito inventado pelos humanos. E que a rapidez com que o tempo passa depende da percepção que temos dele." (p. 171)

No início de um novo ano letivo, Marisa e sua melhor amiga, Sterling, fizeram um pacto de que suas vidas seriam totalmente diferentes naquele ano. O que Marisa não poderia imaginar era o quanto isso seria verdade: finalmente ela consegue sair com o garoto por quem era apaixonada, Derek, e se reaproxima de um amigo muito importante, Nash. Mas nem tudo são flores: seus pais estão se separando e sua relação com Sterling está abalada, o que só contribui para piorar seu distúrbio de ansiedade.

Esperando por você, de Susane Colasanti, é o típico clichê adolescente. Marisa é um tanto irritante no início, preocupando-se apenas com os aspectos mais fúteis e sem enxergar  coisas nítidas que acontecem à sua volta. Arrisco-me a dizer, inclusive, que a história é um "porre" nas 100 primeiras páginas, em virtude da narração em primeira pessoa e da falta de acontecimentos - Marisa deixa de lado os detalhes das cenas em detrimento de seus sentimentos e pensamentos, que tornam a história cansativa. O que contribui para continuar a história são os capítulos bem curtinhos que mudam o foco do enredo, dando a dinâmica que falta na narração.

Depois de passada essa fase "crítica", a leitura se faz mais interessante. Há mudanças, há temas um pouco mais sérios e acontecimentos fofinhos, que trazem um pouco mais de envolvimento com a protagonista, e o restante da história se vai em uma velocidade considerável. Esses temas mais fortes são colocados também de forma mais leve e, por isso, não trazem grandes reflexões.

Não se pode falar muito mais da obra, já que é bem fácil saber como ela vai terminar; pode, apenas, ser uma leitura agradável desde que feita sem compromisso, podendo agradar principalmente os mais novos.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

36 comentários:

  1. Ei Julia!

    O autor é quase obrigada a nos conquistar nas primeiras páginas e parece que isso não aconteceu na leitura, né?!

    Gosto de livros clichês e tudo mais, mas acho que vou deixar este passar, rs.

    Bjins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aconteceu mesmo. Se tiver coisa mais interessante, passa mesmo!

      Excluir
  2. Oi Ju! Este não é um livro que marque, mas cumpre seu papel de ser leve e descontrair. Eu curti a leitura e me diverti com estes personagens.
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curtiu. Para mim foi bonzinho, mas nada demais.

      Excluir
  3. Oi Ju!
    Clichês adolescentes usam da mesma repetitiva fórmula, mas eu amo eles! Rs.
    Quero ler "Esperando por Você"!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, é verdade, normalmente amo eles também. Mas com esse não aconteceu.

      Excluir
  4. Eu odiei esse livro. Nem consegui termina-lo. O_O
    acho muitoooooooo clichê, não dá mesmo, pra gostar se você tiver mais de 15 anos kkkkk
    beijo Ju.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente não estou nem um pouco empolgada para ler esse livro depois da avalanche de resenhas negativas. Acho que vou odiar a personagem.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  6. Interessante, Julia! Eu li váárias resenhas negativas, o que me deixou meio feliz por não ter solicitado este haha Um dos pontos que mais me fez erguer as sobrancelhas enquanto lia resenhas foi o fato de, em um determinado ponto, a autora meio que diminuir a gravidade de depressão e doenças do tipo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu acabei nem citando isso porque foi tão superficial que não sei se valeria a pena. Mas você fez bem em não ter solicitado.

      Excluir
  7. Tem muita gente falando sobre a escrita da autora e principalmente sobre o livro. Eu não tenho curiosidade para ler, mas quem sabe eu ganho por aí. hahaha
    Adorei sua resenha.
    Clicando Livros
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Tinha visto esse livro no site da Saraiva se não me engano.
    Até pensei em comprar, mas quando li a sinopse, tive a impressão de que não levaria a leitura para frente. O pior de tudo é que, mesmo com a sua resenha, ainda tenho essa 'impressão' de que não combinaria comigo :|

    Ps: Te indiquei em um meme lá no meu blog (sorry pelo ctrl c + ctrl v)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Julia!
    Concordo com você em alguns pontos, apesar que gostei da leitura de "Esperando por Você".
    Eu não achei as primeiras páginas chatas, mas não foram interessantes. Foi um livro leve que me passou uma tranquilidade interessante. Essa foi a impressão que eu tive ao concluir o livro.
    Gostei de saber sua opinião! (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Julia! =) Queria primeiro agradecer pelas tuas visitas e leituras dos meus textos no meu blog. Fico super feliz mesmo! Adoro os teus posts, sempre encontro um livro legal. Já com o livro, não me identifiquei com ele. Talvez, se fossem uns 3 anos atrás, adoraria ler. Mas, hoje em dia prefiro coisas mais profundas, não sei! Acho que é livro pra se ler durante uma praia, naquela tranquilidade.. E sendo assim, imagino que daria preferência a outros livros, tipo os do John Green que eu to doida pra ler algum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que teria adorado a leitura se fosse há alguns anos.

      Beijos

      Excluir
  11. Oi Ju*
    Eu gostei muito do primeiro livro da autora e este estava na minha lista, mas tenho visto muitos comentários negativos e digamos que deixou de ser uma prioridade.

    Adorei sua resenha!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar muito bem desse livro. Quero ler *-*

    ResponderExcluir
  13. Oi Julia, tudo bem flor?
    Eu gostei desse livro, acredito que por não esperar nada dele. Mas como você disse é uma leitura sem compromisso, mas que pra mim, ajudu e muito a relembrar algumas coisas da escola.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, que bom que foi uma leitura proveitosa. Não gostei muito.

      Excluir
  14. hum... não acho que seria o tipo de livro que leria com tanta ansiedade,apesar dos caps curtinhos,e da qualidade que sei que NC tem com os livros,a história não me pegou não =/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Julia!
    Li um livro da Susane e não gostei muito. Se for pra escrever um clichê, que a narrativa seja legal e não um porre e que os personagens sejam legais também.

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IahauihAUI
      É verdade, mas esse foi porre. A história foi só boazinha mesmo.

      Excluir
  16. Gosto de leituras assim, descompromissadas, nem sempre, claro, mas gosto. Leitura leve >< Acho que vou passar esse livro à frente de outros na lista de leitura ;}

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ju, provavelmente é pelo típico clichê adolescente que o livro não me interessa, apesar de achar não que seja uma má leitura, mas realmente não me chama atenção. O leria com você disse: sem compromisso.

    Beijão

    ResponderExcluir
  18. Essa capa é linda, e eu adoro livros cuja capa me dão vontade de ler :) Adorei sua resenha. Eu realmente gosto desses clichês adolescentes, é bom pra esfriar a cabeça em meio a tanta leitura complicada da faculdade... Beijos

    www.annadecassia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Anna, no meio de tantas leituras técnicas, pode ser até que essa fique "gostosa".

      Excluir
  19. Muits livros tendem a nos entediar e irritar antes de finalmente ficarem bons, prendendo a nossa atenção.
    Gostei bastante da resenha, principalmente porque ainda não li o livro.

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  20. Oi Julia!
    Eu gosto de leituras assim e fiquei interessada no livro, mesmo que as primeiras 100 páginas sejam chatas, as vezes o resto do livro compensa.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Oie Ju =)

    Eu estava bem animada para ler esse livro, mas uma amiga leu e disse que ele era meio bobo, então deu aquela desanimada =/

    Mas não perdir a esperanças rs... principalmente por saber que mesmo o começo sendo meio chatinho o livro me si vale apena.

    Ótima resenha!

    bjus;**

    Ane Reis.
    mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ane, o livro é chatinho no começo, mas depois não é aquilo tudo também.

      Excluir
  22. Eu não consegui aproveitar muito a leitura desse livro porque a maioria dos personagens me irritou a trama inteira! Apesar disso, algumas lições foram aproveitadas e conseguiram melhorar minha visão sobre a história
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, acho que essa foi a opinião da maioria do pessoal que leu o livro.

      Excluir
  23. Também gostei, de maneira geral, dos personagens. Mas foi tudo mais ou menos, sabe?

    ResponderExcluir
  24. Acho que não tem como se enganar muito quanto a isso ;x

    ResponderExcluir
  25. Já li várias resenhas desse livro, e todas as resenhas são positivas e criativas, o que mais faz ter interesse de ler. Esperando por você é um romance com um toque de uma paixão de adolescente.
    :)

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.