Laços de Sangue - Richelle Mead


“Também percebi de repente que, por mais improvável que fosse, Adrian e eu tínhamos muito em comum. Nós dois vivíamos tolhidos pelas expectativas dos outros. Não fazia diferença se as pessoas esperavam tudo de mim e nada dele. Nós continuávamos iguais, ambos sempre tentando fugir dos limites que os outros tinham definido para nós e sermos donos do próprio nariz. Adrian Ivashkov – vampiro baladeiro e irreverente – era mais parecido comigo do que qualquer outra pessoa que eu conhecia.”


MEAD, Richelle. Laços de Sangue. Série Bloodlines, v. 1. São Paulo: Seguinte, 2013. 432 p.

Já perdi as contas das vezes que comentei por aqui meu carinho pela série Academia de Vampiros e a maneira como me encantei pela escrita da autora Richelle Mead. Depois que terminei de ler a referida série, senti-me um pouco órfã por ter perdido um pouco daquele mundo fantástico criado pela autora, ainda que outras séries dela já tenham livros publicados no Brasil, alguns dos quais, inclusive, já li. Mas, como havia dito na resenha de O Último Sacrifício, aquele final na verdade mais parecia reticências, que dava abertura para a série Bloodlines e eu mal podia esperar para saber o que aconteceria com os personagens que eu tanto amava.

Hoje, 12 de novembro, é o aniversário de Richelle Mead e, graças a uma ação da Editora Seguinte, da indicação da Aione, do blog Minha Vida Literária, e do contato da Mari e do Ale, do blog Além da Contracapa, tive uma oportunidade inesperada de ler o primeiro volume do Spin-off, Laços de Sangue. E fiquei mais do que feliz com essa leitura. 

~~*~~*~~

Uma revolta ameaçava eclodir no mundo dos Moroi – os vampiros “vivos”, que se alimentavam de sangue, mas que, diferente dos “mitos”, sentiam apenas desconforto com sol, e envelheciam e morriam como qualquer humano. Para evitar a possível crise, Jill precisava ser protegida, e foi enviada para uma escola humana em Palm Springs, na Califórnia. Como forma de garantir o disfarce, os Alquimistas precisaram ser envolvidos. Sidney ficou incumbida dessa missão, junto com Eddie e... Adrian.

Após ler seis volumes de uma história narrada em primeira pessoa por Rose, não poderia ser diferente a sensação de estranhamento ao iniciar Laços de Sangue, que é narrado por Sidney, uma humana alquimista que trabalha para proteger sua raça da existência dos vampiros. É perceptível a diferença de personalidade entre as duas garotas, e fiquei mais uma vez encantada com a competência da autora para construir tão bem essas diferenças.

O núcleo principal da história é todo bem conhecido para quem leu a série que deu origem a Bloodlines, mas quem não leu Academia de Vampiros não fica perdido. A autora consegue de forma sucinta ambientar o leitor, apresentar os personagens e mesmo resgatar alguns acontecimentos que são importantes para compreender o contexto, sem deixar falhas aos que não conheciam toda a estrutura Moroi. Um dos pontos altos da narrativa da autora, inclusive, é concisão que consegue imprimir em seu texto, que não fica devendo em detalhes, mas não precisa dar voltas para descrever lugares ou características.

Laços de Sangue é recheado de aventuras, ainda que não se trate da luta entre Moroi e Strigoi especificamente – o bom é que isto também não falta, fica o aviso. Há mistérios que vão sendo revelados apenas nos momentos certos, e que dão mais dinâmica ao enredo. Também, como não poderia ser diferente, Richelle entremeia toda a trama com reviravoltas, nos surpreendendo positivamente ao mesmo tempo em que passa a sensação pesada da incredulidade. Porque, até agora, os livros da autora dificilmente foram pelo caminho que eu esperava.

O uso da magia pelos vampiros e o dom do espírito, que haviam sido comentados na série anterior, estão novamente em evidência e trazem algumas implicações importantes para o contexto do livro. Estão em conflito, no entanto, com aquilo que Sidney aprendeu e acredita, e ainda mais com aquilo que ela sente. É interessante ver um outro ponto de vista para os conceitos que tantos leitores já haviam aceitado, já que a magia não é tão natural para os humanos.

Ainda falando da personagem, Sidney é inteligente e engraçada, mesmo com toda a sua seriedade, e entender a complexidade de seu trabalho, as dificuldades em sua família e todos os problemas pelos quais passa constrói maior simpatia com a narradora. Ela pode não ter força física e bruta, mas ela briga com o cérebro, o que é tão bom quanto. Também, por mais que tenha aprendido que os vampiros e dampiros não são seres com quem pode se envolver, é impossível não gostar de Jill, Eddie e Adrian, e ela vai sentir isso na própria pele.

Fiquei extremamente encantada por ter podido matar as saudades de personagens tão queridos como Eddie e Adrian, que têm maior foco nesse livro. Sidney consegue enxergar um outro lado deles que os tornam ainda mais incríveis – se é que isso é possível. É o livro perfeito para quem não quer se desvincular deste mundo fantástico dos Moroi, mas também é maravilhoso para quem quer conhecer a obra da autora. E o final deste volume foi incômodo, só para nos deixar com vontade de ler logo O Lírio Dourado.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

14 comentários:

  1. Oie Ju =D

    Quanta resenha desse livro hoje rs...
    Prometi que vou me redimir com a Richelle ano que vem rs... é uma vergonha eu sendo fã dos dentuços não ter lido nada dela ainda XD

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Não sabia que era o aniversário dessa autora.
    Ainda não conheço a sua escrita.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro porque vi em um blog uma menina dizendo que se você ainda não terminou academia de vampiros então seria melhor não ler, por isto não li o resuminho que você fez do livro, apenas li sua opinião a qual me agradou bastante. fico muito feliz que muitas das resenhas que li os blogueiros tenham gostado do livro, um ou outro faz uma resenha negativa, porém eu vi mais positivas do que negativas. Eu estou louca para lê-lo uma amiga disse que ele é perfeito ainda mais se você for apaixonada pelo Adrian como eu sou aushausah

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  4. Ei Julia

    Achei bem legal esta ação, ontem pipocou resenha de Laços de sangue para todo lado. ^^
    Eu ainda não li o 6 de VA, preciso ler urgente aiai.
    Ontem vi uma resenha bem negativa deste livro, até me desanimou um pouco, mas espero gostar.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. JU! estou apaixonada por VA, sim, li agora o primeiro livro e estou louca pelos outros! Laços de Sangue eu tenho certeza que é igualmente cativante, a escrita da Richelle Mead é muito envolvente. mal vejo a hora de ler VA todo e com certeza o spin off. a capa é linda, super caprichada.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju*
    Eu ainda não li esta série e acho que é por isso que não me interessei por este livro.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade em ler esse livro, da autora só li o primeiro livro da série Academia de Vampiros :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  8. Oioi ainda não li o livro, mas estou bastante curiosa.
    Gostei bastante do seu blog já estou seguindo.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii!!!
    Quero tanto ler algum livro da autora!
    Amo esse universo criado por ela *_*
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  10. Oie Ju
    gostei de laços de sangue, mas não achei aquilo tudo. Até porque achei a Sidney tão chatinha e blé rs
    Mas Richelle é diva forever. preciso terminar VA
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler Academia de Vampiros, e consequentemente esta spin-off.
    Confesso que ler algo sobre vampiros não me anima tanto, mas com o filme próximo a ser lançado, a curiosidade sobre a série se tornou maior e eu me vejo obrigada a ler os livros antes de ver o filme. Só ouço elogios e creio que não vou me arrepender.
    Quanto a este livro, não posso falar muito, pois não sei exatamente o que esperar, e não penso em ler antes de VA. Mas livros recheados de cenas de ação e aventura conseguem despertar minha total atenção.

    ResponderExcluir
  12. Não vejo a hora de ler <3 Estou esperando o meu chegar e toda resenha que leio faz meu coração bater mais forte de ansiedade!!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Quanto tempo não visitava aqui, hein? Hehe
    Hm... Fico até constrangido em admitir, mas só li "O Beijo das Sombras" da série Vampire Academy. Inclusive, curti a leitura e pretendo ler os outros livros.
    Este spin-off ainda não me convenceu totalmente. Quero lê-lo porque já li várias resenhas de blogueiros que o elogiavam bastante, incluindo a sua agora. Mas temo não me envolver com a história.
    Sobretudo, porque não consigo gostar totalmente da narrativa da Mead. :x
    Em suma, gostei muito da resenha e pretendo dar uma chance. Porém, não irei com muita sede ao pote para não me decepcionar. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, tudo bem?

    Realmente esse livro é ótimo, estou com você no time que sempre se surpreende com a autora. A Sidney e a Rose são mesmo muito diferentes, e é nítido isso na narrativa das sagas, que para mim, se complementam ainda mais por esse detalhe: são duas meninas tão diferentes, enroladas em uma mesma trama.

    Pra quem é fã de V.A. é impossível não perceber uma continuação e matar a saudade do universo e dos personagens queridinhos, toda vez que eles apareciam eu fica UAU seus lindos! hahahah Isso sem falar do final, OMG, tô doida para ler o próximo.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.