Dente por Dente - Jenny Han e Siobhan Vivian

Sinopse: Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais... (Skoob)
HAN, Jenny; VIVIAN, Siobhan. Dente por Dente. Olho por Olho #2. Novo Conceito Editora, 2013. 510 p. 


Continuação de Olho por Olho, Dente por Dente, de Jenny Han e Siobhan Vivian, tem um viés mais intimista. Este segundo livro se aprofunda no íntimo das garotas e mostra as marcas mais profundas, que nos fazem compreendê-las, bem como as verdadeiras naturezas de cada uma. As tristezas e problemas de Kat, Mary e Lillia ficam explicítos, bem como as características mais marcantes de suas personalidades. A narrativa em primeira pessoa, com foco em uma das garotas em cada capítulo, auxilia a ver os três pontos de vista, sem deixar faltar detalhes que uma narração em terceira pessoa teria.

"É uma estupidez, pois sei que isso me deixa cada vez mais fraca. É que Reeve parece tão completamente despreparado para isso. Ele não sabe como lidar com o fato de ter de ficar de fora. Está tão acostumado a ser o centro de tudo. É quase doloroso assistir a isso. É como se a lua e as estrelas fossem banidas do céu e obrigadas a se tornarem simples mortais como nós." (Mary, p. 53)

Diferente do primeiro livro em que as garotas se uniram por um pacto, agora a amizade começa a se consolidar. Uma realmente se importa com a outra, querem se ajudar e estão juntas não mais por um objetivo comum, mas simplesmente porque querem estar.

Alguns dos personagens secundários também tiveram maior ênfase e desenvolvimento, e as autoras conseguiram mostrar diversas faces de uma mesma pessoa. Rennie e Reeve são mostrados com suas qualidades e imperfeições, que conseguem gerar mistos de ódio e piedade. Alex continua com sua natureza bondosa e paciente, um cara fofo que mereceria conquistar o seu espaço. Outros porém, pareceram meras "sombras" dentro do enredo. Os parentes das protagonistas apenas "apareceram", sem muito espaço, assim como JP, Ash, Derek e Nadia.

O livro continua a ter o mesmo ritmo dinâmico dado pelos capítulos curtos, somado à escrita misteriosa e envolvente das autoras. Desta vez elas ainda usaram recursos de complementação, como se o ponto de vista de uma narradora perfizesse o de outra, montando quebra-cabeças. As mais de 500 páginas do livro, por estes motivos, passam bastante rápido.

É possível perceber um clima mais sombrio perpassando a trama e, ao mesmo tempo em que torcemos para que nada dê errado, queremos que cada uma arque com as consequências daquilo que fez; a construção foi tão bem feita, desta vez, que não sabemos o que desejar.

Finalmente alguns dos acontecimentos que envolvem Mary começam a ter alguma explicação. Isso, porém, não é tão esclarecedor quanto deveria. As respostas trazem consigo ainda mais perguntas, mas dão um rumo totalmente novo à história.

Dente por Dente é um volume um pouco mais maduro e desenvolvido que o anterior. Apesar do toque mais sombrio, porém, não deixa de ser uma história de garotas. É delicioso de ler e o final é tão inesperado, chocante e surpreendente - pelo menos foi para mim - que nos deixa desnorteados, com o coração na mão, e esperando ansiosamente para saber se essa trama ainda pode ter um final feliz.

~~*~~*~~
#2 - Dente por Dente

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. Oie Ju
    Primeiramente: Parabéns pela parceria com a intrínseca. Fiquei super feliz quando vi!!
    Eles são ótimos parceiros, e tenho certeza que você vai amar.
    Sobre Dente por Dente, eu te disse que era bem melhor e mais empolgante que o anterior. O final então, nuss, estou louca pelo terceiro livro também.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei de cara com a revelação desse livro, eu pensava numa linha muuuuito diferente do que realmente se mostrou. Mas Kat continua sendo a minha preferida... Acredita que não curti tanto essa coisa de conhecer as garotas de forma mais 'cotidiana'... mas sei que esse segundo livro necessitava ser dessa forma, em virtude que o primeiro era focado mais na vingança em si... [e por isso achei mais rápido'], mas esse tbm é muito bom, e quero demais ler o desfecho das garotas. o/
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. as autoras continuaram equilibrando as personagens em busca dessa vingança e dando esse toque mais maduro a história. admito que quando vi a capa e a sinopse, jurava que ia ser daqueles livros bobos, mas não! é clichê mas tem os pontos que surpreendem. ansiosa para começar essa série =)

    ResponderExcluir
  4. cara eu quero mt ler a continuação desse livro *---*
    tipo achei o final desse incrível.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju*
    Ai estou bem curiosa para ler esses livros, eu ganhei eles em sorteio e logo deve estar chegando.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. EI Ju

    Este livro é muito bom, estou adorando a trilogia.
    Eu já desconfiava que ia ter uma pegada sobrenatural com a Mary, mas achei que ela era bruxa ou algo assim rsrsrs. Fiquei chocada também com o final. O.O

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro, mas ainda não tive tempo para leitura. Gostei da resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Ju =)

    Não li o primeiro livro, por que fiquei com medo das resenhas negativas que li dele XD Achei melhor deixar para outro momento, sabe como é rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  9. Ouvi falar muito bem do primeiro e do segundo livro, mas nunca parei pra ler. :p
    Gostei do contexto do livro, fiquei curiosa.
    Fiquei com vontade de ler, mas a grana está bem curta.
    Vai ficar pra outra vez. :p
    Resenha do Leitor #10 - Divergente - Veronica Roth.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Ai concordo com absolutamente toda a tua resenha. O que é aquele final, meu Deus? Precisei reler mil vezes e não vejo a hora de sair o terceiro. Engraçado é que comprei o Olho por Olho por acaso, porque estava na casa do meu namorado e não tinha nada pra ler. Acabei a leitura e já saí atrás de Dente por Dente e devorei as 500 páginas. Pena que agora temos que esperar :(

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Julia,

    Acabei não solicitando o segundo livro por fiquei na dúvida e pela sua resenha vejo que é um bom livro o primeiro esta aqui na minha lista de espera....parabéns pela resenha.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pareceu muito mais empolgante que o segundo, sem dúvida.
    Estou louca para ler os três, na verdade, não só o terceiro hahaha.
    Simplesmente adorei a resenha e estou babando de vontade de ler todos os livros.
    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso Top Comentarista

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.