O segredo do meu marido - Liane Moriarty

Créditos da Imagem: Blog Helen Dutra
Sinopse: Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta para ser aberta apenas depois que ele morresse. Imagine também que essa carta revela o pior e o mais profundo segredo dele - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você esbarra nessa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo...Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar de sua pequena comunidade, uma esposa e mãe devotada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela.
Emocionante, O segredo do meu marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos.(Skoob)

MORIARTY, Liane. O segredo do meu marido. Editora Intrínseca, 2014. 368 p.


"Foi tudo por causa do Muro de Berlim.
Se não fosse o Muro de Berlim, Cecilia nunca teria encontrado a carta, e então não estaria sentada ali, à mesa da cozinha, tentando convencer a si mesma a não abri-la com um rasgo." (p. 11)

Se você tivesse tomado decisões diferentes em algum momento, será que sua vida seria diferente?

Cecilia gostava de ter sua vida milimetricamente controlada. Os pequenos detalhes de seu dia a dia estavam sempre impecáveis, e só assim ela conseguiria dar conta de cuidar do seu casamento de vinte anos com John-Paul, suas três filhas, seu trabalho como representante comercial e seu tempo para trabalho voluntário. Ela só não podia imaginar que seu marido escondia um segredo que poderia mudar tudo que ela sempre acreditou viver.

Rachel perdeu sua filha quando esta ainda era adolescente, seu marido também já falecera, e só restava de sua família o filho, Rob, de quem ela não se sentia nada próxima. O fato de ele ser casado com Lauren, uma mulher de negócios, não ajudava muito, ainda mais agora que ela sabia que eles se mudariam para Nova York e a deixariam sem seu neto, Jacob.

Tess sempre achou que sua família era perfeita. Ela e Will já estavam casados há bastante tempo e, apesar de não ser mais aquela paixão de início de relacionamento, eles se amavam e tinham um filho que os unia, Liam. Mas agora que seu marido lhe contara que estava apaixonado por sua prima e melhor amiga, Felicity, não restava a Tess outra alternativa a não ser voltar para Sidney, à casa da mãe.

A vida dessas três mulheres, que não parecem ter quaisquer vínculos, começam a se cruzar de uma maneira surpreendente em O segredo do meu marido, de Liane Moriarty. As três histórias são inicialmente independentes, e o livro, desde o começo, é narrado com divisões intercaladas dos pontos de vista de Cecilia, Rachel e Tess. A partir dessa construção, pode-se conhecer melhor o que levou cada uma delas à situação em que se encontram, por meio das lembranças sobre suas vidas, e compreender o ponto onde há ligação entre elas. A história de Tess, que é a mais independente de todas, parece ser dispensável a princípio, mas é, na verdade, essencial para ligar as outras duas mulheres no presente.

"Ele disse que a tinha escrito logo depois que Isabel nascera, e que não se lembrava exatamente do que dizia. 
Era compreensível. Isabel estava com doze anos, e John Paul era muito esquecido. 
Ele sempre contava com Cecilia para lembrar-lhe das coisas.
Só que ela tinha quase certeza de que ele estava mentindo." (p. 57)

O segredo, de que trata o título do livro, não é tão difícil de descobrir. O próprio enredo é breve e antes da metade do livro já se sabe do que exatamente se trata. Mas esse segredo não é o que leva ao ápice da história, e sim o desenrolar dela depois que ele vem à tona. Moriarty brincou, durante toda a obra, com as possibilidades da vida e os "e se..." que questionamos, por vezes, ao fazer reflexões por meio de suas protagonistas. Tanto que, em um epílogo inesperado, ela sugere o que poderia ter acontecido, deixando-nos com esse pensamento ainda mais vivo.

No início imaginei que a fonte na qual foi impressa o livro, de tamanho pequeno, atrapalharia a leitura, mas  o texto é tão bom que mal reparei enquanto lia. A narrativa utilizada pela autora é bonita, refinada, e os diálogos são preenchidos com frases inteligentes permeadas com um toque de humor. Não é uma leitura difícil, mas tem certa complexidade que, junto ao formato do texto, deixa os leitores em alerta e mantém a leitura dinâmica. É uma obra que nos deixa vidrados, porque consegue a mistura exata entre mistério, drama, romance e outros elementos que, mesmo em menor escala, conseguem suprir o que poderia faltar.

É um livro ótimo, que encontra o equilíbrio entre o denso e o leve e que consegue fazer pensar em diversas implicações dos nossos próprios atos. Trata-se daquele tipo de texto que nos conquista não por ser exatamente bonito, mas por ter uma beleza real, crível, e que tem uma "moral da história" implícita.

"Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre.
Pergunte a Pandora." (p. 364)

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

23 comentários:

  1. Oi Ju!
    Eu devorei esse livro de tanto que gostei. Fiquei com um ódio danado assim que comecei a ler a história da Tess, queria esganar a prima dela e o marido.rs
    Eu li pelo kobo, mas pretendo comprar o livro pra deixar aqui na estante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. é um livro intrigante. a autora costurou as histórias sem pontos soltos e muito bem ligados. adorei saber que as personagens e suas situações nos levam a uma certa reflexão. apesar de ser tenso as vezes, acredito que seja uma leitura que flui. a capa é muita significativa e apesar de simples, me passou uma certa força e tristeza . ta na minha lista de desejados desde o lançamento =) bj!

    ResponderExcluir
  3. Ei Julia

    Tem tantos que me atraem nos novos que nem sei qual leio, estou em dúvida entre este, o novo da Jojo e aquele A mulher silenciosa ou algo assim rsrs.
    Gostei da resenha, já sabia que seriam 3 histórias, mas ainda estou sem saber o que esperar, e fico na dúvida se é um romance ou um drama rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju*

    Eu estou louca para ler este livro, já esta na minha listinha de desejados. Pela sua resenha ele parece ser muito bom.
    Essa capa é linda, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Júlia, tudo bem?
    Adquirir esse livro por esses dias e estou com grandes expectativas quanto a ele. Você não foi a primeira a elogiar então acho que uma ótima leitura me espera.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Olá Julia,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gostei demais do que vi e com certeza vai para a minha lista de desejados...boa dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Ju =)

    Já li um livro da Liane e o que mais me agradou na narrativa dele foi, o fato dela narrar uma história "real" com simplicidade e beleza. Você se sente emocionalmente envolvido com a história.

    Espero poder ler esse livro em breve.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  8. Oi Júlia

    Quem nunca se questionou sobre os "e se..." na vida?
    Algumas escolhas com o tempo se mostram as melhores, outras era muito melhor nunca termos tomado.
    Gosto bastante dessa ideia onde as histórias vão se unindo e o segredo não é o grande trunfo que segura a história até o final. Trabalhar com as consequências de sua revelação é uma abordagem bem interessante.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  9. Caramba, me sentir muito atraído pelo livro. Devo confessar que mesmo a capa sendo linda o titulo não me chamava atenção nenhuma. Diferente de sua resenha, a mesma me instigou a ler. Parece uma leitura rápida e satisfatória.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Júlia, como vai?
    Confesso que, apesar de ter gostado bastante dessa capa, ainda não tinha lido nenhuma resenha ou opinião sobre esse livro.
    Adorei a forma como escreveu sua resenha! Me deixou completamente curiosa para descobrir o segredo e todo o desenrolar da trama, que envolve a história dessa três mulheres distintas.
    Gostei bastante, e já vou adicionar a minha lista inacabável de livros para ler. rs
    Beijos e mais boas leituras como essa!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Juu! Desde quando vi algumas fotos desse livro por aí fiquei bem curiosa, a capa e título são bem interessantes. Gosto bastante de livros em que o autor intercala os capítulos/visões dos personagens, é essencial conhecer bem os personagens <3

    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi Julia!
    Nossa, eu já estava muito curiosa pra ler o livro desde que li a sinopse e pra descobrir o tal do segredo, mas agora estou MUITO mais ansiosa pra ler e descobrir tudo! Adorei sua resenha, me mostrou que o livro é bem mais do que eu esperava e agora quero ler mais do que nunca!

    Bjs!
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nossa o livro parece mesmo ser ótimo, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Julia
    Quero muito ler esse livro, vejo muitos comentários positivos sobre ele. Já imagino qual é o segredo e isso só me deixa mais curiosa.

    http://leituracontada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Achei a estória super interessante, Você conseguiu me deixar curiosa com esta resenha. Vou tentar ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Quando vi pela primeira vez o livro, pensei que fosse um romance bobo e chato. Porém, pelo que vejo dos comentários, é um livro maravilhoso e que supera as expectativas. Espero poder ler a obra em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Acho que só de começar a mencionar o Muro de Berlin, já nos dá uma ideia dos percausos que iremos encontrar pelo caminho. Eu, particularmente adoro!
    Tenho certeza de que não se trata de um mero romance... A esperança está em iniciar logo a leitura e assim sanar esta curiosidade!

    ResponderExcluir
  18. Nossa amei sua resenha não imaginava algo assim só vendo a capa do livro que alias é muito bonita.
    Gosto de livros que me fazem pensar e este parece ser bem meu estilo, todos temos problemas e precisamos de livros assim, doida pela leitura.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha Julia, já me indicaram e desde então está na lista dos livros que vou ler. Me parece ser daqueles livros que a gente termina antes mesmo de perceber tal fato de tão bom.
    Espero muito me envolver com o enredo. Até mais!!

    ResponderExcluir
  20. gosto de livros que tenham esse enredo entremeado, cheio de reviravoltas e surpresas... creio que vou amar essa leitura...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/06/livros-que-comprei-em-maio2014.html

    ResponderExcluir
  21. Esse livro tem um titulo bem sugestivo, que me deixa curiosa ....sua foi esclarecedora,agora quero esse livro pra mim!

    ResponderExcluir
  22. Oie! Gostei muito da resenha, fiquei curiosa para ler o livro também. Gosto muito de estórias onde a vida de vários personagens acabam se ligando e fiquei curiosa para saber como isso acontecerá neste livro. Parece ser mesmo uma leitura leve mas com muitas reflexões. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Adoro esses livros que acabam por nos ensinar alguma coisa.
    A leitura parece ser uma delicia e fiquei super curiosa pra descobrir qual o segredo.

    Bjok

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.