Um herói para ela - Lu Piras

Sinopse: Bianca sempre quis ser roteirista de cinema. Para realizar seu sonho, elasai do Brasil para estudar na famosa New York Film Academy. Em meio às emoções da nova vida na Big Apple, um rapaz misterioso acaba salvando a vida de Bianca em duas situações diferentes. Tudo o que ela sabe é que o seu herói tem no braço uma misteriosa tatuagem. Sem pistas sobre o seu protetor, ela é convidada para um show da banda The Masquerades, cujos componentes escondem os rostos atrás de máscaras. Uma rosa branca cai sobre o seu colo, arremessada pelo vocalista. Decidida a desvendar a identidade do mascarado, Bianca invade o camarim da banda. A surpresa que a aguarda por trás daquela porta poderá mudar o seu destino. (Skoob)
PIRAS, Lu. Um herói para ela. Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2014. 336 p. 


A vida de Bianca estava se encaminhando para algo bem diferente do que ela desejava. As coisas que mais gostava na vida era escrever roteiros e sonhar acordada com seu próprio conto de fadas, mas o curso de Direito, o estágio no escritório e os vários rapazes com quem saía não tinham, definitivamente, qualquer coisa a ver com ela.

Quando surge uma oportunidade, ela embarca para os Estados Unidos, com a chance única de cursar dois meses na New York Film Academy, uma escola de cinema norte-americana. Com sorte, Bianca poderia realizar seu sonho de ser roteirista – ou de encontrar o príncipe encantado.

"Ao contrário do que acontece na vida real, o script define tudo o que vai acontecer em um filme. Por isso, o roteirista deve sempre saber como uma história termina. Bem que Bianca gostaria, mas sua vida não era um filme. E o script... não era ela quem escrevia."

Não é nenhuma novidade para os leitores o fato de o blog trazer sempre resenhas de livros nacionais. Eu adoro conhecer obras de autores que estão mais perto de mim e vivem mais minha realidade, e há muito tempo tenho curiosidade de ler um livro de Lu Piras. Quando Um herói para ela chegou às minhas mãos, na mesma hora comecei a leitura.

O livro, narrado em terceira pessoa, mistura gêneros que geralmente agradam aos leitores, como romance, aventura, ação e mistério. Dentro de cada um desses elementos, um intrincado de tramas que poderia deixar a obra mais completa, mas que, de alguma forma, não conseguiu me conquistar. 

O primeiro fator a ser comentado é a insegurança da protagonista em relação a todas as esferas de sua vida. Em consequência, a resignação de Bianca em tantos momentos que não possuíam explicação passou a ser incômoda. Ela não questionava, poucas vezes ia a busca de respostas, não se importava em não saber. Por vezes, queria não saber. Simplesmente aceitava. Fica bem claro durante o texto que isso era parte de sua personalidade, mas foi difícil para mim, que passo por um momento questionador e gosto de objetividade. 

Outro ponto que ficou em suspenso foram os vários contextos inseridos na história, sem que fosse dado um real enfoque a qualquer um deles. Havia herói, máscaras, tatuagens, máfia, roteiros, proposta de namoro de um, suspiros por outro... Estes elementos em si não são prejudiciais à obra, mas a impressão é a de que o texto pretendia ter vários pontos altos, mas, como leitora, não alcancei a sincronia. 

O fato de Bianca ser tão sonhadora também pode irritar um pouco, porque parece que a garota não vive na realidade. Porém, a história toda é voltada para o sonho de viver um conto de fadas, e este aspecto é necessário para a construção do perfil da personagem. Referente a isto, havia um certo clima de magia empregada à obra, o que deu a ela um ar leve. O final, ainda que um pouco clichê, foi bonitinho e teve um quê de original. 

Um herói para ela é um livro para ser lido com a mente aberta, deixando a imaginação fluir conforme o enredo segue. Já deixo o aviso que qualquer tentativa de encaixá-lo na realidade tira o encanto da obra, e talvez este tenha sido meu erro.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

11 comentários:

  1. Olá Julia *---*
    Bom, já li um livro dessa autora (A última nota) é muuuuuito bom mesmo. Eu fiquei super hiper mega curiosa quanto a esse, foi para a minha listinha de desejados, vou ler com toda certeza e depois posto a resenha. A sua esta ótima ♥ SDDS do seu blog...
    Bjks, Ariane :*
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vixi, provavelmente vou passar esse livro um pouco pra frente e esperar para lê-lo depois de algo bem pesado. Isso porque as críticas que você fez ao livro fazem parte das "coisas que eu detesto em livro". Talvez se eu ler mais com mente aberta, quem sabe.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu ainda não li nada da autora, e tenho curiosidade para conhecer a sua escrita. Este livro tem uma temática interessante, gostei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bah, não sabia do que se tratava o livro, confesso, mesmo ele tendo chegado aqui pra mim também. Achei bem legal ele trazer diferentes gêneros em si e sua recomendação é ótima, pois eu poderia facilmente tentar encaixar na realidade e também teria uma leitura não tão boa assim.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju! Ainda não li nada da Lu Piras, mas tenho muita, muita vontade. Pena saber que "Um Herói para ela" não foi tão satisfatório assim, livros com protagonistas do tipo têm me mantido bem longe. Irei com as expectativas mais baixas, mas ainda assim, pretendo dar uma chance.

    Beijão! :D

    ResponderExcluir
  6. Ju, tudo bem?!
    Eu também gosto bastante de conhecer livros nacionais e na maioria das vezes gosto do que encontro. No entanto, acredito que o livro 'Um herói para ela' possui muitas mudanças de cenários, personagens, gêneros e afins, e acho que, assim como você, eu não iria me encantar tanto pelo livro. Mas a dica é muito válida, principalmente porque você recomendou lê-lo de mente aberta. Espero fazê-lo em breve!

    Mil beijos e uma ótima semana!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Júlia

    Esse livro foi tão decepcionante pra mim. Eu tentei gostar, de verdade. tentei enxergar o conto de fadas, mas não adiantou. Não tenho imaginação para uma história que "viaja" tanto.
    Tinha tudo para dar certo, mas a forma como os fatos são narrados também não ajudou muito.
    Enfim, desejo ler outros livros da autora e espero que dá próxima vez eu consiga gostar.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oie Ju =)

    Eu não li nada da Lu Piras ainda então estou bem curiosa para ler esse livro, apesar das várias criticas negativas que já li sobre ele.

    Vou começar a leitura sem grandes expectativas e espero ao menos achar a história "agradável".

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Olá Julia,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura, e depois da sua resenha não sei muito o que esperar dele....abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. a impressão que passa é que a autora quis colocar vários pontos pra amarrar a história e acabou se perdendo. não houve um equilíbrio nas situações =/ aparecendo oportunidade, eu leio sim. bj!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.