Ser Feliz é Assim - Jennifer E. Smith

Sinopse: Após Graham enviar, por engano, um e-mail para Ellie falando sobre seu porco de estimação Wilbur, nasce uma inesperada amizade virtual. Ele é um astro de cinema, e ela, uma menina simples que faz o possível para passar despercebida, tentando esconder um escândalo do passado. Sem nem saber o nome um do outro, eles começam uma correspondência virtual, compartilhando segredos, esperanças e medos. Quando surge a oportunidade de Graham filmar seu próximo filme na pequena cidade de Ellie, o relacionamento ganha contornos reais. Duas pessoas de mundos tão diferentes conseguirão ficar juntas? (Skoob)

SMITH, Jennifer E.. Ser Feliz É Assim. Galera Record: 2014. 392 p.

Semanas atrás, eu fiz a resenha de outro livro de Jennifer E. Smith: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista. Quem leu essa minha resenha, sabe que não gostei, porque a autora se preocupou demais em explicar o drama sentimental da personagem principal com o pai, sem um motivo coerente, e deixou o romance em segundo plano.

Não sei se isso aconteceu, mas suponho que alguém gritou no ouvido dela o erro que cometeu, porque Ser Feliz é Assim corrige todos os problemas desse outro livro.

Novamente narrado em terceiro pessoa, desta vez conhecemos ambos os lados dos dramas pessoais que Graham e Ellie enfrentam em relação à sua família.

A mãe de Ellie se apaixonou pelo homem errado: após ficar grávida, descobriu que ele tinha outra família e um futuro profissional que o impedia, em termos, de assumir seu papel de pai de Ellie. Isso é explicado mais para o meio livro e faz todo o sentido.

Já Graham enfrenta a solidão e a desconfiança das amizades que surgem de todos os lados, devido à sua fama como estrela de filmes juvenis de ação. Somado a isso, existe uma espécie de abandono dos pais, que nunca parecem sentir vontade de participar de sua vida. Ele sente a falta deles, mas não sabe como trazê-los para perto.

“No entanto, do lugar onde estava Graham conseguia enxergá-la perfeitamente: o cabelo ruivo ondulado e a camiseta grandona com a figura de uma lagosta sorridente na frente, o jeito como as pernas estavam encolhidas por baixo do corpo no assento da namoradeira de balanço e o nariz coberto de sardas. Ele conseguia vê-la bem, e a reação foi exatamente aquela que havia imaginado mais cedo. Foi como levar um soco em cheio no estômago.”

Em diversos momentos somos apresentados a acontecimentos passados que explicam a relação de Ellie e Graham com essas dificuldades, mas sem atrapalhar ou roubar os momentos que constroem o romance dos dois. São trechos curtos, colocados entre ações e nunca no meio delas, evitando a quebra de ritmo.

“Outro rojão explodiu no céu, agora em anéis de luz verde e roxa, mas esse Ellie acabou perdendo. Ela estava ocupada demais observando Graham, e, quando ele girou o corpo, os olhares de ambos se encontraram imediatamente. Os dois ficaram daquele jeito por um longo instante enquanto chovia fagulhas coloridas.”

Não existe realmente muito a se dizer sobre a história em si. Ela gira ao redor das tentativas de Graham em convencer Ellie de que sua fama não vai impedir que eles possam se amar e ficarem juntos. Somando a isso, existe a solução do problema de cada um deles com os pais.

Pode parecer pouco para um livro com tantas páginas, mas não é. Assim, Smith tem o espaço necessário para escrever o que mais importa: as conversas entre Ellie e Graham, e a troca de e-mails, sempre muito curtos, mas carregados de emoção e dualidade. Explico: as mensagens são pequenas, mas o que não é dito nelas, apenas sugerido, força a imaginação do leitor a criar exatamente o que fica oculto. E quanto Ellie e Graham estão juntos, aquilo que o leitor imaginou é confirmado pelos dois.

Ellie e Graham formam um casal apaixonante, e é impossível não torcer para que fiquem juntos no final, independente dos desencontros que surgem pelo caminho. Os diálogos não são formados por frases cheias de significado, daquelas elaboradas, que perdem a credibilidade por não serem naturais, por parecerem pensadas demais, certinhas demais. Eles conversam sobre trivialidades, sobre seus sentimentos, desejos, medos, dificuldades, sonhos, etc., exatamente como qualquer casal apaixonado conversaria.

“Ela: Você não acha um saco quando pessoas respondem e-mails usando emoticons?
Ele: :)
Ela: Vou fingir que não vi isso.”

Talvez esse seja o motivo do livro ser tão fácil de ler.

Talvez esse seja o motivo de, ao virar a última página, você seja flagrado com um sorriso no rosto.


Carl
Carl

8 comentários:

  1. Eu sempre fiquei curiosa para ler A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, mas agora, depois da sua resenha, fiquei na dúvida se devo mesmo, talvez eu devesse já pular para Ser Feliz É Assim, gosto mais da premissa deste e adoro livros que nos deixam sorrindo. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ágata!
      Não sou de dizer para não ler um livro. Você pode gostar do que eu não gosto, e vice-versa. APEDAAPV é fininho e dá para ser lido em um par de horas. Mas se decidir pular assim mesmo, vai encontrar em SFEA um casal tão fofo quanto o outro, só que muito mais desenvolvido e consistente.
      Obrigado pela visita! ;)

      Excluir
  2. Oie
    Gostei muito de sua resenha Carlos. Confesso que esse livro nunca chamou minha atenção, e pela sua resenha percebi que ele é muito bom e um tema interessante. Quem sabe um dia eu leia.
    Essa capa é bem legal!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nessa!
      Sabe? Não é aquela história cheia de acontecimentos, mas é muito gostosa de acompanhar. Acho que me senti menos estressado ao final do livro...rsssss
      Abs

      Excluir
  3. A sua resenha me deu muita vontade de ler o livro. E eu estava até querendo um livro mais leve assim para começar quando terminar o que estou lendo atualmente. Vou gravar o nome desse ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deby!
      Se quer um livro alto astral, descompromissado, leitura fácil... achou! rsss
      Abs

      Excluir
  4. Oi Carlos!

    Já vi um monte de resenhas desse livro pela blogosfera, e todos com impressões muito positivas. O título é uma graça e só por ele eu já leria o livro, mas a sua resenha me deixou com uma curiosidade ímpar. Diferente do outro livro da autora, esse sim dá aquela vontade desesperadora de ler.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Não deixe de ler mesmo, a história é simples mas muito fofa.
      Abração pra vc!

      Excluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.