Feedback: Pesquisa de Opinião 2015

Olá seus lindos, tudo bem com vocês?

O assunto de hoje é a Pesquisa de Opinião que eu realizei em março deste ano, vocês lembram dela? Pois é, já faz um bom tempo que eu tive conhecimento da opinião de vocês a respeito do blog, e gostei muito de ter feito a pesquisa. Pretendo refazer a experiência em um outro momento.

Desde aquela época, no entanto, não mostrei para vocês os resultados que obtive. Precisei me organizar com as atividades da faculdade, as pendências no trabalho e só agora tive um tempo de parar e elaborar esse feedback para vocês. Peço desculpas pela demora e agradeço muito a participação de todos.

As primeiras perguntas tinham o intuito de saber o perfil dos leitores do blog. A grande maioria está na faixa entre 21 e 30 anos (70%), e 100% das pessoas que responderam têm o hábito de ler todos os dias. 

O bloco de questões seguinte tinha como objetivo compreender o relacionamento dos leitores com os blogs em geral. A maioria respondeu que acessa um blog pela primeira vez pelo conteúdo (voltado para livros, por exemplo), ou pela formatação do blog. Houve respostas também que diziam que chegavam até um blog pelas indicações que recebiam ou pela divulgação realizada nas redes sociais. E todos, sem exceção, afirmaram que continuam a visitar um blog pela qualidade das resenhas e do conteúdo publicados.

Após essa introdução, eu busquei compreender o relacionamento dos leitores com o blog Conjunto da Obra. Foram várias perguntas a respeito do que vocês achavam do conteúdo do blog, da formatação, das colunas, dos colunistas, entre outras. Vou comentar as respostas por tópicos:

  • Tempo que conhecem o Conjunto da Obra: 60% respondeu que conhece há mais de 2 anos e os outros 40% conhecem de 1 a 2 anos.
  • Visitas ao Conjunto da Obra: 60% visita mais de 2 vezes por semana; 20% visita 2 vezes por semana e os outros 20% visita pelo menos 1 vez por semana.
  • Colunas que os leitores mais gostam: Resenhas (100%), Conjuntando (40%) e Leituras do Mês (40%).
  • Colunas que menos gostam: Novidades, Além das Páginas, Especial e Conjuntando, mas cada uma apareceu apenas uma vez.
  • Redes Sociais em que seguem o blog: Facebook (100%), Instagram (80%) e Twitter (80%).
  • O que gostariam de ver no blog: vídeos, mais fotos dos livros e mais promoções.
  • Participação dos colunistas: 100% respondeu que gosta da participação deles.
Em resumo, é isso.
Foi bastante importante para mim ter esse retorno de vocês para saber o que eu estou fazendo certo ou errado. Estou pensando em algumas coisas para trazer mais novidades para o blog, e a Pesquisa contribuiu muito para clarear minhas ideias quanto aquilo que vocês podem gostar mais.

Obrigada por tudo, gente!

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

10 comentários:

  1. Oi Ju
    É muito bom né, ver o retorno de quem acessa o blog. E a pesquisa ajuda muito para nós melhorar.
    Eu adoraria ver vídeos por aqui e te conhecer Ju :)

    Super Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, eu precisaria de MUITA coragem para falar em vídeo! rsrs
      Estou degustando a ideia.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oooi Ju!

    Viu, todo mundo ama vídeos! Mas eu sei como é custoso fazê-los. Enfim, fiquei muito feliz ao saber que 100% dos seus leitores gostam da participação dos colunistas. É muito bom esse retorno, sabem? Agora, como blogueira eu falo que se eu pudesse, nas postaria a coluna de novidades, mas como há parcerias, né... hauehauehauehaure

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Tudo bom!
    É muito importante receber esse Feedback dos leitores, seria bem legal ter vídeo também no blog!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oie Ju =)

    Muitos me cobram videos do blog, mas além de não ter um bom equipamento para gravar não sei se me sentiria a vontade em ficar sentada falando para uma câmera rs... Sem falar que morro de vergonha também XDD

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. amei essa pesquisa! um jeito bem inteligente de ouvir quem participa do blog <3 não sou muito fã de video, particularmente prefiro fotos e um bom tópico sobre o assunto a ser abordado. que venha mais pesquisas assim, adorei participar!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Que bom que a pesquisa foi proveitosa, pelo visto valeu a pena fazer. Eu já recebei pedidos de vídeos também, mas não sou muito fã de câmeras, sou tímida para isso.

    Bjos!! Cida

    ResponderExcluir
  7. Acho legal estas pesquisas de opinião, pois ajuda a o blogueiro entender o que mais os leitores do blog curtem e o que menos agrada em um blog, este do mês de março eu não participei, mas no próximo com certeza participarei dando minha opinião sobre o blog.

    ResponderExcluir
  8. Oi Julia!
    Que legal você compartilhar com a gente o resultado da pesquisa!
    Para mim o blog está perfeito! Desejo sucesso a você!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Pesquisas são mesmo muito boas para descobrir mais sobre seus leitores e o que eles preferem ou esperam.Eu sou uma pessoa que adoro visitar blogs e sem dúvida levo o conteúdo deles como fator principal para voltar a visitá-los ou não.
    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.