Surtada na Dieta - Neob e Caramel


Sujee come compulsivamente, depois fica com a consciência pesada e tenta — apenas tenta — fazer dieta. Ela tem 25 anos e sempre sonhou que um dia emagreceria e poderia se vestir de um jeito mais compatível com a sua idade. Agora, Sujee está em uma duvidosa empreitada rumo ao corpo saudável.
Para conquistar sua meta, ela vai receber o apoio do personal trainer Chan-Hee, que passa a morar na sua casa e a tomar conta da cozinha, virando seu mundo de cabeça pra baixo. E também vai sofrer com as tentações oferecidas por seu chefe comilão, que é apaixonado por ela.
Surtada na dieta é o primeiro volume da trilogia QUERO EMAGRECER, que vai contar o dia a dia de Sujee com muito humor e doses de nonsense. 
Neob. Caramel. Surtada na Dieta - Quero Emagrecer 01. São Paulo: Conrad Editora, 2015. 317 p.

Um único comentário foi suficiente para me deixar mais que curiosa por este livro. Conciliando informação e diversão, ele parece ser a dica perfeita para arrancar algumas risadas e fazer o leitor procurar foco em uma vida mais saudável. Contado em quadrinhos (muito bem feitos, por sinal), o que mais me chamou em Surtada na Dieta foi justamente essa junção de elementos para encorajar seu leitor.

Quem nunca tentou mil e uma fórmulas para emagrecer? Aquelas dietas de um só alimento, cápsulas milagrosas que fariam emagrecer em duas semanas? Sujee também tenta de tudo para perder alguns quilos, principalmente após comer tanto a ponto de ficar com a consciência borbulhando. Mas o problema de Sujee não é só a dieta, é também determinação.

Ela come de tudo, e das coisas mais gordurosas e nada saudáveis, mas simplesmente não consegue parar. Mas ora, se ela possui alimentação tão desregrada há 25 anos, vai ser muito difícil conseguir mudar isso. Mesmo com ajuda.


Sujee necessita de alguém com energia para ajudá-la, alguém que regre desde o café da manhã até as escapulidas para a geladeira tarde da noite. Alguém como Chan-Hee, que será o único a citar o quão gorda ela está, e gritará até dizer chega.

Primeiro livro de uma trilogia, Surtada na Dieta (Quero Emagrecer 01) é um livro inspirador. Eu, mesmo sem querer e necessitar emagrecer, me senti atingida pelos conflitos da protagonista. E identifiquei diversas outras pessoas do meu convívio na personagem. A sua falta de foco, o querer desistir na primeira dificuldade, e até as escapulidas da rotina mais saudável. É interessante ver que mesmo em um ambiente tão distante do nosso (os autores são sul-coreanos) os conflitos e dificuldades são os mesmos.

Mas mais que isso, a obra me fez rir. Os surtos de raiva do personal de Sujee, as loucuras da própria, as tentativas intermináveis do chefe dela de fazê-la desistir da dieta, os traços das ilustrações e o contexto em geral são muito engraçados. Eu me diverti muito lendo este livro.

Aliado a isso, Surtada na Dieta ainda traz algumas páginas de informações, mitos e verdades sobre perda de peso, alimentação saudável, exercícios e mais. Vale ressaltar que a obra salienta não somente a parte estética, e sim principalmente a parte saudável. Ninguém tem nada a ver com a vida de ninguém, e você não deve querer mudar simplesmente para dar satisfação aos outros. Mas a partir do momento em que você não se sente mais feliz com sua aparência, não possui confiança e percebe as consequências na saúde, é hora de partir para essa mudança. Vale salientar que a saúde e bem estar são muito mais importantes do que satisfações a terceiros. Entretanto, acaba que uma coisa está associada a outra.


E é esse conjunto de fatores (principalmente a saúde) que faz Sujee querer mudar. Ela precisa enfrentar todos as suas fraquezas, as pessoas que querem lhe derrubar e focar na vida saudável. Porém, isto não é, de forma alguma, fácil.

Nota especial para a edição. A editora Conrad fez um trabalho absolutamente incrível na edição, é uma obra de fácil entendimento visual, além das ilustrações do próprio Caramel.

Tenho certeza que além de inspiração, Surtada na Dieta lhe trará diversão. É um livro que consegue conciliar essas duas coisas muito bem, tem uma edição fantástica e um roteiro engraçadíssimo. Estou louca para conferir o que acontecerá com Sujee nos volumes seguintes. É uma excelente dica, não tenham dúvidas.

Sofia
Sofia

6 comentários:

  1. Achei interessante e criativo o livro, para quem quer emagrecer e tal, eu não leria nem compraria pois sou aquele tipo de pessoa que como o que quero e não engordo haha, mas adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. awn quero já! me identifiquei com Suje hahahaha! amei as ilustrações, super dinâmico e ñ é um livro que deprecie quem é gordinho, pelo contrário é um jeito divertido de incentivo! amei de verdade! e muito legal o fato dos autores e a história se passar na Coreia do Sul, sai do habitual sem parecer estranho. já está como desejado <3

    ResponderExcluir
  3. Olá Sofia,

    Essa é a terceira resenha que leio desse livro, todas positivas, não preciso dizer a minha vontade de ler essa obra, ótima dica.

    Beijos.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Soso!
    Gostei muito da tem[ática do livro, parece ser muito bom. Gostei das ilustrações, fiquei com mais vontade ainda de conhecer a obra.
    Bela resenha!!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa achei super legal a proposta desse livro, história divertida e inspiradora, fiquei bastante interessada em ler, mesmo não tendo problema pra emagrecer, tenho uma alimentação bem saudável!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhoso!
    Logo que vi o lançamento desse livro e algumas recomendações já me interessei.Nunca vi uma HQ que se tratasse desse tema em especial com muito humor e bom senso.O fato dele trazer dicas ,alguns certos e errados é ainda mais empolgante.Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.