Top School! Beleza Roubada - Toni Brandão

Tem algo de muito perigoso acontecendo no maravilhoso reino da Top School.
Malu continua sendo a pior, Ivan o mais legal, Indira a mais dramática, Bem e Guel os mais gatos. Mia e Alice as mais... Espera aí afinal quem são Mia e Alice? O que esta por trás da história dessas meninas? Para os nomes delas derreterem no espelho de Malu, boa coisa não deve ser.
BRANDÃO, Toni. Beleza Roubada. Top School! vol. 2. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2013.

Comentei que Top School - Seleção Natural era um livro criativo, que narrava de uma forma diferente e juvenil o mundo da moda. A impressão que tive, em Beleza Roubada, foi ainda mais acentuada. Os livros de Toni Brandão são joviais, modernos, rápidos e inteligentes, e têm uma linguagem divertida e descolada.
 
Neste segundo volume, a narrativa do autor continua a sugerir muito mais do que efetivamente diz, e há um tom de ironia que torna a leitura divertida. O estranhamento com a forma de escrita, que aconteceu no primeiro livro, não se repetiu dessa vez, e eu consegui curtir a construção textual do início ao fim da obra. Há um toque moderno, totalmente condizente com o público para o qual o livro é voltado. Em adição a isso, também a diagramação do livro se destaca, colorida, cheia de desenhos de objetos relacionados aos personagens, que contribuem para contextualizar a narrativa.
 
"- Você não tem o menor talento para filosofar, Antônia.
- Eu também pensava assim. Até que...
- Até que...?
- Me deixa trabalhar, Betão?
- No seu caso, 'trabalhar' me inclui.
- Dessa vez, não, Betão. Ou pelo menos não por enquanto.
[...]
- Vai me deixar de fora 'agora'?
O tom quase ameaçador de Betão lembra a Antônia que ele sabe 'demais, até demais' para ser deletado de qualquer assunto. Ainda mais um assunto que está deixando Antônia tão... transtornada? 'Transtornada' talvez não seja o termo correto. Reflexiva. Intrigada.
- Fique tranquilo Betão. Logo incluo você nesse circuito de novo." 
 
O enredo continua um intrincado de personagens, sem determinar um ou outro que são principais; vários deles têm o mesmo destaque e, de alguma forma, o autor consegue ligar todos eles uns aos outros. Trata-se de uma abordagem diferente, dinâmica, e o único ponto fraco dessa construção é o fato de que não se pode conhecer profundamente a qualquer um dos personagens.

Se no primeiro livro o que me deixou um pouco perdida foi a quantidade de personagens, nesse segundo volume, fiquei incomodada com os inúmeros mistérios que surgiram e que, muito pouco, foram solucionados. É importante destacar que são os mistérios e as coisas não ditas que dão a maior graça à série. O problema é que, muitas vezes, eu já estava até esquecendo certo acontecimento, por causa de tantos outros que surgiram no meio tempo, que quando eles voltavam a aparecer eu pensava que "ah, é, tem isso também".
 
Tenho a impressão de que os segredos não podem ser revelados antecipadamente porque um mistério está ligado ao outro, mas essa falta de informação faz com que as nuances se percam durante o caminho, e o leitor acaba sem saber por quais respostas ansiar. Acredito que uma ou outra explicação pudesse ser dada durante o enredo, já que muitos personagens chegam a conclusões importantes que não são repassadas para o leitor. E é um pouco frustrante ter que esperar pelo último livro para, finalmente, entender coisas que aconteceram nos dois livros anteriores.
 
"Então Alice e Mia começam a voltar para a história que até aquele momento entenderam como sendo suas. A caminho de Ben e Guel, elas param, cada uma do seu jeito, cada uma a seu tempo... para conferir as mensagens que receberam em seus celulares.
O número do telefone é o mesmo que das outras duas vezes: 1111-1111; se é que se pode chamar de número de telefone uma sequência de 'uns'.
Só que dessa vez a mensagem tem uma frase a mais:
'Cada dia mais linda. Cuide de sua beleza. Ela será roubada.'
 
Não quero passar a impressão errada, então vou deixar bem claro que estou adorando a série. Mas eu sou uma pessoa lógica que precisa de respostas, que não vieram até agora. A maior parte da frustração é consequência da curiosidade, e felizmente a Editora já anunciou o lançamento do terceiro livro, Código Secreto, que eu espero que chegue logo!

Ju - Conjunto da Obra
Ju - Conjunto da Obra

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

7 comentários:

  1. Oi Ju!

    Vi a resenha que você postou sobre Seleção Natural, mas nem dei muita atenção. Na verdade esse tipo de livro não me prende muito, sabe? E além do mais, parece que Beleza Roubada tem floreios demais na história, o que me deixaria incomodada demais. Ainda assim é legal saber que você está gostando bastante da série!

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Essa série parece ser ótima, curto esse gênero e essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente estou fugindo de séries, ainda mais juvenis. Mas achei bem interessante essa trazer bastante personagens e mistérios envolvidos na história. Te entendo quando dizes que queres reposta logo sobre todos eles, também sou assim.rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju
    Eu lembro da resenha do primeiro livro e eu tinha ficado bem curiosa pela trama. Bem, este segundo me deixou mais instigada, ainda mais quando vc diz na quantidade de misterios, estou curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa série, mas depois dessa resenha super positiva sobre ela, fiquei bem curiosa para ler, parece ser uma leitura leve e uma ótima história, sua resenha está muito boa, adicionei a série em minha lista de leituras, pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju,

    Acho importante os blogs por isso, por mim passaria batido por esse livro com essa capa, mas sua resenha me faz pensar bem diferente.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. acho que o livro agradará mais seu público alvo, não me chamou muita atenção. pode ser pq estou lendo outro gênero, mas achei o livro um tanto parado, com buracos que poderiam ser preenchidos. essa falta de respostas é muito chato =/ mas mesmo assim, me pareceu um livro onde se passa bons momentos, é uma leitura bacana.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.