Esta é uma história de amor - Jessica Thompson

Sinopse: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade.
Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço.
Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério.
Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo. (Skoob)
THOMPSON, Jessica. Esta é uma história de amor. Novo Conceito, 2014. 400 p.

Em 2015, fiz uma lista com os 10 livros que gostaria de ler sem falta naquele ano. Daqueles 10, consegui ler 6. Os 4 restantes, apesar de não ter conseguido ler, continuam a ser livros que espero ler em breve e, em razão disso, decidi começar 2016 com um deles: Esta é uma História de Amor, de Jessica Thompson.

Ainda que o título justifique que se trata de uma história de amor, o livro narra, na verdade, os desencontros entre Nick e Sienna. Os protagonistas se apaixonam logo que se conhecem, mas como a sinopse do livro bem diz, eles estão destinados a não ficarem juntos. Em lugar disso, contentam-se com a amizade um do outro, e criam uma relação verdadeira como poucos são capazes de ter.

"Sou uma romântica irremediável. Adoro a ideia de colisões aleatórias de corações. Anseio por encontros extravagantes, e não pelo modo como as mulheres convencionais são cantadas em bares e arrastadas para uma noite de amassos bêbados com um homem que elas mal conhecem. 'Nós nos conhecemos por meio de amigos em comum num jantar' é calamitoso. Se você está muito entediada, pode sacar a história do 'nos conhecemos no trabalho'.
Bocejo.
Há uma pequena Julieta dentro de mim, esperançosa por encontrar o olhar do meu Romeu do outro lado de um tanque de peixes ou por entre o vão de uma estante de biblioteca. Ora, mesmo se fosse por entre a seção de temperos de um supermercado, eu juro que não ligaria."

Os capítulos intercalam a narração, sempre em primeira pessoa, pelos pontos de vista de Sienna e Nick, e saber como os dois se sentem, vê-los tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes, é frustrante em alguns momentos. Se apenas um deles desse o primeiro passo, as barreiras desmoronariam. Mas isso não acontece e, com o tempo, tudo fica ainda mais difícil.

Por outro lado, esse "não vai" dos protagonistas não consegue irritar, pois enquanto a história principal não se desenrola, outros núcleos são bem explorados pela autora, tanto que meus personagens favoritos na obra não são os protagonistas. Peter, por exemplo, morador de rua, mexeu bastante comigo, especialmente por toda sua história de vida e tudo o que tinha a ensinar. Também George, o pai de Sienna, era encantador, pois mesmo com todos os problemas que tinha, nunca deixou de sonhar ou sentiu raiva do mundo, e transbordava de amor e doçura.

Por tudo isso, Esta é uma história de amor não é apenas uma história de amor, e tem seus grandes momentos, ainda que sua proposta não seja a de um romance de renome. Ao abordar problemas sociais bem conhecidos - e um assunto não tão conhecido assim -, a autora deu maior profundidade ao seu romance leve e discutiu implicações que são, muitas vezes, tabu.

De certa maneira, o livro me surpreendeu, já que ao mesmo tempo em que é leve e divertido, conseguiu mexer com minhas emoções e minha consciência. Fiquei encantada pela história, e espero que quem tiver oportunidade de ler este livro goste tanto quanto eu.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

20 comentários:

  1. Olá Ju! Tenho esse livro porem ainda não li, desse ano não passa e essa resenha me deixou ainda mais interessada em ler, parece ser uma história ótima e super emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    Este livro nunca chamou minha atenção, mas sua resenha até me deixou com um pontinha de curiosidade sabe?
    Gosto dessa capa, talvez eu dê uma chance!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Julia!
    Acho o nome desse livro super fofo! E a capa também.
    Não sabia muito como era a história e sua resenha deu uma clarificada nas ideias hahhahaa
    Que bom que os desencontros não atrapalham o desenrolar da história.
    E quem dera eu encontrar um cara com a cara do Jake <3
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Ah, Julia, que legal! Que bom que você gostou, cara. Eu tenho esse livro aqui, mas achei que era bem clichê e bobo. Bom ler sua resenha e saber que não é bem assim que ele é.
    Vou dar uma chance pra ele.
    Beijo.
    E ainda vale dar feliz ano novo? ;)

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Eu já amei pela capa, quero ler sim.
    Agora, já sabendo que tem muitos desencontros, pronto já quero, adoro um drama hehehehe

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Julgava que pelo titulo do livro ele seria mais um romance água com açúcar mas sua resenha despertou minha curiosidade, gosto muito de romances que fogem do obvio e mostram outros temas. Vou ver se consigo ler :)

    ResponderExcluir
  7. essa é mesma uma história de amor <3 o amor dos personagens, mesmo que eles ñ sejam destinados a focar juntos, é fortificada na amizade, construído em cima de todas as inseguranças, incertezas mas com base forte na amizade entre eles. amei o jeito que a autora conduziu a história. acho que a capa poderia ser mais caprichada mas mesmo assim é um mimo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Por coincidência acabei de ler esse livro e na minha opinião não foi uma história tão boa, confesso que esperava bem mais e me decepcionei um pouco. Uma das minhas complicações com o livro foi o desenrolar da história, aquele vai não vai que acontece no livro inteiro. Não tenho paciência pra essas coisas, tanto é que demorei um tempão pra terminar de ler (pensei que não ia terminar nunca) e foi um livro que só me prendeu um pouco no final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju!

    Esse livro me lembra muito Simplesmente Acontece, pelo menos o enredo. Aquele casal que tem de TUDO para ficar junto, mas sempre tem uma coisa que impede... Mas enfim, a proposta da história é muito interessante e é bom saber que a autora soube trabalhá-la bem. Fiquei curiosa para saber direitinho o porquê de os personagens secundários terem te cativado mais.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Julia!
    O livro me cativou e gostaria muito ler ele. Amei a sua resenha.
    BJ BJ
    http://garotassemcontrole.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju, eu não conhecia esse livro eu amo livros românticos com certeza vou ler bjs.

    ResponderExcluir
  12. Jília!
    Acredito que li esse livro há uns 2 anos e a primeira coisa que me impactou foi justamente por o livro, apesar do título, não falar de um amor específico.
    Não que tenha achado ruim, ao contrário, gostei porque abordou vários temas importantes e controversos.
    Leitura recomendada.
    “Se não queres que ninguém saiba, não o faças.” (Provérbio Chinês)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha e adorei o fato de que o livro não fala apenas do romance dos personagens principais. Muito legal quando o(a) autor(a) explora outros personagens na história e não foca 100% do livro nos protagonistas. Gostei do enredo do livro, irei procurar saber mais sobre ele :)

    ResponderExcluir
  14. O que mais leio são livros nesse estilo, amo romances clichê, acho que e o caso desse livro, e mesmo abordando outros temas, gostei bastante da premissa da trama, com certeza esse livro vai entrar para minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes mas é a primeiro resenha que leio e o livro pareceu legal e com uma boa historia, gostei de saber que a autora foca em outros personagens criando pequenos núcleos mais acho que iria me irritar muito com esse esse "não vai" do casal !!

    ResponderExcluir
  16. Sou Apaixonada pela capa desse livro e ele parecer ser muito bom e amei sua resenha foi umas das únicas que expressou o que realmente o livro se trata que me deixou ainda mas com vontade dele.
    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Posso dizer que esse livro me chamou atenção pela sinopse, afinal tenho talento de ter desencontros amorosos na minha vida rsrsrs
    Fiquei empolgada de ver a história desses personagens e concerteza irei ler esse livro :D

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. ai... o enredo desse livro parece com um de um filme que estava assistindo um dia desses, eu odeio esses desencontros, fico angustiada, mesmo você dizendo que as outras histórias se desenrolam.
    não vou dizer que não leio, mas não é prioridade

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, deve ser bem triste, os dois se gostarem mas ão podem ficar juntos, fiquei curiosa com o motivo que impede os dois de serem felizes. Muito bom o livro abordar temas que são tabus, isso nos leva a refletir sobre esses assuntos.

    ResponderExcluir
  20. A história parece linda e bem leve de ler, não sei se me interessou muito, mas acho que fiquei curioso =P Amo livros que nos surpreendem. Abraços, adorei a resenha, espero um dia poder ler.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.