P.S.: Ainda amo você - Jenny Han

Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois. (Skoob)
HAN, Jenny. P.S.: Ainda amo você. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.


Para todos os garotos que já amei foi um dos livros mais fofos que li nos últimos meses e fiquei convencida que Jenny Han tem dom para escrever livros românticos nos deixam enternecidos. O curto período de espera até que sua continuação, P.S.: Ainda amo você, chegasse até mim foi doloroso, mas assim que pus as mãos no livro, deixei de lado tudo o que estava fazendo e, poucas horas depois, tinha uma leitura finalizada.

P.S.: Ainda amo você tem sua narração em primeira pessoa pela protagonista Lara Jean, assim como no primeiro livro. A perspectiva é bem elaborada pela autora e ilustra a personagem como a adolescente que é, com a ingenuidade e as inseguranças da idade, ao mesmo tempo em que tenta ser realista e controlada, mesmo nos momentos em que fazer isso se torna bastante difícil.

A construção dos personagens, inclusive, é o aspecto mais relevante do enredo, pois não existem grandes artifícios na obra de Jenny Han para envolver o leitor que não seja seu texto, pura e simplesmente. Da mesma forma como ocorre no primeiro livro, o importante da obra se faz nos detalhes que não conseguimos enumerar.

O mote principal da história, desta vez, é que agora Lara Jean não está em um relacionamento platônico, e ela precisa aprender a lidar com as benesses e complicações de estar ao lado de uma pessoa real, sem idealizações. É nítido o quanto a personagem amadureceu no decorrer do primeiro livro, ela já não é mais aquela garota amedrontada que era antes, só que essa regra não se enquadra muito bem no quesito “namoro” para a garota. Por ser a primeira vez que ela está com alguém, é visível a dificuldade que ela tem para decidir como agir, e algumas atitudes são bobas, infantis e egoístas.

"Na sexta, levo os biscoitos de limão e escrevo o número da camisa dele na bochecha, o que deixa Peter feliz da vida. Ele me abraça e me joga no ar, com um sorriso enorme no rosto. Fico me sentindo culpada por não ter feito isso antes, porque foi preciso um esforço mínimo da minha parte para fazê-lo feliz. Percebo agora que são as pequenas coisas, os pequenos esforços, que mantêm um relacionamento. E sei também que, de certa forma, tenho o poder de magoá-lo e também de fazê-lo se sentir melhor. Essa descoberta me deixa com um sentimento esquisito no peito, por motivos que não sei explicar."

Peter, por sua vez, continua o galanteador de sempre. A cada frase que ele dizia, os suspiros me escapavam, especialmente porque ele tem um jeito só dele de demonstrar seus sentimentos. Se ele fosse um romântico tradicional, acho que não gostaria tanto. Só que o fato de ele ter conquistado meu coração não significa que ele seja imune à minha ira: houve momentos que ele me irritou tanto que quase quis sacudir o menino. Claro que havia uma explicação decente e eu até o perdoei, mas ele contribuiu - e muito - para os problemas todos da história.

Um novo personagem surge neste livro. Não sei se citar o nome dele é spoiler ou não, mas vou citar: John Ambrose, um dos garotos para quem Lara Jean escreveu no livro anterior. John é fofo também, encantador, mas ele parece bem deslocado da história. Tive a sensação de que ele é personagem de outro livro e que simplesmente entrou por engano em P.S.: Ainda amo você. Na cena em que ele e Lara Jean saíram para brincar na neve, tive um leve dejavú de uma cena de Alex e Lillia na série Olho por Olho (não lembro qual livro). Seu papel como amigo foi perfeito, não acho que haveria problema se ele tivesse surgido por conta disso, mas sua participação como um todo foi desconexa.

Geneviere, por outro lado, foi destaque nesse volume. Ela sim, sozinha, poderia conduzir o enredo ao ápice. Acho até que ficaria mais emocionante e Lara Jean surtaria um pouquinho mais, se não estivesse confusa o suficiente por sua própria conta.

"- Você não vai beijar seu homem? Acabei de sair da prisão.
- Peter! Isso não é engraçado. Você foi suspenso?
Ele dá um sorrisinho.
- Não. Usei toda a minha lábia para escapar. O diretor Lochlan me ama. Mas eu poderia ter sido suspenso sim. Se fosse qualquer outra pessoa...
Ah, Peter.
- Não comece a se gabar agora.
- Quando saí da sala de Lochlan, havia um grupo de garotas do primeiro ano me esperando. Elas ficavam dizendo 'Kavinsky, você é tão romântico'. - Ele ri, e lanço um olhar irritado para ele, que me puxa para perto. - Ei, elas sabem que tenho dona. Só tem uma garota que eu quero ver de biquíni amish."

Margot não aparece tanto desta vez, mesmo que ela esteja fisicamente mais perto, por mais tempo do que esteve no livro anterior. Isso, no entanto, não chega a ser um problema. A pessoa de que mais senti falta, na verdade, foi Josh, que achei que estaria bastante presente depois de todos os acontecimentos do primeiro livro, mas não estava, e acho que essa foi uma das maiores falhas da autora nessa obra. A menos, claro, que ela escreva um terceiro livro - o que imagino que não acontecerá.

Ainda que não tenha sido tão perfeito quanto o primeiro, P.S.: Ainda amo você continua adorável, cheio de sorrisinhos e suspiros a nos presentear, e com um final fofo tão fofo quanto o primeiro, que tende a conquistar os leitores.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

35 comentários:

  1. Ainda não li o primeiro livro desta duologia, mas espero ler este ano! As capas são lindas... E a estória parece ser super fofa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, eu não li o primeiro livro mas tenho muita vontade, porque só leio elogios a esses dois livros eles parecem ser incríveis e como sempre sua resenha esta maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo para Todos os Garotos Que Já Amei e estou curtindo bastante, já sabia um pouco sobre a história e conhecia a escrita da Jenny de outros livros, com certeza esse livro entrará na minha lista, estou bem empolgado com o final deste livro e a continuação já é esperada.

    ResponderExcluir
  5. Olá !! Não li o primeiro livro, que pelas resenhas parece ser mais divertido...mas, como você mesmo diz .."Ainda que não tenha sido tão perfeito quanto o primeiro, P.S.: Ainda amo você continua adorável.." vale a indicação para quem aprecia este tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler Para Todos os Garotos que já amei, só vi resenha boa dele. Eu sempre pensei que ela enviava cartas pra quem já havia namorado, fiquei mais curiosa ainda agora. Beijos.

    potato_purple.blogspot.com
    youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ownnn...tô aqui suspirando, kkkk
    Ainda não li nenhum livro da autora :(
    Mas as capas são belas...os títulos encantadores...e as resenhas que li sempre falam maravilhas.
    E esse pelo jeito não fica atrás né?
    A minha vontade de ler só aumentou com a sua resenha!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro. Me apaixonei pelo anterior, gostei muito do jeito que a autora mostra a vida de uma adolescente, acho que se eu tivesse 17 anos ia me identificar muito, pq as coisas são bem reais. Fiquei chateada de saber que o Josh não aparece muito nesse, na minha opinião ele é um personagem essencial. Espero conseguir ler logo essa continuação.

    ResponderExcluir
  9. OI JU
    Ai, vc fala tão bem desses livros que já estou louca para pegar o meu e ler. Parece ser um livro muito gostoso de ler mesmo.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bom ainda não li o primeiro, mas esta duologia esta sendo muito elogiado que cada vez mais minha vontade de ler só aumenta. É muito legal abordar esse assunto do primeiro romance, seus medos e inseguranças, porque passamos por isso e muitos vão passar ou já estão passando.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Ainda não li Para todos os garotos que já amei e já estou super ansiosa pra ler essa continuação, parece ser uma história super fofa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiii! Tô louca pra ler os livros da autora! Li mtos comentários á respeito dos livros dela...Tô encantada! Qro ler loguinho! Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Sou doido pra ler o primeiro livro, a história parece ser super leve, divertido e bem fofo, com um romance incrível. Amei a sua resenha, só me deixou ainda mais ansioso. Abraços, até mais :)

    ResponderExcluir
  14. Para todos os garotos que já amei foi um dos meus melhores livros lido em 2015, e assim que terminei de ler fiquei louca pela continuação, amo a escrita da autora, e como ela tem o dom de transforma simples palavras em grandes coisas, tenho certeza que vou a leitura desse livro, e não vejo a hora de adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  15. Julia, não tem alegria maior de um leitor do que ver a continuação de um primeiro livro ser tão fantástica. Desde que li Para Todos os Garotos que já Amei, fiquei encantada com o romance e quando terminou ficou com aquele gostinho de quero mais.
    Adorei a resenha, e saber o quanto te agradou, minha curiosidade e ansiedade que antes já era grande, aumentou instantaneamente. Espero ter essa oportunidade de ler em breve ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li esse livro e nem o anterior da série. Gostaria muito de ler e verificar por mim mesma o quão bom ele é, conforme os comentários que tenho lido em diversos blogs. parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  17. Tô muito curiosa para ler os livros da Jenny Han. As resenhas do blog como sempre excelentes.

    ResponderExcluir
  18. Tomara que esse livro seja tão bom quanto o primeiro, na verdade ainda não li o primeiro mas vou tentar o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nem um livro da autora Jenny Han, mas Ps. Ainda Amo Você está em minha lista de leituras, como adoro muito histórias românticas acredito que irei gostar da história desse livro, estou super ansiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  20. eu querooo. To mega ansiosa para ler eles ♥♥

    ResponderExcluir
  21. Tenho que ler esse livro, mas claro, primeiro tenho que ler Para Todos os Garotos Que Já Amei. Sua resenha foi ótima e só me fez ficar mais curiosa com a história dos dois livros.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  22. Ainda nao li esse livro da autora, mas achei criativo a historia que a autora fez, espero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  23. Complicado a realidade é sempre mais complicada mas veria o tipo de sentimento que nutria por cada um e me jogaria

    ResponderExcluir
  24. Eu ainda não cheguei a ler, mas espero que dê certo, estou muito interessada, vejo que esse é mais um daqueles livros que depois que lemos demora um pouco para conseguirmos voltar para a nossa própria realidade...

    ResponderExcluir
  25. Já lí esse livro e amei a carta que ela escreve para o Peter no inicio, como eles resolvem... O ciúme de Peter com um dos caras que aparece na vida da Lara Jean que inclusive é um dos meninos que ela escreveu. É uma leitura gostosa de se ler.

    ResponderExcluir
  26. Já lí esse livro e amei a carta que ela escreve para o Peter no inicio, como eles resolvem... O ciúme de Peter com um dos caras que aparece na vida da Lara Jean que inclusive é um dos meninos que ela escreveu. É uma leitura gostosa de se ler.

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li o primeiro livro, mas já quero muito esse, pra ler os dois de uma vez, rs! Adorei a história, a premissa do livro, combina muito comigo, e ler bons comentários só me anima a ler mais!

    ResponderExcluir
  28. Capas lindas e convidativas. Ainda não tive oportunidade de ler, mas espero que em breve possa. E lendo as resenhas e comentários, mais vontade ainda!

    ResponderExcluir
  29. Olá Ju!!!
    Nossa é sério cada dia que leio mais sobre o livro ele me encanta. Acho as capas lindas e o enredo muito interessante, ainda bem que nunca escrevi cartas para as pessoas que gostei só textos que não dar para saberem pra quem foi kkkk
    Eu ainda não li nenhum dos dois livros, mas simplesmente cada dia mais fico encantada.
    Estão na minha lista para ler e espero poder lê-los logo.
    Belíssima resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. O mais legal desse segundo livro, é saber que a autora soube mostrar uma personagem amadurecendo, como ela mudou do primeiro para o segundo livro. Interessante o livro mostrar como é um relacionamento real e tudo o que envolve ele.
    Muito curiosa pra saber como fica a historia com a volta desse amor do passado de Lara Jean.

    ResponderExcluir
  31. Bom, mesmo voce dizendo que esse livro não é tão fofo quanto o primeiro, mas que ainda assim é lindo, e que mostra o amadurecimento da protagonista, de uma forma leve e sutil mas que o leitor consegue perceber...eu não vejo a hora de começar a ler o primeiro livro e depois engatar esse na sequência, parabéns pela ótima resenha! Bjão!

    ResponderExcluir
  32. Li para todos os garotos que já amei e "amei" achei muito fofa e encantadora, estou morrendo de vontade de ler a continuação para saber como será o fim da história de Lara Jean :)

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.