Bear - Bianca Pinheiro

Sinopse: A pequena Raven tem um problema: de algum modo ela conseguiu se perder de seus pais e de seu lar. Em sua busca, ela se depara com um urso marrom (ou seria alaranjado?) que, apesar de rabugento, aceita ajudá-la nessa empreitada. A jornada desses dois acaba de começar. (Skoob)
PINHEIRO, Bianca. Bear. Editora Nemo, 2014. 64 p.

Bianca Pinheiro começou a publicar Bear em formato Webcomic, o que ainda faz hoje em dia. Vocês podem conferir, clicando aqui. Foi nesse formato que ela conseguiu ter seu trabalho conhecido e, posteriormente, publicado pela editora Nemo. O que também lhe abriu as portas para ser convidada por Maurício de Souza para escrever e desenhar a próxima versão da Mônica.


Mas eu conheci Bear de outra forma, três anos atrás, na FIQ BH de 2013. Foi paixão à primeira vista pelos traços de Bianca, e uma segunda paixão depois de li seu texto. Texto este que combina perfeitamente com a simplicidade e a inocência transmitida pelas formas arredondadas e fofas de cada personagem.


Os dois volumes de Bear têm, na sua essência, dois dos sentimentos mais nobres do ser humano: amizade e paternidade. Ao se perder de seus pais, Raven, a garotinha, encontra em Dimas, o urso, o suporte que precisa para iniciar uma busca por eles. Nessa jornada, Raven e Dimas encontram muitos outros personagens, que vão desde pessoas normais a animais falantes. Não há diferenciação no mundo criado pela autora, da mesma forma que não existe diferença na mente de uma criança, quando ela conversa com seu animal de estimação, ou melhor, seu animal amigo.


Mas as histórias de Bear não são apenas sobre os dois sentimentos mencionados acima, mas, também, deixam uma mensagem moral bem definida, clara o suficiente para ser compreendida em qualquer idade. Esse é um destaque importante na obra de Bianca Pinheiro. Não encaixo Bear no gênero infanto-juvenil, porque os temas abordados por ele são abrangentes em termos de idade, além de serem mais importantes para os adultos do que para as crianças.


As aventuras são recheadas de referências a games, quadrinhos, livros, séries e filmes, além de ótimas sacadas, que misturam a realidade com a fantasia, como quando a própria autora incorpora um dos personagens do livro. Existem outras participações especiais, que vou deixar para o leitor descobrir e se deliciar.


Um fato curioso é que a versão de Bear como Webcomic, possui alguns detalhes que passam despercebidos na edição impressa. Na Web, alguns dos desenhos foram feitos usando técnicas de movimentação, o que dá um charme e uma dinâmica maior na leitura. Também existem alguns extras e algumas explicações, dadas pela própria autora, quanto ao processo de criação e de desenvolvimento dos álbuns.


Bear é um dos melhores quadrinhos nacionais da atualidade, que merece, sem qualquer dúvida, a sua leitura. Apesar de todos os dois álbuns estarem disponíveis para leitura on-line, claro que você também comprará a versão impressa. O capricho da Nemo, inclusive no formato gigante da edição, é muito profissional e de excelente qualidade.


Depois da leitura, você entenderá como é fácil se apaixonar por essa garotinha e seu amigo urso! ;)
Carl
Carl

14 comentários:

  1. Oi Carlos, eu não gosto muito de livros assim mas sempre fui fanática por gibis e devorava os livros da Turma da Mônica. Esse livro trás uma nostalgia e me faz lembrar da minha infância! As ilustrações são um arraso!
    Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Amei os traços dos desenhos e apesar da história parecer ser bem bonitinha não é o tipo de leitura que me agrada.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que livro gracinha!
    Comecei á pega gosto por quadrinhos, axo de um detalhismo perfeito!
    Adoreeei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia essa autora!
    E que trabalho lindo! Já estou encantada só de ver os desenhos!
    Vou querer ler sim, com certeza e saber mais sobre essa história!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Own, que livro bonitinho!! Tao colorido e inocente, chega da vontade de ler. Os desenhos são muito bem feitos, da pra perceber o amor da autora em todas as paginas.

    ResponderExcluir
  6. Que livro fofo, curto muito história em quadrinhos, lindos os desenhos, fiquei doida pra ler!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlos!
    Não conhecia o trabalho da Bianca. Achei uma graça. Para quem curte quadrinhos, deve ser legal ver as histórias nas duas mídias (impressa e eletrônica) já que há esses aspectos diferentes, como você falou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Os desenhos são fofos mesmo, adorei, como sou fã de quadrinhos só tinha que gostar, legal essa mistura da realidade com a fantasia.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh que históriaa meiga gente T.T euu ameei o trabalho delaa, adore essee estiloo de quadrinhoos que lembra os gibis, e começei lendo Gibis, quando era pequena !! ♥ ahha E amei a sinopse da história me deixou naquela ânsia de ler, as figuras tão muito chamativas, acho que é um livro pra todas as idade,com bons ensinamentos ! !♥
    Beijiinhoos Naty :*

    ResponderExcluir
  10. Hey, tudo bom?
    Adorei a arte do quadrinho, o enredo, pelo que sei, é bem divertido. Como você citou tem várias referências a games, quadrinhos, livros, séries e filmes, a leitura promete ser interessante.

    ResponderExcluir
  11. Olá Carlos,
    Que trabalho lindo e encantador! Com certeza vou querer ter a minha versão impressa, mas até lá, vou conferir na versão on-line, pois estou muito curiosa e encantada por esses quadrinhos. Adoro esses livros que trazem bons ensinamentos, e é uma ótima opção de presente para uma pessoa que sei que irá amar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. O mais interessante é que não é uma historinha infantil simplesmente. Fiquei muito curiosa para ler e me encantar com essa garotinha e o urso também. ^^

    ResponderExcluir
  13. O mais interessante é que não é uma historinha infantil simplesmente. Fiquei muito curiosa para ler e me encantar com essa garotinha e o urso também. ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá Carlos!!!
    Adoro quando vejo que você traz esse mundo dos quadrinhos para que a gente conheça :3
    Assim que vi as capas já achei uma fofura e sinceramente não acho que quadrinhos são infantis, pois todas as idades gostam de ler uma boa história em quadrinhos para se distrair. Porém como você disse esse livro traz assuntos que os adultos irão ver que é voltado para o público.
    Uma garotinha e um urso isso é encantador ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.