O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - Ransom Riggs

Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias. (Skoob)
RIGGS, Ransom O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares. Editora Leya, 2012. 336 p.

O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares poderia receber outro nome: Escola para Jovens Superdotados do professor Xavier, ou seja, a escola dos X-Men. Sim, embora com outro nome, orfanato, a mansão também é uma escola, com uma professora que protege os alunos, crianças com poderes de diversos tipos, um inimigo que quer a destruição deles e um herói rebelde que aparece para salvar o dia. Ah, e também temos as viagens no tempo.

Entretanto, tudo isso não é um problema. Pelo contrário. Apesar de todas as semelhanças, o livro se sustenta graças a diferenças suteis, mas importantes, como o ambiente bem mais próximo de nossa realidade, a idade mais jovem das crianças, e seus comportamentos irresponsáveis e cheios de atos precipitados, além de um romance que, embora frágil no seu começo, aos poucos ganha espaço e credibilidade.


Jacob, aos 16 anos, não sabe o que quer da vida, nem que futuro seguir. Nutre um afeto enorme por seu avô, um contador de histórias fantásticas, sobre monstros e crianças com poderes, que parecem ser verdadeiras, na mesma medida que parecem impossíveis. Com a morte dele, assassinado por uma criatura que ninguém viu, além de Jacob, tudo muda, e o menino decide encontrar o antigo orfanato onde o avô morou até pouco antes da Segunda Guerra Mundial.

O lugar se esconde entre o passado e o presente, porque precisa manter as crianças, que moram nele, a salvo dos etéreos, seres terríveis que se alimentam dos peculiares e que não podem atravessar a ponte que une os dois tempos distintos. Infelizmente, eles têm aliados, etéreos que evoluíram para algo próximo do humano, chamados de acólitos, que viajam pelo mundo, tentando descobrir onde se escondem os orfanatos, e que podem passar pelos portais do tempo.


Com a chegada de Jacob, a rotina no orfanato, comandado pela Srta. Peregrine, muda aos poucos, porque ele traz as recordações de quando o avô convivia com as crianças, que nunca chegaram a envelhecer, devido ao fato de estarem paradas no tempo. Em especial Emma, uma garota que domina o fogo e que era apaixonada pelo avô de Jacob, na época que tinham, fisicamente, a mesma idade.

A escrita de Riggs é gostosa e consegue entreter nos pontos mais parados do livro, não deixando o leitor se entediar, uma vez que, apesar da premissa, ele não tem muita ação, com exceção da sua parte final. Como toda a história de super-heróis, este primeiro livro, de uma trilogia, concentra-se em apresentar os personagens, os inimigos e a arena em que eles se enfrentam, estabelecendo poderes e limites. A promessa de ação fica para a continuação.


Antes de terminar a resenha, vale destacar o detalhe que mais chamou a atenção de quem acompanhava a trajetória do livro: as fotos que estão espalhadas por grande parte de suas páginas. Elas são bizarras, assustadoras, na sua maioria, e, realmente, possuem relação com o que acontece na história. Contudo, em algumas partes, fica óbvio o fato do autor forçar situações e acontecimentos que expliquem os retratos, e não o contrário. Isso não chega a incomodar, nem a estragar nada, mas poderia ter sido aplicado em menor quantidade, ou apenas naquelas que realmente tivessem uma ligação natural com o que acontece com os personagens.


O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares é o início de uma aventura juvenil que promete muitas emoções e surpresas. A fórmula usada já é sucesso nas páginas dos quadrinhos, e isso é um mérito e não um defeito. Tanto que, na última página, o leitor se sentirá quase obrigado a comprar a continuação.

Ah, o livro terá uma adaptação para o cinema, mas, pelo trailer abaixo, quem já leu o livro sabe que terá diferenças grandes e importantes, que podem decepcionar bastante, inclusive na troca, ou na exclusão, de Emma, simplesmente a segunda personagem mais importante da história.

Carl
Carl

12 comentários:

  1. A história do livro nunca me interessou muito mas depois que descobri que o Tim Burton faria um filme baseado nele mudei de ideia. Vi o trailer e fiquei meio decepcionada pq a história me pareceu muito chata, mas mais uma vez mudei de ideia sobre o livro, li a resenha e fiquei feliz de ver que a história é bem mais do que parece no trailer e agora minha vontade de ler voltou.

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!
    Esse livro tá dmais!
    As resenha q venho lendo estão cada vez mais interessantes, qro mto ler ese livro, a capa, as fotos, a história são mto interessantes!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse clima de mistério, esse universo de peculiares e etéreos. Só fiquei temerosa de não me agradar muito da história por não conter muita ação, mas ainda assim pretendo me arriscar na leitura! Achei que as fotoa deram um toque a mais no livro. :)

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, doida também conferi também a adaptação para o cinema feita por Tim Burton, o trailer ficou show, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história,

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa nunca ouvi falar desse livro =(
    E me interessou muito! Curto demais esses tipos de histórias...
    Super curiosa para saber mais e mais dessas crianças que estão paradas no tempo...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá Carlos,
    Tenho muita curiosidade de ler esse livro, pois adoro histórias com muito suspense e mistério, e esse parece ter uma aventura e tanto, com certeza será uma leitura bem prazerosa e peculiar. Pretendo ler o livro antes do lançamento do filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Carlos!!!
    Ganhei esse livro ano passado como presente de aniversário de uma amiga minha e já faz um tempinho que quero ler. emprestei para um amigo que ficou fissurado na história e disse que não posso perder tempo e lê-lo com urgência.
    Eu gostei do trailer e foi ele que fez eu colocar o livro em meta desse ano, apesar de ouvir muitas críticas sobre as mudanças ainda penso que se foi feito isso é por algum motivo.
    Gostei da sua resenha e não vejo a hora de ler meu exemplar rsrsrs

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Você nem imagina o quanto estou com vontade de ler esse livro!! Ganhei a continuação em um sorteio, então preciso ler logo esse pra poder ler o segundo, que está lindo e muito bem feito.
    Não sabia da adaptação, assim que ler vou saber se gostaria de assistir ou não ;)

    ResponderExcluir
  9. Tenho interesse em ler esse livro, adoro historias que tenham viagens no tempo e os personagens tenham poder, assim torna a obra mais sobrenatural. Fiquei curiosa com o fato de as crianças não envelhecerem, como seria possível. Pelo visto o filme vai deixar a desejar, devido a essas mudanças.

    ResponderExcluir
  10. UAU! Esse livro promete ser maravilhoso! Estou super ansiosa para ler O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares, vejo vários elogios sobre a obra. Confesso que achei também um pouco parecido com os x-men, mas acredito que o livro tenha seu próprio destaque e também suas diferenças. Estou curiosa para conhecer mais a narrativa e os personagens que parecem ser bem peculiares.
    Espero realmente que o filme não mude muitas coisas.

    ResponderExcluir
  11. Uau! Eu jamais olharia para esse livro e saberia que ele fala sobre crianças com super-poderes. Adorei a premissa do livro e o melhor é que ele nos engana pela capa, porque não parece ser nada daquilo que você espera.
    Beijão!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Estou apaixonada por esse livro e pelo Cidade dos Etéreos. Estou com ambos na minha estante e em breve vou me deliciar nessa leitura. Amando! Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.