Anna Vestida de Sangue - Kendare Blake

Sinopse: Cas Lowood herdou uma vocação incomum: ele caça e mata os mortos. Seu pai fazia o mesmo antes dele, até ser barbaramente assassinado por um dos fantasmas que perseguia. Agora, armado com o misterioso punhal de seu pai, Cas viaja pelo país com sua mãe bruxa e seu gato farejador de espíritos. Juntos eles vão atrás de lendas e folclores locais, tentando rastrear os sanguinários fantasmas e afastar distrações, como amigos e o futuro. Quando eles chegam a uma nova cidade em busca do fantasma que os habitantes locais chamam de Anna Vestida de Sangue, Cas espera o de sempre: perseguir, caçar, matar. Mas o que ele encontra é uma garota envolta em maldições e fúria, um espírito fascinante, como ele nunca viu. Ela ainda usa o vestido com que estava no dia em que foi brutalmente assassinada, em 1958: branco, manchado de vermelho e pingando sangue. Desde então, Anna matou todas as pessoas que ousaram entrar na casa vitoriana que ela habita. Mas, por alguma razão, ela poupou a vida de Cas. Agora ele precisa desvendar diversos mistérios, entre eles: Por que Anna é tão diferente de todos os outros fantasmas que Cas já perseguiu? E o que o faz arriscar a própria vida para tentar falar com ela novamente? (Skoob)
BLAKE, Kendare Anna Vestida de Sangue. Editora Verus, 2016. 252 p.

Eu sou fã de Os Caça-Fantasmas, Supernatural e Buffy. Então, é impossível, para mim, não gostar de Anna Vestida de Sangue, porque a obra usa o que de melhor tem nesse filme e nas duas séries para construir sua história. Capítulo após capítulo somos levados para acontecimentos que impedem que a leitura seja interrompida. Simplesmente, temos que continuar lendo, e lendo, e lendo, e lendo, até que o livro termina e podemos, finalmente, suspirar... e torcer para que o próximo chegue logo ao Brasil.

Mas não é só a história que empolga. O casal principal, totalmente improvável, conquista assim que aparecem juntos. Cas, o caça-fantasmas (embora ele odeie ser chamado assim, mas que proporciona um momento hilário no meio do livro), chega à cidade para matar Anna, o fantasma de uma garota de 16 anos, que foi morta com um corte na garganta, e cujo assassino nunca se encontrou. Só que ela se mostra muito mais poderosa do que Cas imaginava, e já no primeiro confronto, ele se vê indefeso. E confuso, uma vez que Anna o deixa fugir. E no segundo confronto a mesma coisa. No terceiro, já estavam apaixonados. E é muito, muito fofo como tudo acontece.

"No mesmo segundo, o caronista segura o volante e o puxa para a esquerda. Eu tento manobrar para a direita e piso com força no freio. Ouço o som da borracha raspando no asfalto e, de canto de olho, vejo que o rosto dele se foi. Não há mais a expressão simpática, o cabelo alisado e o sorriso ansioso. Agora ele é apenas uma máscara de pele decomposta e buracos escuros e ocos, com dentes como pedras gastas. Parece estar fazendo careta, mas talvez seja só o efeito da ausência de lábios."

Além dos dois, temos Thomas, um aprendiz de bruxo, que consegue ler mentes; e Carmel, a garota mais bonita do colégio, mas que não segue o estereótipo e se mostra inteligente, fiel e corajosa. Os quatro, Cas, Anna, Carmel e Thomas, formam uma equipe que funciona muito, muito bem. Os planos são construídos em conjunto, com tentativas e erros até que funcionem, o que é muito legal, porque a importância não fica apenas em cima de um personagem. Cada um deles, em certo momento da história, salva o dia e vira herói.

Temos outros personagens, que aparecem menos, mas que têm a sua função dentro do enredo. Nada fica ao acaso e nem está lá para encher páginas. As descrições são suficientes para que o leitor se localize no ambiente, e as ações, lutas, perseguições, magias, destruições, tudo é narrado com muita clareza. E todas são muito boas.

Ah, e temos o vilão. Sim, temos que ter um, uma vez que não é a Anna. Seria esse o ponto fraco da história? Não! Ele, o vilão, mete medo, aparece de surpresa, sem o leitor suspeitar, e dá para sentir um arrepio quando descobrimos que ele faz parte da história desde a primeira página. Não é spoiler, porque você não faz ideia de quem é e nem de onde ele está. Tente descobrir se for capaz.

Confesso que me surpreendi com a agilidade da obra de Blake. É uma aventura de terror que agrada, conquista, e deixa um gosto de quero mais na última página. Tanto, que Anna Vestida de Sangue terá uma adaptação para o cinema, já no ano que vem. Infelizmente, com produção de Stephenie Meyer, autora de Crepúsculo. Vamos dar as mãos e torcer juntos para que Meyer não arrase com uma boa história. Seria um desperdício. ;)

Carl
Carl

17 comentários:

  1. Oi, Carlos.
    Esse livor é um amor! Juro que detesto o gênero mas depois que ganhei o livro em um sorteio, eu simplesmente me apaixonei por tudo. Sabe quando você sabe que é inevitável que algo irá acontecer, mas mesmo sabendo disso, chora horrores quando acontece? Pois é, o final me pegou em cheio e quase não me recuperei. Felizmente, a obra da autora é sensacional e por isso estou com muita vontade de ler a continuação.
    Abraço, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oii Carlos! Tô apaixonada por esse livro, qro mto conferir essa leitura, pelo q venho lendo a história eh mto boa e bem detalhada...
    Qrooooooo!
    Bjs e parabéns, a resenha tá ótima!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei esse livro e estou esperando ele chegar. A história é diferente de tudo que já li e parece ser muito bem escrita. Não sabia muito da sinopse do livro mas gostei muito e quero que meu exemplar chegue logo.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    que bom que gostou da leitura, andei lendo resenhas negativas dele e dei uma desanimada, mas a sua resenha me animou, como seria um romance entre um humano e um fantasma fiquei curiosa.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gosto de histórias leves de fantasma ou coisa assim. E esse parece ser bem legal, ainda mais com esse casal bem improvável mesmo. A leitura parece correr e você mal percebe quando acaba. Acho que é desses que a gente fica querendo uma continuação logo pra ler e já com saudade dos personagens. Não sabia que sairia adaptação! Mas com essa mulher aí já dá um certo medo...bem, talvez fique legal.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do enredo e seus personagens, como a Anna e o Cas, pois envolve um romance complicado e delicado. Confesso que não sou muito fã de Caça-fantasmas, mas talvez o livro seja ótimo mesmo pra eu ler outros livros similares.

    ResponderExcluir
  8. Olá...
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas algo que me chamou a atenção em sua resenha é que o livro não tem apenas um personagem principal, mas vários e que cada um tem um papel fundamental em algum momento da trama... Parece ser realmente um livro excelente e você me deixou bastante curiosa sobre o tal vilão... Espero poder fazer essa leitura em breve...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Estou bem ansiosa para fazer a leitura desse livro. Ganhei em um top comentarista, mas ainda não recebi. Acho a capa muito bonita! Gostei muito da resenha, só peço a licença de discordar de um ponto. Achei ótimo ter uma adaptação e melhor ainda por ser com Stephenie Meyer. Amo Crepúsculo e tudo que essa autora produz, assim como milhões de seus fãs. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Também curto muito Os Caça-Fantasmas, Supernatural e Buffy, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bem eletrizante.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carlos!
    Quando vi o lançamento desse livro confesso que fiquei curiosa para ler, apesar de não ter o costume de ler livros de fantasia com esse enredo, então nem sei o que esperar. Mas como gosto de histórias com suspense acho que vou dar uma chance para esse livro quando tiver a oportunidade, pois fiquei bem curiosa para conhecer o mistério da Anna. Gostei de saber que os personagens são bem escritos, isso deixa a leitura mais envolvente.
    Bem, confesso que fiquei empolgada para ler esse livro depois que foi anunciado que seria adaptado para o cinema.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Esse livro esta na minha lista de compras, fiquei surpresa em saber que Anna não é o vilão da historia, pois achava que era ela kkk. E já fiquei curiosa em saber como ele esta desde o começo da historia e o leitor não percebe, quando for ler prestarei atenção para ver se descubro quem é rsrs.

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem..
    Quero muito ler esse livro sao muitos bons comentarios e resenhas sobre ele,fiquei super curiosa principalmente por gostar bastante de livros de fantasia e que tenha um suspense é melhor ainda,e quando os personagens sao bons ai fechou eu tenho que ler.
    Muito boa a resenha so me deixou com mais vontade de ler.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  14. Já queria ler este livro quando vi a capa e li a sinopse Agora com esta resenha cheia de elogios aos personagens e a escrita da autora minha vontade só aumenta. Quando fui lendo sua resenha pensei que parecia o enredo de um filme e foi uma grata surpresa ao chegar ao final e saber vai virar filme.Já quero muito ler o livro. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  15. Assim como você, sou fã de Supernatural e por este motivo fiquei imensamente curiosa com o enredo dessa obra. Fui atraída pelo título e quando li a sinopse, sabia que precisava desesperadamente desse livro. Ainda não o li porque estou aguardando uma promoção para comprá-lo, e espero poder fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  16. Eu já tinha interesse nesse livro a um tempo, mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa, pois eu não sabia nada sobre os outros personagens, que parecem muito bons. Acho ótimo que vá ter um filme, quem sabe a Stephenie Meyer seja uma boa produtora.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Quero muito ler esse livro, assim que li a sinopse do livro a historia logo me chamou atenção e lendo a resenha gostei muito, principalmente de temo um fantasma como personagem e desse romance improvável e gosto quando a autora explora os personagens secundários por isso fiquei curiosa sobre essa equipe !!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.