Caçadores de Trolls - Guillermo Del Toro & Daniel Kraus

Sinopse: Uma história de terror criada por um dos artistas mais visionários da atualidade.
O estilo inconfundível e marcante de Guillermo del Toro, sempre envolvendo universos mágicos, criaturas fantásticas e histórias espantosas, está presente em toda a sua obra como cineasta, roteirista, produtor e autor. Em Caçadores de trolls, ele presenteia os leitores com uma história sombria e de dar arrepios, com ilustrações capazes de nos transportar para um mundo paralelo apavorante.
Jim Sturges é o típico adolescente na cidade de San Bernardino: tem um pai superprotetor, um melhor amigo meio desajeitado e uma paixão platônica por uma menina que nem sabe que ele existe. Mas isso tudo muda quando um mistério de décadas ressurge, ameaçando a vida de todos os moradores da entediante cidadezinha. Junto com um grupo de heróis improváveis, Jim terá que enfrentar monstros com um gosto especial por carne humana.
Um livro sobre os medos e criaturas que se ocultam onde menos se espera. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
DEL TORO, Guillermo. KRAUS, Daniel. Caçadores de Trolls. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. 340 p.

Conheci a escrita de Guillermo Del Toro há alguns anos atrás, quando li Noturno. Naquela ocasião, fiquei hipnotizada pelo enredo aterrorizante e envolvente criado pelo autor; a leitura foi incrível, mas me deixou sem coragem de ler os volumes seguintes da Trilogia da Escuridão.

Caçadores de Trolls, em coautoria com Daniel Kraus, veio em boa hora. Monstros embaixo da cama? Sim, eles existem. Comedores de crianças? Aham. Bonitinhos? Nada disso. A sinopse prometia uma história de terror, mas resolvi arriscar por envolver personagens mais adolescentes, então não deveria ser tão assustador assim, não é verdade? Definitivamente, está longe de ser fofinho, para se dizer o mínimo, mas não chegou a ser assustador.

Isso não quer dizer que o enredo não possua todas as características próprias do autor. A excelência da criatividade está ali, com seres mitológicos e submundos compreendidos em descrições extremamente cruas e detalhistas a ponto de deixar um leitor mais sensível com o estômago totalmente embrulhado. Tudo disputando espaço ainda com a vida comum dos personagens, os dramas e romances adolescentes e algumas batalhas diárias com os grandalhões da escola.

O mais encantador do livro é exatamente essa mistura entre opostos. O delicado e o bruto, o belo e o feio, a força e a fraqueza, o medo e a coragem. Há conflitos desse tipo por toda a parte, e os autores mostram que não é preciso eliminar um polo para que o outro prevaleça. RRRÁÁÁ, para mim, foi o exemplo mais nítido disso, uma troll pura força bruta e de tamanho assustador que tinha uma delicadeza sem igual.

A obra é toda intercalada por ilustrações das cenas principais, feitas por Sean Murray, que trouxeram a magnitude daquilo que os autores quiseram retratar. Além de serem visualmente atrativas (e devo destacar aqui a bela composição feita pela Editora Intrínseca), contribuem para mergulhar o leitor naquele universo único que faz parte da trama.

Muito mais do que um terror, a obra é repleta de aventura, cenas de luta e ação. Existem intensidade e dinamicidade nos acontecimentos que tornam a leitura rápida e gostosa. Trata-se de uma trama jovem e com preceitos aparentemente bobos, mas foi com seriedade que os seres míticos ganharam vida nas páginas de Caçadores de Trolls, tornando-a apta a ser conhecida por leitores de quaisquer idade.

O livro deve ganhar uma versão animada, com previsão ainda para 2016, por meio da parceria entre Del Toro, o estúdio Dreamworks e a Netflix. Espero que chegue logo ao streaming, porque estou mais do que curiosa para assistir.



Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. O layout ficou bem legal, só não gostei de uma coisinha, ficou sem a opção de próxima página, página anterior, inicio isso facilita e muito, já estava eu procurando rsrsr. Deve ser uma historia pesada já que não poupa os detalhes, mas como gosto de seres mitológicos e ainda com ilustrações para se termos uma ideia de como é me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora achei postagem anterior e próximo, estava procurando lá embaixo no final da página kkkkk.

      Excluir
    2. Rsrs, que bom que achou Maria, achei que não estava funcionando. Se perceber qualquer outra coisa avisa!

      Excluir
  2. Parece ser bem legal pra quem curte terror e até pra quem foge desse tipo de história. Acho que ele é mais leve, mesmo sendo medonho em muita coisa. E tendo esses opostos cria até mais graça. A escrita também parece ser boa. É uma dica legal e diferente, ao menos para mim seria pois n]ao leio muitos do estilo...

    ResponderExcluir
  3. oi
    nem conhecia o livro, mas gostei das suas impressões sobre a leitura, parece ser uma leitura legal e gostei do tema, legal que vai ter animação.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro historias com seres mitológicos e submundos, mas não tenho o estômago muito forte :) As melhores historias são aquelas que trabalham com a dualidade, com opostos. Adorei saber que no livro tem ilustrações, acho que enriquece a historia. Já adicionei na minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, parece ser bem eletrizante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Adorei a indicação, gosto desse gênero e o autor é fabuloso em suas obras. E a animação também deve ficar ótima. Gostaria de ler o livro antes de sair a adaptação. Sua resenha está perfeita. Vou conferir, com certeza. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse é um dos poucos livros de terror que me interessou muito! Amei a capa e a trama, achei sensacional a estória desse personagem a aventura que ele terá. Espero ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Olá....
    Confesso que fiquei bastante curiosa para ler esse livro... Um troll delicado deve ser realmente uma fofura.... Essa mistura entre opostos no livro realmente deve ser um amor... Já estou curiosa pela animação também!!!
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Fiquei bastante curiosa pra conhecer a obra e saber como a autor tornou um troll uma criatura fofa. Saber que chegará a Netflix em breve me deixa ainda mais curiosa com a obra, mas é mais provável que eu espere pra assistir em versão animada antes de embarcar na leitura do livro.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    Apesar de gostar de histórias com seres mitológicos e submundos, não curto nenhum pouco livros de terror hahaha Mas como quero me aventurar em novos gêneros e ler livros que fogem da minha zona de conforto, já tenho o escolhido desse ano, é um terrorzinho mais leve, estou ansiosa para ver o que vou achar. Acho que por enquanto vou deixar passar esse livro/autor, se ele descreve detalhadamente algumas cenas, a sensível aqui com certeza vai ficar com o estômago embrulhado haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaaiiii ameeeei esse livro! Perfeito! Gosto mto desse gênero! O Enredo tbm parece mto bom! Qro mto conferir! Parabéns pela resenha!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem..
    Nao conhecia o livro,e nao sou muito de ler terror,mas com certeza esse eu leria,por nao conter somente terror mas por esta tb repleta de aventura e ação,e um pouco de romance,e a capa tambem me chamou atençao...muito boa a resenha.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  13. Quando fui na turnê intrinseca ouvi falar desse livro mas depois disso não vi mais nada sobre ele. A história parece ser bem legal, mostrando pontos tão opostos, parece uma mistura interessante. Não sei pq mas tenho a impressão de que o terror do livro é uma coisa bem "discreta".

    ResponderExcluir
  14. Fiquei interessada nesse livro. Nunca li uma obra do autor, apesar de conhecê-lo, mas a história parece ser muito boa, mesmo que não seja tão assustadora assim. Vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei de saber que não temos uma historia de terror e achei a proposta da autora interessante, também gostei de saber que temos um livro ilustrada o que me deixou curiosa para conhecer essa historia !!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.