Tag: Totalmente Desnecessário


A Antonia, do blog Ler é Literário me indicou a Tag Totalmente Desnecessário, e hoje vou respondê-la para vocês.

A Tag foi criada pelo canal ReadLikeWildfire e foi traduzida pelo canal All About That Book e consiste em contar o que você acha totalmente desnecessário no mundo literário.

1. Totalmente desnecessário ter uma continuação?


A resposta da Antonia foi a mesma, mas eu tenho que concordar com ela. Quero deixar bem claro que não é que eu não gostei de Depois de Você, porque eu gostei, mas, como eu comentei na resenha, não consegui visualizar a Lou do primeiro livro no segundo, o que me deu a sensação de ser uma história inteiramente nova.

2. Totalmente desnecessário ter mais de um ponto de vista?


A série Bruxos e Bruxas, na verdade, é inteira desnecessária. O primeiro livro até enganou, mas a partir de O Dom a série começou a se mostrar rasa. A narrativa pelo ponto de vista dos dois irmãos, Whit e Wisty, deixa tudo ainda mais rápido e superficial.

3. Totalmente desnecessário ter uma capa igual à original?


A história de A Hospedeira é boa. Pelo menos eu achei, na época que li. Mas duas coisas reduzem seu alcance: o preconceito por ser obra da Stephenie Meyer (gente, tem nada a ver com vampiro não!) e a capa. Neste caso, não precisava manter a capa original.

4. Totalmente desnecessário ter um triângulo amoroso?


A série House of Night tinha uma história original e interessante. Li até o oitavo volume, Despertada, mas os conflitos começaram a se arrastar e não sei mais se a série chegou a ser finalizada. Uma das coisas que me irritava na série era a piriguetagem sem fim da protagonista, Zoey, que não formava somente um triângulo amoroso, mas um quadrado, um polígono, sei lá. Eram vários. Eu até gostava do Health, mas os outros eram desnecessários.

5. Totalmente desnecessário ter esse livro adicionado a série?


Sou fã incondicional da escrita da Richelle Mead e em especial da série Academia de Vampiros, então admitir isso aqui é dolorido; por isso, respeitem. rsrs. Eu adorei Promessa de Sangue, assim como gostei dos outros livros da série, mas quando penso friamente, depois desse tempo todo da leitura, o livro poderia ser excluído da série e faria pouca falta. Ele não acrescenta muita coisa à história, e trata de um momento em que Rose, a protagonista, deixa São Vladimir e Lissa para trás e parte para a Sibéria. Personagens novos surgem, as aventuras são outras e, no fim, tudo volta ao status anterior. Friamente: totalmente desnecessário. Como fã: deixa o livro aí, oras!

6. Totalmente desnecessário ter um cliffhanger?
(O que é um cliffhanger?? Conhecido popularmente como "Gancho", nada mais é do que aquela surpresa bombástica, que você não esperava no final, que te faz querer o próximo livro, para enfim saber o que acontece com o(a) mocinho(a).)


Meu Romeu e Minha Julieta na verdade não têm um cliffhanger, isto é, um final chocante que faça querer ler a sequência. Escolhi os livros para essa resposta porque, na verdade, os dois contam a mesma história, e o segundo começa exatamente no ponto em que o primeiro começou, tanto que poderiam ser apenas um único livro. Meu Romeu nem tem um final decente, ele termina no meio da história e é meio frustrante de ler se não tiver o segundo já em mãos.

7. Totalmente desnecessário ter somente um ponto de vista?


A série A Rainha Vermelha é narrada em primeira pessoa pela protagonista Mare, e em muitos momentos eu gostaria de ver por outro ponto de vista além do dela. A história é cheia de personagens complexos e surpreendentes que mereceriam alguns aprofundamentos. Os contos Canção da Rainha e Cicatrizes de Aço, por exemplo, suprem algumas das necessidades e contam partes do enredo por outros pontos de vista. Mas eu queria conhecer melhor Maven e Cal. Se bem que as grandes surpresas da história estão diretamente relacionados a não saber o que se passa na cabeça dos príncipes...

8. Totalmente desnecessário ficar comparando um livro com outro?

Pula! Não consigo lembrar de algum que seja comparado ;)

9. Totalmente desnecessário ter lido?


Infelizmente, Tony & Susan. A trama tinha tudo para ser muito boa, mas não foi, e mesmo que a leitura tenha se arrastado desde o começo, eu me esforcei para chegar ao final esperando que algo me surpreendesse. Não aconteceu, e a sensação foi de perda de tempo.


Quem quiser fazer a tag, fique à vontade! É um bom jeito de desabafar, literalmente falando.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Oi
    legal as respostas, A Hospedeira é um livro que gosto bastante da história e sobre House of Night apesar de ter me dado muito nos nervos até gosto da história a piriguetagem sem fim dela é algo chato mesmo, a série tem 12 livros e eu tenho 9, mas achei desnecessário essa quantidade de livros.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou precisando entender porque desse Depois de Você ter tanta cara de desnecessário....
    Os de Bruxos e bruxas eu li de pirraça. Esse autor não combina comigo, mas até que em algumas partes achei legal. Mas os pontos de vista foram bem desnecessários em boa parte do livro...
    E acho que os de A rainha vermelha precisavam de muitos pontos de vista. A história é boa pelo que vejo falando e seria legal ter mais opiniões ali.
    Boa tag.

    ResponderExcluir
  3. Legal a tag. Eu ainda não li Como Eu Era Antes de Você, mas li muitos comentários que o segundo livro foi desnecessário. Bruxos e Bruxas eu tenho os dois primeiros livros e ainda não li fiquei até desanimada agora depois de ler o comentário sobre eles rsrs. Li Hospedeira e gostei. Li Promessa de Sangue e não lembro muito bem da historia, mas gostei muito da série.

    ResponderExcluir
  4. Dessa lista só li Academia de Vampiros e amo tanto essa serie que não consigo ver nenhum livro como desnecessário, inclusive pra mim nesse caso quanto mais melhor hahahaha.
    Sobre livros que são comparados, lembrei de CrepusculoxHarry Potter e Harry PotterxSenhor dos anéis, tenho até preguiça quando começam a comparar eles.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju.
    Adorei a tag e concordo plenamente com você em relação ao item 4. Nunca vi uma personagem pegar tantas pessoas! Nem em novela isso acontece (eu acho) totalmente desnecessário.
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Muito boa essa tag e super interessante suas respostas. Dos livros citados, li A Hospedeira e amei! Queria muito uma continuação. Quero muito ler A Rainha Vermelha, mas ainda não tenho esse livro, porém já tenho na estante Espada de Vidro e Cicatrizes de Aço. Ansiosa pela leitura. Os demais livros, não pretendo ler. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju...
    Adorei as respostas...
    Na questão 8, acho totalmente desnecessário tentarem comparar a série Divergente com Jogos Vorazes... Já vi gente tentando fazer isso...
    Ainda não li "Depois de Você", mas também acho que "Como eu era antes de você" não precisava de uma continuação....
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Super legal essa tag, concordo com a maioria das respostas, acontece que sempre que um livro faz muito sucesso acabam tentando esticar a história ao máximo, as vezes vale a pena, porem frequentemente é mesmo desnecessário.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei mto do seu ponto de vista de cada livro...Qro conferir alguns, espero gostar....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem..
    Adorei o post e dos livros que ja li assim como vc tb achei desnecessário ,principalmente a continuaçao de como eu era antes de vc ,e assim como vc tb gostei do segundo livro mas acho que nao tinha necessidade de ser uma duologia.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei do livro Depois de Você e em momento algum achei que fosse encontrar a mesma Lou no livro. A Lou aqui esta vivendo o luto, tem que ser um personagem diferente. Ia achar estranho se ela aparece "ensolarada" como no primeiro livro. Tem muita gente mesmo que acha este segundo livro desnecessário.
    Tenho os três primeiro volumes de Bruxos e Bruxas, mas li outro livro de James Patterson e fiquei com preguiça do autor.
    Eu amo a capa de A Hospedeira que dá destaque a parte do corpo mais importante durante historia que são os olhos. Amo o livro e não curti o filme.
    Na época do lançamento fiquei doida para ler House of Night, depois que foram lançados um livro após o outro desanimei com o tamanho da serie e não li nem o primeiro :)
    Adorei a TAG!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a Tag, muito interessante esse post! Bom, o único livro que li ai é "Como eu era antes de você", eu ainda não li o segundo livro mas algimas pessoas tem críticas negativas e outras positivas, mas quero muito ler pra dar minha opinião também.

    ResponderExcluir
  13. Acho que 80% das pessoas que responderem essa tag terão que concordar que Como eu era antes de você não precisava de uma continuação. Estou lendo o primeiro livro agora, já sabendo que vou adiar a leitura de Depois de você o máximo que eu puder.
    Eu gostei bastante da capa de A hospedeira, porque acho que faz jus a história. Ficaria meio desapontada se tivessem mudado a capa original.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a Tag Ju!
    Também gostei de Depois de Você, mas se for analisar bem, Como eu era antes de Você não precisava de uma continuação.
    Nossa, lembro que na época dos lançamentos da série Bruxos e Bruxas eu fiquei bem interessada em ler, mas depois a empolgação diminuiu, e por enquanto não tenho vontade de ler. Fico muito desapontada quando os autores resolvem ficar lançando livros com mais um ponto de vista, em raras vezes isso dá certo, mas geralmente não rola.
    Amei A Hospedeira, e gosto muito da capa, tem tudo a ver com a personagem e o enredo da história.
    Li até o 5 livro da House of Night, acabei abandonando, e olha que um dos pontos que fez eu largar foi essa piriguetagem da Zoey.
    Ainda não iniciei a leitura da série Academia de Vampiros e acho que não vou conseguir ler esse ano. Achei totalmente desnecessário Para Sempre Sua, tenho um relacionamento de amor e ódio com a série Crossfire, fiquei bem decepcionada com os últimos livros, e estou bem desanimada pra ler Todo Seu.
    Estou ansiosa para começar a ler a série A Rainha Vermelha, acabou de chegar o primeiro livro, será minha próxima leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Que tag legal! Gostei bastante. E concordo com você em algumas das respostas, como a primeira e a terceira. Os outros não li ainda, então não tenho opinião sobre o assunto.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Achei essa tag bem legal, concordo sobre a capa de A Hospedeira, essa capa e a sinopse do livro me fizeram ter uma ideia totalmente errada da historia, por isso só fui ler depois de assistir ao filme e ver que a historia era incrível e adoro a serie da Richelle Mead e nunca tinha para do para pensar que eles voltam mesmo para o mesmo ponto do final da historia, mas simplesmente adoro os novos personagens que essa historia trás a serie !!

    ResponderExcluir
  17. Realmente, Depois de Você foi totalmente desnecessário! Não reconheci a Lou como você, e fui mais radical: não gostei da história.
    Tenho "A Rainha Vermelha" e "Espada de Vidro" na minha estante a um tempinho, mas ainda não peguei pra ler, acredita? Só vejo comentários ótimos sobre a história, sem contar que as capas são maravilhosas ♥ Vamos ver se também vou ter essa opinião quando finalmente ler.
    Adoro essa tag, já vi em vídeo e suas respostas foram ótimas. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a TAG !!! Vou responder por aqui (espero que não se importe) !!!
    1. A herdeira e a coroa (apesar de ter gostado dos dois eu sinto que eles só foram lançados para ganhar mais dinheiro em cima da série)
    2. Convergente
    3. Sem esperança (acho o carinha muito estranho e nada a ver com o Dean que eu imagino)
    4. Jogos vorazes
    5. Rush sem limites
    6. Não lembro de nenhum
    7. A sereia (queria muito saber como Akinli sentiu quando Kahlen sumia)
    8. Jogos vorazes e Convergente (até hoje não entendo essa comparação kk)
    9. Muitos mas não consigo lembrar de nenhum especifico

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.