Talvez um dia - Colleen Hoover

Sinopse: Sydney acabou de completar 22 anos e já fez algo inédito em sua vida: socou a cara da ex- melhor amiga. Até hoje, ela não podia reclamar da vida. Um namorado atencioso, uma melhor amiga com quem dividia o apartamento... Tudo bem, até Sydney descobrir que as duas pessoas em quem mais confiava se pegavam quando ela não estava por perto. Até que foi um soco merecido. Sydney encontra abrigo na casa de Ridge. Um músico cujo talento ela vinha admirando há um tempo. Juntos, os dois descobrem um entrosamento fora do comum para compor e uma atração que só cresce com o tempo. O problema é que Ridge tem uma namorada, e a última coisa que Sydney precisa agora é se transformar numa traidora. (Skoob)
HOOVER, Colleen Talvez um dia. Editora Galera, 2016. 368 p.

É fácil você reconhecer quando um escritor, ou escritora neste caso, é competente: é quando consegue transformar clichês em algo que parece novo. Sydney foi traída pelo namorado com a melhor amiga, mas ela faz a mesma coisa tempos mais tarde com outra pessoa; Ridge é o cara legal que toca violão e por quem todas se apaixonam, mas ele é surdo e não é assim tão perfeito; a namorada de Ridge sofre de um problema de saúde, que poderia ser o motivo para solucionar o dilema de Ridge, mas isso não acontece, e o dilema é solucionado da forma mais justa. E assim por diante. Ou seja, você conhece as situações, mas passa a não conhecer os resultados. E isso, só quem é talentoso consegue fazer.


Mas Hoover vai além e acerta em vários outros pontos, como construir personagens multidimensionais, com um passado consistente e verossímil, que justifica perfeitamente o caráter e as atitudes de cada um. E todos eles, mesmo quando são irritantes, como Warren, o amigo de Ridge, ou implicantes, como Bridgette, a namorada de Warren, conseguem conquistar o leitor, exatamente porque parecem reais.

Ela também acerta no relacionamento entre eles. Tanto na construção gradativa da amizade de Sydney com Warren e Bridgette, no relacionamento cauteloso de Sydney com Maggie, a namorada de Ridge, e, finalmente, no romance entre Sydney e Ridge, que é o cerne da história.

Alguns trechos são recheados de um erotismo sútil, mas muito mais efetivo do que se fosse explícito, como quando Ridge ouve Sydney cantar, encostando seu ouvido na barriga dela. É difícil imaginar o quanto duas pessoas apaixonadas precisam se controlar para não se agarrarem numa situação como essa. E Hoover a descreve com cuidado, com calma, com riqueza de detalhes, deixando o leitor totalmente imerso no que está acontecendo.


Inclusive, a forma como os sentimentos que Sydney e Ridge evoluem, pode ser comparado ao clima crescente de tensão de um filme de suspense. O gráfico subjetivo que a autora constrói é perfeito, e o leitor sente que os dois vão, aos poucos, chegando ao limite da resistência para se manterem afastados e não cruzarem o limite que irá magoar Maggie, tornar Sydney em um tipo de pessoa que ela abomina, e Ridge em um traidor. E os limites que eles próprios se impõem, são totalmente compreensíveis.

Entretando, e apesar de ter gostado muito da obra, a ponto de querer ler mais livros de Hoover, preciso fazer duas pequenas ressalvas: a primeira é em relação à autora ter prolongado demais o impasse entre Sydney e Ridge, o que ocasionou a repetição de algumas situações e quase tornou a leitura cansativa em alguns pontos; a segunda se refere ao momento que a autora escolheu para que Ridge voltasse a falar, uma vez que ele se mantém mudo desde a infância, devido a motivos bem compreensíveis e emocionantes. Existiram dois outros momentos, mais para o fim do livro, onde a voz de Ridge causaria muito mais impacto do que o escolhido.


Mas isso não afeta em quase nada o resultado final do livro. Inclusive, o momento da verdade entre Sysdney, Maggie e Ridge, não poderia ser de forma diferente da colocada no livro. É algo que se tornou comum hoje em dia e que, por isso mesmo, convence totalmente, além de deixar os três personagens com sua dignidade e com suas escolhas feitas com base no que realmente sentem e no que realmente viveram juntos.

Enfim, Talvez um dia é um romance leve, sem muitos acontecimentos, mas que abusa da criatividade em situações comuns e que apresenta personagens cativantes e muito bem construídos, com um final digno. :)

Carl
Carl

21 comentários:

  1. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Colleen Hoover, parece mesmo ser bem criativa e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  2. Aain Meu Deus esse livro tá me perseguindo, não vai ter como fugir mais!
    rsrs
    Tô doida pra ler, morrendo d curiosidade pra conhecer mais á fundo os personagens, gostei mto do enredo, capa, tudinho mto bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de já ter lido resenhas muito boas sobre os livros da autora eu nunca li nada dela, ainda fico com um pé atrás pois os assuntos dos livros são assuntos que fogem das coisas que eu gosto. Achei interessante ela conseguir transformar uma história clichê em algo que prenda o leitor e ter criado personagens reais, tudo isso aproxima o leitor do livro mas mesmo assim não sei se leria.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu li esse livro quando foi traduzido por fans, preciso comprar ele para reler e que bom que gostou da leitura, acho a escrita da autora tão envolvente e achei interessante a situação dos protagonistas.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Tenho curiosidade em ler algo da autora, mas esse, apesar de parecer um romance fofo, não me chamou muito a atenção.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DOS PAIS <3 Warcraft + A Princesinha de Vader

    ResponderExcluir
  6. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Colleen e posso dizer que que foi maravilhoso. Não vejo a hora de ler os outros livros dela

    ResponderExcluir
  7. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Colleen e posso dizer que que foi maravilhoso. Não vejo a hora de ler os outros livros dela

    ResponderExcluir
  8. Ahh falou bonito. Essa autora consegue pegar um clichê e fazer um troço que parece totalmente novo e muito bom! Foi um livro que amei e é um dos favoritos dela que li. Não acho que ela tenha arrastado no impasse deles, achei até bem verídico porque fiquei imaginando aquela situação acontecendo e o quanto deve ser difícil...sei lá, mas foi normal pra mim. E sobre ele voltar a falar acho que foi um ponto importante naquele momento da história. Poderia ter sido mais impactante se fizesse lá pelo fim, mas valeu de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Este livro foi meu primeiro contato com a escrita da autora, eu até gostei do livro, mas faltou algo para a autora me conquistar. Pretendo ler outros livros dela.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Ainda não li nada da autora, mas sempre encontro muito bons comentários a respeito desse livro. Tenho curiosidade sobre a história e seus personagens. Ótima resenha, fiquei mais motivada a ler o livro. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi. Eu simplesmente AMO esse livro! Apesar de também ter achado muito extenso, eu amei cada personagem e sua personalidade. Me vi tão envolvida pelos protagonistas, pela amizade linda que eles desenvolvem e pelo amor puro e intenso que chorei muito quando lia o livro. Achei tudo muito perfeito, claro, um clichê daqueles mas que não deixa de encantar nossos corações.
    Beijos! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro, li um da autora e adorei. Só não gostei muito desse romance a três, odeio isso. E o impressionante é que Sydney foi traída e agora ela vai fazer o mesmo é difícil esse situação. Mas o livro parece nos cativar e torcer pelo casal.

    ResponderExcluir
  13. Quando li a sinopse desse livro pensei que encontraria mais um romancezinho clichê e previsível, motivo pelo qual não fiquei interessada pelo livro. Mas com todos falando exatamente o contrário, fica difícil não se levar pela curiosidade.
    Nunca li nada da autora, então não posso julgar pela sua escrita.
    É uma pena saber que a autora prolongou demais a narrativa, mas mesmo assim, não parece prejudicar tanto a leitura.

    Ps. Adorei as fotos. Tudo a ver com a obra! ♥♥♥

    ResponderExcluir
  14. Quando li a sinopse desse livro pensei que encontraria mais um romancezinho clichê e previsível, motivo pelo qual não fiquei interessada pelo livro. Mas com todos falando exatamente o contrário, fica difícil não se levar pela curiosidade.
    Nunca li nada da autora, então não posso julgar pela sua escrita.
    É uma pena saber que a autora prolongou demais a narrativa, mas mesmo assim, não parece prejudicar tanto a leitura.

    Ps. Adorei as fotos. Tudo a ver com a obra! ♥♥♥

    ResponderExcluir
  15. Olá Carlos,
    Lá vem mais um livro da Colleen Hoover para arrebatar meu coração! Todos os livros que já li da autora me conquistaram, sou bem emotiva, então sempre fico envolvida com suas histórias, e que jeito maravilhoso de escrever, que nos prende até a última página.
    Mas pelo que já li, vou ficar bem dividida com essa história, estou curiosa para sabe qual vai ser minha opinião com esse clichê, afinal triângulo amoroso é difícil de engolir. Mas se tratando da Colleen Hoover não há como não se envolver, com certeza ela escreveu com maestria mais uma vez.
    Amei as fotos, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem..
    Ja havia lido o livro em epub antes do lançamento do livro e amei,desde a historia ate as musicas ,adoro a autora Colleen Hoover que tem um mente brilhante pra fazer um livro tao bom como esse,e com certeza esse e um livro pra ter na estante e reler varias vezes..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é muito bem comentado e estou muito curiosa pra ler! Esse romance é encantador e envolve muitos conflitos com o passado e o presente. Gostei muito da características de cada personagem, é uma bela leitura =)

    ResponderExcluir
  18. Esta semana li meu primeiro livro da Hoover e fiquei apaixonada pela escrita da autora. Já comprei todos os livros lançados e não vejo a hora de chegar para poder devora-los. A autora é fascinante e sabe colocar os acontecimentos cotidianos de forma esplendida em palavras. Fiquei curiosa para conhecer os personagens desta historia e para saber o final tão elogiado do livro.

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Nunca li nenhum livro da Colleen Hoover, mas este me chama bastante a atenção... Talvez por ser um romance leve e fazer bem meu estilo de leitura... Fiquei bastante curiosa para conhecer um pouco mais desses três personagens citados e ver o que realmente acontece com eles...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Antes pensava que esse seria um livro que eu nunca leria. Mas sua resenha me deixou bastante curiosa. Quero saber tudo o que acontece e quando finalmente Ridge e Sydney ficam juntos. O livro vai pra minha lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Vejo muitos comentários positivos sobre o livro da Colleen Hoover, mas só li um conto da autora, porém quero muito ler esse livro dela, achei bem interessante como ela junta um clichê já conhecia com musica tando um toque especial a historia e consegui trazer um diferencial com sua escrita, esse livro está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.