Feitiço - Sarah Pinborough


Sinopse: Cuidado com o que você deseja!
Para fãs de Once Upon a Time e Grimm, a série Encantadas prova que contos de fadas são para adultos!
Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades.
Feitiço é o segundo volume da trilogia iniciada com Veneno, um best-seller inglês clássico e moderno ao mesmo tempo em que recria as personagens mais famosas dos irmãos Grimm com personalidade forte, uma queda por aventuras e, eventualmente, uma sina por encrencas. Princesas, rainhas, reis, caçadores e criaturas da floresta: não acredite na inocência de nenhum deles! (Skoob)
PINBOROUGT, Sarah. Feitiço. Encantadas #2. Única, 2013. 247 p.


Feitiço sim foi uma releitura interessante! Diferente de Veneno, este traz uma história um tanto inusitada, nada parecida com o que vemos nos contos de fadas. Neste livro vemos que nem tudo é o que parece ser.

Este livro foi baseado na história de Cinderela, sendo que uma parte acontece antes do famoso baile em que ela perde o sapatinho de cristal e depois, quando ela vai morar juntamente com sua família no castelo do príncipe.

Cinderela sempre sonhou com o príncipe, é apaixonada por ele desde sua adolescência, então, quando é anunciado o tal baile onde o príncipe escolherá sua esposa, Cinderela imediatamente começa a sonhar com isso, ela quer ser a noiva dele, custe o que custar. 

Nesta releitura, o baile ocorre em duas noites, a química e o desejo entre os dois é inegável, mas tudo se deve à magia contida no sapatinho de cristal. Na segunda noite Cinderela perde seu sapatinho, e a busca do príncipe se inicia, como bem conhecemos.

A fada madrinha fez a magia para que Cinderela pudesse ir ao baile, mas com uma intenção por trás, claro. Ela deveria olhar todos os cômodos do castelo, até encontrar uma coisa que não foi dita, mas na hora que visse, ela saberia do que a fada madrinha estava falando.

Sua "fada madrinha" na verdade é a bruxa má do livro anterior, achei isso muito bacana! A história do livro anterior está presente neste, é bem interessante ver como a autora mescla as histórias, dá uma confusão boa, mas depois tudo começa a fazer sentido!


Aparecem outros personagens de contos de fadas, devo destacar um amigo de Cinderela, que sempre leva coisas roubadas do castelo para ela. Ele sempre tira dos ricos para dar aos pobres. Já sabem de quem estou falando? Eu gostei demais desse personagem, espero que ele apareça novamente no livro final!

Este volume tem algumas cenas mais "quentes", que não foram tão presentes no livro anterior, Cinderela está bem ousada nessa releitura, um ponto positivo para a obra!

Ela é um tanto egoísta e ambiciosa, e sua madrasta é boa, assim como suas filhas, mas achei muito estranho o fato de que só Cinderela arrumava a casa e não pôde ir ao baile, não fez tanto sentido na minha opinião. Talvez seja por que eles só tinham condições de vestir uma delas, mas a parte de arrumar tudo sozinha eu não engoli! 

Sobre o príncipe não tenho muito que comentar... Ele é um tanto sem sal! Totalmente sem graça!

A autora criou uma história interessante entre Cinderela e sua família, não me lembro de ter lido muito sobre o relacionamento entre eles. Contou um pouquinho sobre como seu pai e sua madrasta se conheceram, também contou que uma das irmãs havia se casado, a outra irmã era super inteligente... Tudo isso é bem diferente do que já li. Fiquei surpresa com essas mudanças, Sarah Pinborough está de parabéns pela criatividade!

A narrativa é cheia de sentimentos, dá pra conhecer bem a personagem principal, ela se sente muito sozinha, é desesperada para ser feliz. Mas quando chega ao castelo, ela percebe que as coisas não são assim, talvez o príncipe não seja aquilo que ela pensou, talvez a vida no castelo não seja tão boa.

"A beleza é fácil com dinheiro, e essas pessoas têm o melhor de tudo o que existe. [...] Mas a vida na corte não é só feita de danças, música e amor, Cinderela. As pessoas boas não se dão muito bem quando todos estão brigando por poder. Todo mundo usa uns aos outros para chegar a uma posição com acesso direto ao rei ou ao príncipe. É um lugar cheio de lobos disfarçados."

O livro é envolvido por mistério, eu só consegui descobrir mesmo no final e fiquei chocada! A autora criou uma coisa bem diferente mesmo, vale a pena ler!
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

10 comentários:

  1. Oi, Julia! O final é mesmo meio chocante! Hahaha! Eu li os dois primeiros volumes dessa série porque ganhei em um sorteio. Estava super animada, essas releituras me deixam curiosa, mas... Não consegui gostar :(

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro, curto muito uma releitura de contos de fadas, história super interessante, achei a escrita da Sarah Pinborough ótima.

    ResponderExcluir
  3. Thuane!
    Ler releituras dos contos de fadas é sempre uma delícia.
    Bom saber que tem magia envolvida e um pequeno mistério por trás das intenções da fada madrinha.
    Quero muito ler essa série.
    “Só a mágoa deveria ser a instrutora dos sábios; Tristeza é saber.”(George Lord Byron)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Eu amo contos de fadas e releituras, mas estes livros eu não curti, me parece que faltou algo. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho os três livros e amei a leitura. Já faz um tempinho, então acho que em breve farei uma releitura deles. Esse então achei que for o melhor deles. Como amo conto de fadas, nada melhor que ler esses livros. Para quem gosta vale a pena. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de releituras mas ultimamente só tenho lido livros bem fracos. Esse me pareceu bem interessante, a autora soube misturar histórias de um jeito bem diferente e fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Uau que história legal ! Eu adoro essas releituras que não são tão infantis, e deixa a gente babando pra começar a leitura.
    Adorei a premissa, a resenha e tudo relacionado! Parece uma leitura bem agradável e eletrizante, com certeza é uma dica pra mim ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Qro mtoo leer essa saga, ainda mais releituras de contos de fadas q eu amo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thuanne!
    Já li os 3 livros e super concordo que o príncipe é completamente sem sal!
    Pra mim os melhores personagens dessa trilogia são as mulheres, que carregam as histórias nas costas e têm as melhores personalidades.

    ResponderExcluir
  10. Estou com esse livro aqui em casa esperando para ser lido, quem diria a madrasta e as filhas boazinha, fiquei surpresa. Fiquei curiosa querendo saber o que a falsa madrinha quer. Pelo visto a historia e bem diferente do que estamos acostumados e surpreende.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.