Guia astrológico para corações partidos - Silvia Zucca

Sinopse: Alice tem certeza de que está vivendo um inferno astral. Será que as dicas de seu guia astrológico poderão ajudá-la?
Quando Alice recebe, na mesma semana, a notícia de que seu ex vai se casar e de que a empresa onde trabalha contratou um consultor chamado David Nardi para avaliar e demitir parte do pessoal, ela tem certeza de que está vivendo um inferno astral.
E tem razão.
Tito, seu melhor amigo e super entendido de astrologia, jura que é um péssimo momento para ser de Libra, mas que as estrelas também estão lá para nos dizer os dias mais auspiciosos para a esfera profissional ou para encontrarmos nossa alma gêmea.
Embora cética, Alice decide apostar nas dicas de seu guia astrológico, mas, estranhamente, a astrologia não a protege de encontros péssimos, decepções terríveis e algumas pequenas surpresas emocionantes. Por exemplo: por que David lhe parece cada vez mais interessante, se seus quadros astrológicos são a combinação para um desastre? (Skoob)
ZUCCA, Silvia. Guia astrológico para corações partidos. Suma de Letras: 2016. 360 p.

Decidi que queria ler Guia astrológico para corações partidos, de Silvia Zucca, pelo simples fato de que o livro parecia totalmente diferente de minhas últimas leituras. Eu não conhecia a autora e a capa não dá muito espaço à imaginação, mas quem não gosta de astrologia, nem que seja um pouquinho? Que bom que minhas escolhas impulsivas - e sem qualquer lógica - me levaram a escolher esse livro, porque se tornou um dos melhores e mais divertidos chick-lits que já li.

O livro é narrado em primeira pessoa por Alice, funcionária de uma pequena rede de televisão que vê sua vida de pernas para o ar quando descobre que seu ex-namorado está prestes a casar e que sua empresa contratou um consultou para avaliar as necessidades de pessoal e demitir quem for desnecessário, se for o caso. No meio de toda essa bagunça, ela conhece Tito, que se torna seu guia astrológico e a faz enxergar, nas estrelas, maneiras de superar as dificuldades nas esferas profissional e amorosa.

"- Você deveria ser clonado. Se todas as mulheres tivessem um amigo assim, tenho certeza de que muito menos gente no mundo sofreria por amor.
Ele gargalha.
- Uma espécie de guru, hein? Bom, eu ficaria ótimo de turbante...
- Mais do que um guru, um guia... Um guia astrológico... para corações partidos."

O mais agradável na leitura de Guia Astrológico é sua leveza e improbabilidade. Alice, de cética, se torna uma fanática do horóscopo e cada pequeno acontecimento de sua vida passa a ser explicado, em suas palavras, pelo movimento dos astros. Isso se torna praticamente uma obsessão, mas o humor da protagonista ao citar os trígonos e planetas, e seja lá mais o que for, arranca boas risadas. A ironia se faz presente durante todo o livro, e as sacadas inteligentes me faziam dar gargalhadas muito, MUITO altas. Algumas coisas são tão inimagináveis que, só de tentar ilustrar a cena na minha cabeça, um ataque de risos me acorria. Fazia muito tempo que eu não dava risadas tão boas ao ler um livro.

Por outro lado, preciso deixar claro que o humor não é óbvio, pelo menos não o que realmente me agradou. Como todo chick-lit, o livro tem algumas situações que são um pouco exageradas, mas que, para mim, tiveram pouca graça. Foi nas entrelinhas que eu encontrei as passagens mais divertidas, pois a autora, com maestria, retomava citações anteriores do livro e as transformava em alguma fala inteligente, em uma referência que só o leitor envolvido na história compreenderia.

"Tito disse que me ajudaria com os homens, mas nunca acha nada bom. Por exemplo, pensei que Sagitário fosse um signo compatível com o meu. Ele falou isso mais de uma vez, só que, quando fui comemorar por ter encontrado alguém que combinava comigo, Tito veio com essa história de que também precisa saber o Ascendente. Caramba! Ele muda o jogo depois que todas as cartas já estão na mesa."

Outro detalhe que me agradou no livro foi o crescimento de Alice. A personagem, no início carente e sempre à procura de um homem, sempre se metia em confusões exatamente por querer chamar a atenção de alguém ou porque perdia a concentração devaneando sobre seu futuro romântico. Fica óbvio, desde o início, que se trata de uma mulher insegura e cheia de medos, com erros e acertos. No decorrer da obra, porém, ela aprende que precisa primeiro estar bem consigo mesma, pensar em sua vida e alcançar seus objetivos, para depois poder compartilhar isso com outra pessoa.

Reconheço que, apesar de ter gostado tanto do enredo, algumas passagens poderiam ter sido deixadas de lado e não fariam nenhuma falta. Em alguns momentos, tive a impressão de que algumas cenas, e mesmo personagens, foram inseridas para aumentar o número de páginas, sem qualquer função real dentro da trama. Os trotes com Alejandro, um dos vários ex de Alice, por exemplo, não fizeram muito sentido, da mesma forma como também não consegui entender a presença de Giorgio no livro (apesar de ele ter protagonizado uma das cenas mais hilárias da história, admito!).

A edição também merece destaque. A capa é simples, não diz muito sobre a história, mas o início de cada capítulo conta com a ilustração dos signos e os mesclam aos nomes de filmes, sempre relacionando-os com o enredo. Só para citar um exemplo, o capítulo 5 tem o título "Libriana à beira de um ataque de nervos", em analogia ao filme "Mulheres à beira de um ataque de nervos", de 1989.

Para fãs de livros do gênero, acredito que Guia astrológico para corações partidos é uma ótima pedida. Além de trazer aquela leveza tão necessária em alguns momentos da vida, vai deixar qualquer um com vontade de consultar seu horóscopo, saber seu ascendente, ver os planetas regentes e se guiar um pouquinho pela astrologia - sempre considerando, é claro, que as decisões que importam são aquelas que nós fazemos, e não as estrelas.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. Achei o nome do livro bem divertido e apesar de não ser o estilo que eu gosto parece uma leitura muito boa, gosto de ler algo leve e despretensioso as vezes e não lembro a última vez que ri de verdade com um livro, acho que ele merece uma chance.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!
    Confesso que quero ler esse livro só porque envolve signos. Estou numa fase bem obcecada por isso hahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, esse livro deve ser bem divertido viu ? Sempre que coloca no meio assunto de astrologia vem risos por aí.Olha, eu não acredito nada disso e eu sou a prova viva ! Sou de leão e não absolutamente nada a ver com esse signo. Uma amiga minha diz que eu nasci no mês errado, porque sou uma leonina bem sem graça kkkk
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha e achei o titulo bem divertido, no entanto não é o tipo de leitura que gosto, principalmente por envolver astrologia no qual não acredito. No entanto, como sempre faço, se tiver condições para ler, claro que lerei, mas não vou sair procurando por ele feito uma doida.

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Além de amar chick lit e poder dar boas risadas, gostaria de ler esse livro porque meus pais eram astrólogos e tudo que envolve esse mundo está no meu sangue. Gostaria de ver a abordagem dada pela autora.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Lindoo lindoo!
    Estou doida pra ler mais de pertinho essa escrita..Tá mto bacana!!
    Essa capa tbm ... linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum livro que abordava esse assunto, é bom saber mais sobre horóscopo, pois sempre que da dou uma olhada no meu signo rs. A personagen tem uma busca interna em querer se descobrir.

    ResponderExcluir
  8. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse e pelo tema astrologia, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito um chick-lit.

    ResponderExcluir
  9. Astrologia? AAAAAAAAAAAAAA, eu quero demais. Mesmo! Amei a capa sinceramente.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o livro!! Parece ser muito interessante!!
    Gostei também da capa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Nunca me interessei por astrologia, nem olho nada sobre signo, sei que não irei ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    Sou total e completamente cética em relação a tudo isso, por isso é claro que eu super me identifiquei com a Alice! Já sei que daria boas risadas da amizade dela com o Tito kkk

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.