Belgravia - Julian Fellowes

Sinopse: Uma nova saga histórica, fascinante e irresistível, repleta de segredos e escândalos
Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam a conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.
Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala.
No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos. Passados vinte e cinco anos, quando as duas famílias estão instaladas no recente bairro de Belgravia, as consequências daquele terrível episódio ainda são marcantes, e ficarão cada vez mais enredadas na intrincada teia de fofocas e intrigas que fervilham no interior das mansões da Belgrave Square. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
FELLOWES, Julian. Belgravia. Editora Intrínseca, 2016. 368 p.


Já ouvi muito falar sobre Downtown Abbey, série de TV criada por Julian Fellowes, mas só tive real curiosidade de assistir depois de começar a ler Belgravia, escrito pelo mesmo autor e publicado este ano pela Editora Intrínseca. Imediatamente notei algumas semelhanças na construção de ambas as histórias e, apesar de só ter visto o primeiro episódio da versão televisiva, tenho a impressão de que, se a experiência for semelhante à da leitura do livro, Julian Fellowes entrará na lista de autores históricos favoritos sem qualquer dificuldade.

O enredo de Belgravia tramita pela complexa constituição social existente no século XIX e, para bem ilustrar todas as suas ramificações, o autor não se esquiva de criar dezenas de personagens diferentes, cada um deles bem desenhado e abordado. Claro que pode parecer confuso, inicialmente, tentar compreender tantas personalidades diferentes, mas com o passar das páginas Fellowes mostra que cada detalhe foi bem planejado e que, de alguma forma, todos estão interligados. O autor consegue dar consistência às ações dos personagens, motivar suas decisões e especificar seus sentimentos de uma forma como pouco se vê na literatura, especialmente porque não se concentra em um ou dois personagens principais, mas o faz com todos os envolvidos na trama que criou.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é a clara distinção entre as classes sociais existente à época. É nítida a diferenciação entre senhores e criados e, mesmo dentro de cada classe dessas, há ainda subdivisões intransponíveis, como em um critério de castas em que, independente da situação financeira ou da posição que ocupa, só é possível fazer parte pela loteria do nascimento.

"Como a estruturação do mundo deles era estranha... Uma moça de vinte e poucos anos era o auge da ambição social. Estar na presença de uma jovem dessas era o ponto alto que buscavam homens como James, inteligentes, talentosos, bem-sucedidos, como se isso fosse um coroamento glorioso depois de uma vida de sucesso. Mas o que a moça tinha feito? Nada. Apenas nascido."

A relação entre patrões e empregados, aliás, faz parte do contexto central da trama. Não há dúvidas das diferenças de posições e da submissão dos criados aos seus patrões, tão escancaradas na narrativa do autor, ao mesmo tempo em que as regras sociais exigem um comportamento de lealdade que é posto frequentemente à prova.

Grande parte das intrigas que dão tom ao livro enveredam por essas convenções e regramentos sociais e é interessante observar quanta coisa mudou, embora também seja possível perceber muita coisa que, ainda hoje, acontece exatamente da mesma forma, em especial no que se trata de dar importância ao que os outros pensarão.

A narrativa detalhista e quase poética também tem seu charme e combina com uma época em que vestidos, salões de bailes e aparências eram supervalorizados, e o livro não deixa de nos presentear com um belo romance, reencontros familiares e outros acontecimentos tocantes.

"Nada realmente importava, não mais. Ela o amava. E ele a amava. Ela o reconhecera como seu amante. Isso era tudo o que ele precisava saber. Mesmo que ela o magoasse, teria valido a pena por aquele momento. O que aconteceria depois, ele não tinha como adivinhar, mas estava apaixonado e era correspondido. Por enquanto, isso bastava."

Belgravia tem também uma trama permeada por segredos que, muitas vezes, nem mesmo o leitor conhece. Enquanto as peças do quebra-cabeças se encaixam e mudam todas as perspectivas da história, é fácil se flagrar surpreendida pelas artimanhas de Fellowes, que traz uma peça cheia de surpresas, mesmo para os leitores mais atentos.

Gostei muito da leitura do livro e leria qualquer outra obra do autor sem pestanejar. Para quem gosta de romances históricos, Belgravia com certeza é uma ótima opção de leitura.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

11 comentários:

  1. Oi Ju
    Consegui comprar este livro numa promoção e estou doida para ler, mas estou esperando o momento certo, tenho certeza que irei gostar.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!
    Quero muito ler esse livro primeiro por a história é super interessante!! Adoro romances, é esse, é recheado de mistérios!! A capa é linda e sem dúvida é um dos livros que já está adicionado na minha lista de compras!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Li Downtown Abbey e já quis ler o livro, eu amo essa série e nunca superei seu fim, não é meu tipo de leitura favorito mas fiquei com vontade de ler por se tratar num ambiente de uma serie que eu amo.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito daquela série e me dá até saudade quando chega essa época do ano e não tem especial de natal pra ver xD
    O livro chamou atenção por isso, pela ligação com aquela história. E pelo jeito tem um clima bem parecido, ainda mais por ambas serem mais antigas e apresentar algumas questões bem interessantes da época. Gostei do livro pelo clima de mistério e segredos também. Acho que iria apreciar ler e tentar descobrir as coisas, ficar desconfiada e etc. Parece uma boa leitura =)

    ResponderExcluir
  5. Oi, é a primeira vez que vejo falar do livro e ou da série de Tv.
    Mas fiquei bem curiosa, o livro parece ter uma premissa bem interessante, o que já me conquistou de primeira, essa capa é linda tenho que confessar.
    Gostei de como há essa relação com os empregados e patrões, e também de ter muitos segredos, adoro esse suspense a coisa toda de tentar desvendar os mistérios que os personagens escondem.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    Adoro romances de épocas, principalmente do século XIX, justamente porque toda sociedade, vestimenta, cenários, etc... é bem diferente da nossa época e sempre me deleito com os detalhes descritos.
    Jpa assisti alguns capítulos de Downtown Abbey que é uma série bem rica e também com muitos personagens diversificados, cada um com seu valor, como penso que são as personagens do livro.
    Quero muito poder ler.
    “Natal não são as luzes lá fora, mas a Luz que brilha em seu coração... Feliz Aniversário, Senhor!” (Daniela Raffo)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. eu adorei o livro, foge um pouco do romantismo dos romances de época, mas os segredos e intrigas são ótimos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou doida pra ler esse livro, curto muito um romance histórico, parece ser bem eletrizante e envolvente, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia este livro, nem a série de TV, fiquei bem curiosa em ler, depois de ler a sinopse e sua resenha, como curto romance histórico, acredito que irei gostar de ler este livro.

    ResponderExcluir
  10. Quero ler esse livro, parece ser muito bom, esse negocio de como os criados eram tratados pelos patrões dava uma dó, embora isso mudou, mas ainda tem muito patrão assim ruim. Isso não muda o fato de se importar com a opinião alheia e acho que nem vai mudar.

    ResponderExcluir
  11. A cada resenha que leio sobre esse livro fico com mais vontade de o ler! Amei.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.