Retrospectiva Literária 2016


Olá pessoal, último dia do ano, provavelmente cheio de resoluções para 2017, não é verdade? Eu estou cheia de expectativas para o próximo ano, espero mesmo que seja um ano melhor.

Todo ano a Angélica, do blog Pensamento Tangencial, organiza uma retrospectiva literária, para pensarmos no que ocorreu de melhor e de pior, literariamente falando. Eu fiz por três anos seguidos, mas desde 2013 não participei mais. Este ano tive vontade de participar de novo, então aqui estou. rsrs

A Retrospectiva Literária é uma “postagem coletiva”, promovida pelo blog, que ocorre anualmente. Vários blogs se reúnem e criam um post no mesmo dia - 31/12 - fazendo uma retrospectiva de suas leituras realizadas durante o ano.
A Retrospectiva já está em seu sétimo ano - yesss! - e tem por finalidade propiciar que os leitores vorazes façam um balanço dos livros lidos durante o ano e que, através de suas respostas, planejem o ano seguinte. E não é só isso! Através da Retrospectiva Literária você tem a possibilidade de divulgar o seu blog, conhecer outros blogueiros fanáticos por livros e fazer troca de muitas dicas bacanas de leituras! :D

Então vamos às respostas:

1. A aventura que me tirou o fôlego:

Não sei se Caçadores de Trolls se enquadra em "aventura", mas há bastante disso em seu enredo, então escolhi ele para essa categoria. É um livro diferente, escrito por um autor que sempre me surpreende, e eu gostei bastante da leitura.

2. O romance que me fez suspirar:

Essa categoria é realmente difícil, porque eu li muitos romances e vários me fizeram suspirar. Acho que, de todos, A história de nós dois seria o que melhor se enquadra aqui, o livro é muito fofo e a autora me enganou até o último capítulo.

3. A fantasia que me encantou:

A rebelde do deserto foi uma fantasia que me encantou, especialmente porque eu nem sabia que era uma fantasia antes de começar a ler. Eu já fui surpreendida aí, e também várias vezes durante o enredo. Estou louca pela publicação da sequência, aliás.

4. A saga que me conquistou:

A Rainha Vermelha (e sua sequência Espada de Vidro) realmente me conquistou. Foi outra trama que eu não fazia ideia do que esperar e quando percebi já estava conquistada. A única coisa que eu realmente não superei foi a morte do meu personagem favorito.

5. O nacional que adorei:

Os nacionais sempre estão entre minhas leituras, e mesmo este ano, que eu achei que tinha lido poucos, acabei de contar 12 brasileiros. Infelizmente nenhum deles entrou para os meus favoritos, mas o que eu mais gostei entre todos foi Quando o amor bater à sua porta.

6. O livro que me fez refletir:

Eu sempre reflito, reflito muito, sobre qualquer livro. Sempre vou tirar algum aprendizado de algo que leio, por mais bobo que possa parecer. Então é um pouco difícil dizer um só, mas acho que  refleti muito quando li Belgravia, por ter tratado muito sobre regramentos sociais.

7. O livro que me fez rir:


8. O livro que me fez chorar:

Eu sou chorona por natureza, então é fácil chorar com um livro. Mas eu chorei de verdade com Como eu era antes de você, de soluçar.

9. O livro que me decepcionou:

Eu esperava alguma coisa de Tony & Susan, mas acabou sendo aquele tipo de livro que você se pergunta por que perdeu seu tempo lendo.

10. O livro que me surpreendeu:

Apesar de sempre ouvir falar sobre Outlander, só fui realmente entender o que era essa história depois de ler A viajante do tempo. E essa série me surpreendeu, definitivamente.

11. O livro que devorei:

Apesar de serem dois livros, poderiam ser um só: Meu Romeu e Minha Julieta. Acho que li os dois livros em três dias, eu simplesmente não conseguia parar.

12. O livro que abandonei:

Eu sou uma pessoa que não abandona livro, faço o maior esforço possível para que isso não aconteça, mas este ano eu simplesmente não aguentei: Finding My Prince Charming foi largado, abandonado e pisoteado (não de verdade, até porque era digital).

13. O thriller psicológico que me arrepiou:

Não li muitos livros do gênero este ano, mas acho que posso incluir nessa categoria Loney. Não é exatamente eletrizante ou assustador, mas é o que está implícito no livro que incomoda. "Loney não é um terror com sangue ou fantasmas, mas o desconhecido mantém um medo enraizado", e o livro me deixou bastante inquieta.

14. O gênero literário que mais li:

Romances. Não foi proposital, mas quando percebi, tinha lido vários, um atrás do outro.

15. O gênero literário que preciso ler mais:

Clássicos, eles não fizeram parte das minhas leituras em 2016. Também não foi de propósito.

16. Li em 2016 .......

46 livros.

17. A minha meta literária para 2017 é:

Ler 60 livros. Agora que terminei a faculdade, consegui um ritmo melhor de leitura. E espero aumentar a quantidade de livros.


Como foram as leituras de vocês em 2016? O que esperam para 2017?

Desejo a todos um feliz ano novo, espero ver vocês por aqui no próximo ano também! Grande beijo.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

12 comentários:

  1. Gostaria de fazer essa retrospectiva também, mas não lembro direito todos os livros que li. Teria que olhar xD
    E nem sei quantos li. Também tenho que arrumar tempo pra ver isso. Sei que fui anotando em algum lugar, mas tenho que juntar tudo pra ver. Leu bastante heim ^^
    A história de nós dois fui um que amei ler esse ano. É muito bom. A rebelde do deserto parece ter conquistado todo mundo. Quero ver se leio logo! A Rainha Vermelha também. Os de Meu Romeu e Minha Julieta parece que a gente devora e é muito bom de ler. Comprei mas ainda não consegui pegar. Esse ano que vem vou tentar ler mais, porque 2016 empacou todas as minhas leituras. Mas tá valendo né. Boas leituras aí e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não tinha visto este retrospectiva em nem um blog, mas achei super interessante e criativa, você leu uma boa quantidade de livros esse ano, eu i pouquíssimos e isso acabou me deixando um pouco decepcionada, ano que vem espero ler muito mais livros que li este ano.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns leu bastante esse ano li 25 livros menos que no ano passado, mas nesse novo ano pretendo ler mais espero conseguir rs. Das leituras citadas ainda não li nenhum, mas tem vários que pretendo ler. Desejo a todos do blog e seus familiares boas festas, felicidade sempre.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!!
    Adorei a sua retrospectiva literária 2016! Parabéns por conseguir ler 46 livros, acho que só li 31!! Amei os livros que você citou!!! Também li muito nesse ano livros de romances e quero em 2017 ler mais clássicos!!
    Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  5. é legal puxar na memória os livros que ao longo do ano foram marcantes, eu tenho alguns em comum com você e outros que pretendo ler
    tomara que em 2017 sejam ainda melhores as leituras

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju.
    Adorei a retrospectiva literária.
    Estou muito ansiosa para ler A rebelde do deserto, vi muitas criticas positivas a respeito e não vejo a hora de conferir por mim mesma.
    A rainha vermelha também me conquistou, enfim adorei suas escolhas.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Recebi Caçador de trolls e quero muito ler.
    Li A Rainha Vermelha e amei, mas não li os outros livros da série.
    O nacional que mais gostei foi A Promessa da Rosa da Babi A Sette.
    Quero demais ler Outlander.
    Ainda nem fiz o levantamento de quantos livros li em 2016, porque passei vários meses sem poder ler, mas espero poder ler mais no ano que vem.
    Parabéns pela retrospectiva e pelos livros lidos.
    “Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano. Sempre que alguém descobre esse poder, algo antes considerado impossível, se torna realidade.” (Albert Einstein)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju
    Adorei sua retrospectiva, vi que você leu muitos livros que eu não li e alguns eu fiquei na vontade de ler como o Loney, vi tanta resenha negativa que acabei deixando..
    Eu li 58 livros, bem menos que ano passado que li 86, mas com a faculdade e trabalho a tendência é diminuir mesmo, por isso este ano estou sem metas, vou ir lendo conforme dá eheheh.

    Feliz Ano Novo JU, te desejo tudo de bom e maus sucesso com o blog. Sabe que eu adoro vir aqui né?

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Bela retrospectiva, Como eu era antes de você é mesmo uma história super emocionante, também chorei muito, em 2016 consegui concluir a minha meta que era ler 100 livros! =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro quando chega final de ano e os blogs fazem retrospectiva. Eu realmente tenho esperanças de que nesse ano de 2017 eu leia no mínimo 50 livros. Li muita coisa boa em 2016, livros que eu nunca me esquecerei e que foram importantes para eu me tornar uma leitora compulsiva. Também preciso ler mais clássicos, e os romances sempre dominam a lista de leitura, até porque quase todos livros lançados recentemente são desse gênero.
    Que esse ano seja um sucesso de leituras.

    ResponderExcluir
  11. Minha meta de 2016 era ler 72 livros, consegui ler 53 mas fiquei feliz com o resultado. Para esse ano ainda não consegui pensar num número.
    Também acho que deveria ler mais clássicos, não lembro o último que li.
    E minha resposta da pergunta 13 seria O Menino Que Desenhava Monstros, achei muito perturbador esse livro.

    ResponderExcluir
  12. Joga na cara da gente mesmo que terminou a faculdade, viu? u.u

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.