Semana Especial Rick Riordan: O que você NÃO encontrará na obra do autor


Listas são uma ótima forma de mostrar o que nos agrada a respeito de determinado assunto, não é verdade? São fáceis, são claras e organizadas. Durante essa Semana Especial Rick Riordan, organizada pela Editora Intrínseca, já comentei sobre minha série favorita do autor e sobre a mitologia que dá base às suas histórias. Na última postagem da semana, acho que é o momento de comentar alguns elementos que você definitivamente não encontrará na obra de Riordan (em listas):

1) Romances melosos

Na, na, na, isso é território proibido. Na verdade, talvez não seja, mas romances melosos definitivamente não adentram no amplo rol de elementos que compõem os livros do autor. É bom lembrarmos que os livros são voltados para o público adolescente, então não faria sentido ficar incentivando aquele açúcar desnecessário das histórias de amor para pessoinhas que têm tanto mais a fazer do que se apaixonar (e ficar de melação).

Não quer dizer que não exista romance, peraí! Tem, sim, e tem umas histórias muito fofas, aliás. Mas são exatamente isso: histórias delicadas sobre a descoberta do primeiro amor, mas junto a muitas outras coisas que importam. Romances melosos, porém, não.

2) Donzelas indefesas

Meninos e meninas, estão todos convocados para a aventura! É isso mesmo: todos fazem parte da trama, sem distinção de gênero. As mulheres são tão fortes e guerreiras quanto qualquer menino e são elas, muitas vezes, que os salvam dos perigos. Afinal, por que não?

Aliás, a diversidade, de qualquer forma que seja, tem sido muito incluída nos livros do autor, o que abre espaço para que todo mundo se sinta, de alguma forma, acolhido nesse universo criado por ele.


3) Personagens medrosos

Ok, não vamos ser hipócritas de dizer que nenhum dos personagens das séries de Rick Riordan nunca teve medo. Claro que sim, porque isso faz parte da natureza humana, ainda mais quando quem está de frente a um monstro for um adolescente.

Isso, no entanto, não impede que os personagens enfrentem qualquer desafio, porque são eles que precisam acabar com o perigo e, bom, eles enfrentam com medo mesmo. A coragem, dizem, não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele.

4) Monotonia

Não, monotonia não é algo que cabe na obra de Rick Riordan. Se você for uma pessoa que fica entediado com uma aventura atrás da outra, pode até ser. Mas, se você não se enquadrar nessa hipótese, esquece, porque você verá tanta coisa acontecer que, quando se der conta, o livro já acabou e você quer logo ler outro.

5) Uma adaptação à altura

Vamos ser sinceros: uma coisa que ainda falta para as obras de Rick Riordan é uma boa adaptação. Apenas a história de Percy Jackson chegou aos cinemas até agora, mas até mesmo os fãs desgostaram dos filmes. Até Rick Riordan desgostou da adaptação. Aí, gente, fica complicado.

Ainda acho que os livros mereciam uma adaptação à altura.

Lembram de algo mais que os livros de Rick Riordan não possuem?



Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

11 comentários:

  1. Adorei o número 5 AHAEHAEHEAHEAHAEHEAhe

    Mas acho que a monotonia chega, sim, especialmente na última série, a partir da repetição de certos "beats" do enredo - além da sensação cada vez maior de que nada vai dar errado, que o final vai ser aquela perfeição básica de novela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Peterson, que bom que gostou ;)
      A última série eu infelizmente ainda não consegui ler, minha visão foi um pouco mais generalista, então fico triste em saber que teve essa sensação. Espero não ter! rsrs

      Excluir
  2. Haha, adorei saber dessas coisas! Romance meloso enjoa e pelo jeito de história que ele conta na maioria das séries não tem espaço pra isso, é muita coisa mais interessante pra fazer com as histórias não é? E adoro livros com personagens femininas fortes. Além de personagens corajosos! Mas uma coisa é bem difícil de ter mesmo, que é uma adaptação que fique tão legal quanto as histórias.

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    É verdade,nada do que citou será encontrado nas obras dos Rick, em compensação, muito ensinamento e aventura estão sempre presentes.
    “O Natal não é um momento nem uma estação, senão um estado da mente. Valorize a vida.” (Desconhecido)
    Boas Festas!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! Realmente nenhum desses cinco elementos são encontrados nos livros do Rick Riordan, concordo com você os livros mereciam um adaptação para o cinema à altura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju.
    Adorei, apesar de ter ficado um pouco triste pela falta de romance meloso (eu adoro), mas gostei, amo personagens fortes que sabem o que querem principalmente as mulheres, outra coisa que adorei é que os livro do autor não são previsíveis.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!!
    Amei a lista que você fez!! Como ainda não li nenhum livro desse autor é bom saber as características que são marcantes nos livros!! Gostei muito e pretendo ler a série de Percy Jackson.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Sempre acreditei que livros são melhores que suas versões adaptadas para o cinema mas não sabia que esse filme fosse tão fraco assim, um dos motivos de eu nunca ter lido nada do autor é pq sempre ouvi falar muito mal dos filmes e imaginei que o livro também não tinha salvação, pelo jeito estava enganada.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente com esses itens, o romance é leve e fofo, a adaptação deixou muito a desejar, estragaram com o filme, pois os livros são maravilhosos, pelo menos os que li, ainda não li todos do autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nem um livro do Rick Riondan, mas tenho diversos livros dele em minha lista de leituras, adorei este post.
    Não li Percy Jackson, mas assisti o filme, e li muitos comentários negativos de pessoas que haviam lido o livro e que acharam muito diferente do filme.

    ResponderExcluir
  10. Do autor só li PJ, e gostei bastante (na verdade não lembro de tudo, preciso urgentemente reler em 2017) Realmente romances melosos não fazem parte do perfil do autor. Suas obras são recheadas de ação e descobertas, que não deixam espaço para partes monótonas. Infelizmente a adaptação de PJ foi um fracasso, mas a estória é incrível e merecia um filme fiel.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.