A Noiva Fantasma - Yangsze Choo

Sinopse: Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...
1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto.
A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo.
Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente.
Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. (Skoob)
CHOO, Yangsze. A Noiva Fantasma. Darkside, 2015. 360 p.


A Noiva Fantasma foi uma leitura bem diferente e bastante satisfatória. Não encontrei tanto terror quanto esperava, mas sim, uma fantasia maravilhosa!

A história é baseada em crenças e costumes malaios, (Malaia, que agora é conhecida como Malásia). Ela me levou para um mundo diferente de todos que já visitei lendo livros. Aqui encontramos vivos que queimam oferendas para os mortos, para que eles tenham riquezas e alimentos no mundo dos mortos, demônios com cabeça de boi que são guardas muito maus e até espíritos famintos vagando pelas cidades.

O livro conta a história de Li Lan, uma jovem malaia que vive com o pai e alguns “empregados”, dentre eles, tem a Amah, que é uma espécie de babá, esta cuida de Li Lan como se fosse filha, pois sua mãe faleceu há muito tempo. Com isso, ela acabou esquecendo de se casar, pois seu pai também não dava muita atenção a este fato.

Mas certo dia, seu pai lhe pergunta se ela gostaria de se tornar uma noiva fantasma. Ser uma noiva fantasma é ter que se casar com alguém já falecido e passar a viver como viúva. Isso acontece por a família acreditar que o falecido não está descansando em paz e precisa de uma esposa para ser um pouco mais feliz.

"Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma. Perguntar talvez não seja bem a palavra. Estávamos em seu escritório, eu folheando um jornal e ele no sofá de vime. A noite estava quente e quieta, com mariposas voando em círculos pelo ar úmido, atraídas pela lamparina acesa. "O que você disse?"

Li Lan se apavora e não quer isso para a sua vida, mas ainda assim aceita participar de um festival na casa de seu “suposto noivo” falecido. Chegando lá, ela conhece Tian Bai, um jovem muito bonito e educado, que depois descobre que é primo de seu pretendente.

Mas Li Lan acaba sendo enganada pela mãe de seu quase noivo, Lim Tian Ching, que lhe pediu um enfeite de cabelo, com toda inocência ela entrega o que lhe foi pedido, sem saber que aquilo lhe traria grandes problemas. Através deste enfeite Lim Tian Ching conseguiria entrar em seus sonhos e aí que sua vida vira do avesso. 

Ela não quer mais dormir, para não sonhar com Lim Tian Ching e decide ir á uma médium. A fim de obter alguma ajuda, aceita uma mistura que deve ser tomada para que os sonhos não a incomodem, mas acaba tomando demais, caindo num sono muito profundo, que pode até ser considerado um coma, onde sua alma sai de seu corpo e não consegue retornar.

Sua aventura começa com ela em busca de resposta para se livrar do tal casamento e assim poderá retornar ao seu corpo e tentar se casar com Tian Bai. Não será nada fácil viver nesse mundo dos mortos!


Pessoal, que livro foi esse! Me surpreendeu demais, a história é tão cheia de mistérios, tive tantas dúvidas ao ler cada capitulo, parecia que a garota estava ficando cada vez mais sem rumo.

No mundo dos mortos ela conheceu pessoas muito ruins e algumas muito boas. Mas ela não podia confiar em ninguém, muita gente queria se beneficiar de sua condição. A todo momento era uma surpresa diferente! Muitas vezes tive vontade de entrar no livro para tirar a moça de toda aquela loucura.

A autora fez um ótimo trabalho, a trama é incrível, muito bem escrita. Nunca li nada parecido, mas creio que ela soube mesclar muito bem a cultura malaia com a história! Só de pensar que tem gente do outro lado do mundo que acredita nessas coisas, me dá arrepios! 

A autora usa muito a linguagem malaia durante a obra, mas ao decorrer do livro temos todos os significados no rodapé das páginas, é uma coisa linda de se ver! Dá pra entrar de cabeça mesmo na aventura de Li Lan, impossível não torcer para essa garota!

Li Lan é um tanto inocente, mas muito corajosa, conseguiu descobrir muitas coisas com sua viagem ao mundo dos mortos. Seu pai é todo reservado e meio desleixado também, ao ler, é possível perceber que ele era uma pessoa alegre, mas como sofreu a perda de seu grande amor, se tornou um homem amargo e bem fechado. Amah é uma personagem muito cativante, toda cheia de superstições e tem um coração enorme! Já Lim Tian Ching é detestável, nunca vi morto mais chato que esse!  


A edição está super caprichada, naquele padrão Darkside que conhecemos, tem até umas folhas que podem ser destacas para fazer origamis!

Enfim, só posso dizer que gostei demais dessa fantasia e indico a todos que gostam do gênero. E quem não gosta, poderia arriscar, creio que não irá se arrepender!
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

24 comentários:

  1. Oi, como vai? Este livro está na lista de desejados há anos, mas eu sou daquelas que enrola mais que tudo e nunca lê. Nunca tinha entendido bem a história e fiquei mais animada porque algumas de minhas perguntas foram respondidas.
    Espero poder ler logo!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Oi, Thuanne!
    Menina, eu vejo muita opinião positiva a esse livro, mas ainda assim não bateu aquela vontade de ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thuanne!
    Amei sua resenha!! Gostei muito da história do livro!! E quero muito ler esse ano!! Ganhei esse livro o ano passado só que estou atrasada nas minhas leituras e não teu para ler ainda!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Já tinha lido outras resenhas do livro mas nenhuma tinha tão detalhes da história quanto essa, minha vontade de ler só aumentou. Amo uma fantasia e esse é bem diferente das coisas que costumo ler, preciso dar uma chance.

    ResponderExcluir
  5. Thuanne!
    Cada povo tem sua cultura e ainda bem que aqui não temos os costumes dos malaios, affffffee!
    Bem escabroso esse lance de ficar noiva de alguém que já morreu e no caso dela, ainda ir para uma 'aventura' no mundo dos mortos. Oxiiiiiii!
    Mas gosto de fantasia e gostaria de ler.
    “Qualquer situação na qual você se encontre é um reflexo exterior do seu estado interior de existência.” (El Morya)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thuanne,

    Eu tinha curiosidade com esse livro! Por um lado fiquei empolgada que vc gostou tanto e parece mesmo bem diferente e misterioso. Por outro lado, não estou lendo na da de fantástico ultimamente, ando numa preguiça do gênero, então não sei se vou animar rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. A editora está arrasando em suas publicações, que capricho essa edição né?
    Compraria o livro só pela capa rs
    Estou bem animada pra ler essa obra, parece ser uma leitura bem delicinha e diferente das minhas habituais.
    Essa fantasia envolta da história chamou bastante a minha atenção.
    Minha curiosidade só aumenta, espero ler a obra em breve.
    beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Amo essas edições que a editora inventa, acho que chama muita a atenção do publico, amo essas historias que nos prendem do começo ao fim acho que tudo em si todos os livros que eu li da editora ate hoje nunca li nenhum que não fosse ruim, esse eu não li mais acredito que seja realmente incrível.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thuanne!
    Já tive a oportunidade de ler esta estória no ano que se findou e posso afirmar que muito me surpreendeu. Esperava uma trama cheia de terror, mas encontrei uma fantasia incrível e cheia de detalhes, além de personagens completos e carismáticos.
    A edição, incomparável não é mesmo? Simplesmente linda!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro em novembro para um desafio em um grupo e gostei, achei bem diferente do que estou acostumada a ler devido a cultura deles que não conhecia. a autora me surpreendeu com os acontecimentos enquanto ela esteve no mundo dos mortos e que final não esperava fiquei surpresa.

    ResponderExcluir
  12. DarkSide, atualmente, acho que a melhor editora pelo capricho que tem pelas suas edições. Capa e diagramação são lindas.
    Pelo título, achei que seria um mega terror, mas, não. A história tem um rumo diferente, tá mais pra uma aventura. Parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Essa capa é maravilhosa! O enredo tbm está excelente, qro mto ler, espero conseguir ainda esse ano, estou curiosa pra conhecer a escrita da Choo...
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Já li e assim como a você me surpreendeu muito, com certeza é um dos meus livros favoritos, além de ser uma aventura incrível com toques sombrios e até de humor, é realmente muito bom conhecer novas culturas e lendas daquele povo. E que final foi aquele...sem palavras.
    Você sabe se tem continuação? É que dá a entender que sim, mas nunca ouvi falar.

    ResponderExcluir
  15. Eu simplesmente Amoooooooooo esse livro. Uma das minhas leituras preferidas. Os livros da Darkside já são encantadores só d olhar, né? Ju, o q mais me atraiu nesse livro, foi sair do comum. Uma história pra mim, diferente d td q já li. Além de trazer congrcimento sobre uma cultura diferente, o q super me atrai. Amei mesmo!!! Parabéns, a resenha ficou ótima, sua opinião foi mto parecida com a minha!!! Kkk

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser bem "sim ou não" pelo que vejo. Pessoas amam, pessoas se decepcionam. Não parece ter meio termo. Vi umas coisas bem ruins dele que me desanimaram um pouco, mas quando vejo coisas boas bate uma vontade de ir ver logo porque ele mexe assim com os leitores. Achei que era terror quando vi pela primeira vez, mas pelo jeito tem um lado mais fantástico, não muito aquele negócio de se borrar ao ler xD
    Gosto do estilo da história e no meu ver ela parece ser boa, bem escrita. Passa emoções e deixa o leitor frustrado ou mexe com ele e adoro quando um livro faz isso. Queria ler.

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não senti muito atração por esse livro e já tenho colegas que leram e não apreciaram muito a leitura, mas é aquele ditado cada caso é um caso. Quem sabe um dia eu pegue esse livro é o leia e se isso acontecer venho aqui pra conversar sobre ele.

    ResponderExcluir
  18. livro super interessante! a cultura asiática eu particularmente não conheço muito, mas sei que tem histórias comoventes e fortes, e acho que A Noiva Fantasma é uma dessas histórias. a personagem me pareceu determinada apesar de toda situação. a história realmente tem todo um carisma, vou colocar como desejado, quem sabe eu leia em breve =)

    ResponderExcluir
  19. Aii que medo desse livro kkkk meu Deus,não me canso de surpreender como os costumes antigos,ou até mesmo atuais de alguns países!Enfim,apesar da ótima resenha,não pretendo ler o livro,pois essa questão mais sobrenatural realmente não me atrai,eu posso ler livro de quase todo o gênero,mesmo amando romance,mais se têm um tema que não me desce é essas coisas mais mística e sobrenatural! O único que li e gostei foi Crepúsculo na minha adolescência kkk

    Eu não sei,fiquei com medo do livro ficar confuso e bagunçado durante essa passagem pelo mundo dos mortos,sabe,das coisas ficar muito abstratas e toda a hora vc ficar se perguntando se isso é real ou não...Peguei trauma disso com uma trilogia que li em inglês,onde o livro virou um emaranhado de informações e esquisitice,e eu doidaaa p/ saber qual era o propósito e como iria se resolver,p/ no final ser apenas um sonho da protagonista kkkk :/ Nossa,sei que o livro não têm exatamente o mesmo enredo que este,mais fiquei tão revoltada e traumatizada,que decidi não ler mais nada que me lembre isso,pq eu fiquei doidinha,igual a protagonista kkk Prefiro ficar nos meus romances e abrir raras exceções p/ outros gêneros,que sejam muito bem recomendados apenas rs

    Mas gosto da criatividade dos livros dessa editora,pelo visto eles sempre capricham nas edições!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  20. Uma coisa que me encanta nos livros é quando somos apresentados a outra cultura, outros mitos, outras crenças... Eu simplesmente amo descobrir isso. Imaginei um terror dramático mas não esperava ficar tão intrigada com essa fantasia. Gostei muito da resenha e acho que os mistérios só vão adicionar charme ao livro

    ResponderExcluir
  21. Nunca tinha me interessado por esse livro - até agora.
    Não fazia ideia de toda essa trama e reviravoltas, da fantasia explícita, disso de sair do corpo e tal (que é uma coisa que acho muito interessante), sem contar que assim conhecemos uma cultura totalmente diferente da nossa. Bem intrigante haverem noivas fantasma, né? Imagina... acho que eu não aceitaria, não hahaha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  22. Darkside sempre caprichando na diagramação dos livros, acho a capa e a diagramação deste livro muito bonitas, ainda não li A Noiva Fantasma, mas estou a um tempão querendo ler este livro, sua resenha só me deixou mais ansiosa ainda para conferir esta história.

    ResponderExcluir
  23. Me impressionei com esse livro, assim que bati o olho no titulo achei que era meio pombo a história e que nunca iria querer ler, estava errada. Essa história aparenta ser incrivel e exatamente do jeito que eu gosto. Pode ter certeza que já esta na minha lista de comprinhas 2017.

    ResponderExcluir
  24. Primeira vez que leio algo sobre o livro. Pela capa e pelo título, eu não me senti interessada, mas agora, depois de ler a resenha, eu quero muito ler. Cara... Eu não fazia ideia de que existia essa crença e agora imagino mil e uma coisas que podem ser escritas sobre ela. A autora conseguiu fazer algo raro: inovar.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.