Conjunto de Séries #14: Outlander


Desde que li A viajante do tempo, primeiro livro a série Outlander, fiquei inteiramente fascinada pela escrita de Diana Gabaldon e pela história de Jamie e Claire. Quando você olha o tamanho dos livros – e a quantidade deles –, não é raro evitar a leitura com preguiça de tantas páginas, mas depois que começa a ler, mil páginas não são suficientes para tanto amor. Você quer mais livros, mais adaptações, e principalmente a série televisiva – sim, sim, sim!!!

Quando eu soube que a primeira temporada da série chegaria à Netflix, com data para o último dia 5 de outubro (logo depois que terminei de ler o primeiro livro), fiquei quase histérica. Entendam: eu não tenho paciência para fazer download de episódios, então espero tudo chegar no streaming. E olhem só, que sorte a minha: Outlander chegou! Emendei um episódio um no outro e logo já tinha assistido a todos.

Se alguém ainda não ouviu falar da série de livros ou da adaptação, a trama narra a história de Claire Randall, que, após o fim da Segunda Guerra Mundial, vai em lua de mel para a Escócia com seu marido, Frank. Em um passeio pelo círculo de pedras de Craigh na Dun, porém, ela é atraída por um som vindo das rochas e, por alguma força incompreensível, vai parar no século XVIII. Nessa outra época, Claire conhece o cruel ancestral de seu marido, Black Jack Randall, e para não cair nas mãos desse terrível oficial britânico, casa-se com Jamie, um jovem guerreiro escocês.

Preciso comentar que Catriona Balfe e Sam Heughan, que interpretam Claire e Jamie, são bastante diferentes do que eu imaginava, especialmente Catriona, até porque aqueles olhos irritantemente lindos e claros da atriz não se encaixam na descrição dos olhos cor de âmbar que Claire tem no livro. Porém, assim que deixei de lado os personagens da minha imaginação e mergulhei na adaptação, tive de admitir que a escolha dos atores foi adequada: eles sustentam Claire e Jamie, são lindos e, o mais importante, têm uma química incrível juntos.


Ainda mais que os protagonistas, o ator que se destaca, na minha opinião, é Tobias Menzies. Tobias interpreta Jack Randall e Frank e é fascinante como os personagens parecem realmente pessoas diferentes. Algumas cenas interpretadas pelo ator são tão fortes e verdadeiras que eu fiquei estupefata com o trabalho dele.

Felizmente para os fãs da trama, a adaptação é fiel aos livros o máximo possível. Um ou outro detalhe muda, algumas pequenas passagens e cenas são modificadas, mas a essência continua ali. Acredito que algumas modificações foram necessárias para possibilitar a exteriorização de tudo que a autora queria demonstrar, e é bem possível que eu só tenha notado os detalhes porque a leitura havia sido feita muito recentemente. De todo modo, eu adorei a forma como a história foi contada para a TV e, sem dúvida alguma, quero assistir às demais temporadas.

A primeira temporada do seriado adapta apenas história do primeiro livro, e os dois terminam exatamente no mesmo ponto. Pelo que li, cada temporada abordará um dos livros da série e, neste ano, a terceira já deve ir ao ar.

Para os fãs dos livros, a série de TV é uma ótima forma de revisitar essa história tão incrível. De quebra, ela nos presenteia ainda com belas imagens das paisagens escocesas. Para os que conhecem a série e ainda não leram os livros: façam isso logo, porque eles são ainda melhores.


Quem aí já viu a série? E os livros, já leram?
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

19 comentários:

  1. Eu acabei conhecendo a série antes do livros. Assisti, adorei e fui ler tudo que deu pra ler. Mas não conseguia imaginar os personagens diferentes da série. Pra mim acabou sendo eles quando eu lia. Tem algumas diferenças, mas acho legal o fato de ser até que bem fiel aos livros. A série é muito boa e emocionante de assistir, ainda mais pra quem leu e gostaria de ver aqueles personagens e a história criando vida nas telinhas. Os atores fazem ter emoção e fiquei impressionada com o Tobias nessa série. Já tinha visto o ator em outros projetos, mas ali foi um negócio muito doido. Porque a gente acaba vendo os personagens em si, não o ator ou só o Jack ou só o Frank. Parecem 3 pessoas totalmente diferentes e o cara tem que ser muito bom pra conseguir fazer isso com o telespectador.
    Ansiosa pela terceira temporada!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju!!
    Como quero assistir essa série!! Ainda bem que a netflix disponibilizou!! Não li nenhum dos livros mais com certeza quero muito assistir a série!! Estou terminado de assistir Dexter para começar exatamente essa série!! Ainda pretendo ler os livros e espero conseguir em breve!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito assistir a série Outlander, mas quero ler os livros primeiro, que por sinal, só leio comentários positivos sobre os livros o que me deixa mais ansiosa ainda para começar a lê-los.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que estou atraída a assistir a série mais quero ler aos livros primeiro ainda li poucas resenhas a respeito mais não tenho dúvida de que seja totalmente bom.

    ResponderExcluir
  5. minha série do amor! sou fã e conheço os livros desde 2009! já tinha me acostumado a ideia de não ter filme ou série dos livros pq os livros são realmente muito detalhados e com cenas fortes que eu achava que não seria reproduzidas. mas eis que aparece Ron o produtor e da vida a minha série favorita de livros! coloquei na cabeça que ia assistir de mente aberta. costumo ser bem apegada a certos detalhes então preferi ver sem expectativa sabe, só curtir mesmo e até agora tá dando certo hahaha. e que venha a terceira temporada!

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu conheço a série e os livros também, por sinal tenho o primeiro em casa já que eu comprei mas foi numa época que teve prova em cima de prova e até hoje eu não peguei o livro pra retornar a leitura, o que me deixa bem envergonhada. Eu também já vi excelente comentários sobre a série mas só irei assistir a primeira temporada depois que terminar o primeiro volume já que quero evitar um spoiler. Mas até esse final de ano tenho a intenção de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  7. Vejo TANTOS comentários positivos em relação a essa série que já está me dando uma coisa aqui.
    Mas tenho tantas séries atrasadas. Que começar mais uma, só vai complicar minha situação haha
    Mas, com certeza, Outlander está na minha listinha de futuras séries a assistir.
    Parece ser uma história e tanto! Super apaixonante e viciante.
    Quero MUITO ler os livros também <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Ju!
    quero muito poder ler a série dos livros, adoro temas como viagem no tempo e ainda mais que ela vai para uma época onde havia os Highlanders que tanto amo.
    Já ouvi falar da série também, porém não assisti e nem sei quando o farei porque não tenho assinatura na Netflix.
    Bom final de semana!
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Nossa, estou amando a série pra TV, tenho muita vontade de ler os livros, porem além de ser muitos eu ainda não tenho nenhum volume, também acho que os atores Catriona Balfe e Sam Heughan têm uma química incrível juntos, é mesmo fascinante como os dois personagens, interpretados pelo Tobias Menzies parecem realmente pessoas diferentes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar dos livros aqui no blog mesmo, agora que vi que tem no netflix já o adicionei nas próximas séries a ser vistas e fiquei morrendo de vontade de ler ao livro, só falta a coragem e a grana, porque ele é bem grandinho né KKK
    Ah e sobre os personagens, achei eles lindos demais e pelas fotos da para ver que as paisagens são incriveis.

    ResponderExcluir
  11. Ju, só em saber que toda a série se passa na Escócia, me animei drasticamente!! Também gosto de histórias que se passam no passado e toda a serie me parece ser um ótima dica. Sempre ouvi maravilhas e não posso deixar de assistir o seriado e viajar através das páginas dos livros.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Aaaah Ju eu ainda não li a série acredita?
    Espero conseguir ler antes da estréia na tv, tenho mta vontade de conhecer...
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou assistindo a série e adorando os livros estão na minha lista de compras vou querer ler também. Ah que raiva que tenho desse descendente do marido dela me da nos nervos rsrs. Gostei do casal e também achei que tem química, embora ainda não conheço o do livro.

    ResponderExcluir
  14. Juuuu
    Eu amei a série, fiquei mega emocionada. E sim, é muito fiel, eu cheguei a pegar o livro nas mãos em algumas cenas, e era exatamente as mesmas falas. Amooo os livros e a série.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu confesso q sou louca pra ler os livros e assistir a série. Tenho amigas q são loucas por ambos e vivem me enchendo pra ler. Mas como os livros são caros ainda não tive como comprar. A série tá na minha lista d próximas a serem assistidas. Confesso q não assisti nem li pq tenho medo d virar uma louca viciada como minhas amigas!!!! Hahahhaha

    ResponderExcluir
  16. De fato, o tamanho e quantidade de livros assusta! hahaha
    Bom, eu não tenho Netflix então nem me empolgo com séries porque também não tenho paciência de baixar, masss ótimo que a adaptação seja fiel aos livros! Detesto quando mudam totalmente o enredo, personagens e tal

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  17. Estou dividida com essa série. Não gosto de histórias que ficam indo e voltando no tempo pq fico muito perdida e se seguir o ritmo dos livros vai ter muito disso e vai ser bem longa.
    No geral tenho curiosidade, mas acho que só assisto ou tento ler quando estiver com muita paciência rsrs

    ResponderExcluir
  18. Amo Outlander. Acho tudo tão perfeito, talvez por não ter lidos os livros e assim não poder fazer comparações ou até mesmo por isso. Estão ali Jamie e Claire perfeitos e, pelo menos nesse caso, eu prefiro o seriado aos livros, essa coisa mais visual, com aquela fotografia e vestimentas lindas.
    Não tenho a mínima vontade de ler os livros.

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada pela série e quase não estou me aguentando pela terceira temporada!! (Só em abril, ai céus!!) quero muito ler os livros, mas dá aquela preguicinha básica mesmo, mas... Um dia. Foco, força e fé auehuaehuahe

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.