Matéria Escura - Blake Crouch

Sinopse: Essas são as últimas palavras que Jason Dessen ouve antes de acordar num laboratório, preso a uma maca. Raptado por um homem mascarado, Jason é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.”
Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece por realidade?
Com ritmo veloz e muita ação, Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos, ao mesmo tempo em que comove ao colocar em primeiro plano o amor pela família. Marcante e intimista, seus múltiplos cenários compõem uma história que aborda questões profundamente humanas, como identidade, o peso das escolhas e até onde vamos para recuperar a vida com que sonhamos. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
CROUCH, Blake. Matéria Escura. Editora Intrínseca, 2017. 352 p.


Você já imaginou como seria sua vida se tivesse feito apenas uma escolha diferente? Já parou para pensar que uma decisão apenas poderia ter mudado totalmente o rumo da sua história e você estaria em outro lugar, cercado por outras pessoas, com conquistas totalmente diferentes das que tem hoje? Esse questionamento é o ponto de partida de Matéria Escura, uma trama em que o protagonista tem uma vida familiar irretocável, mas se sente fracassado profissionalmente e, de repente, é sequestrado e se vê em uma realidade onde seus feitos profissionais são fantásticos, mas ele nunca se casou e seu filho não nasceu. Como isso aconteceu?

Na busca de respostas para esse enigma, a leitura de Matéria Escura se torna extremamente ágil e dinâmica. Li o livro em uma tarde, de tão envolvida que fiquei com a história, e as explicações para as situações vivenciadas são totalmente inimagináveis e surreais, mas extremamente geniais. Genial, aliás, é a palavra certa para esse livro: complexo e bem construído, o livro traz conceitos da física de forma fácil e compreensível para leigos, e são os princípios teóricos do multiverso que dão base à trama e a tornam tão incrível. Ao contrário do que possa parecer, não é chato nem difícil e as implicações que essas teorias trazem são surpreendentes.

"E se todas as crenças e lembranças que compõem quem eu sou - minha profissão, minha esposa, meu filho - não passarem de uma trágica falha no funcionamento da matéria cinzenta localizada dentro do meu crânio? Devo continuar lutando para ser o homem que penso ser? Ou devo deserdá-lo, abandonar tudo que ele ama, para simplesmente encarnar a pessoa que este mundo espera que eu seja?
Mas, se eu enlouqueci, o que fazer?
E se tudo que conheço estiver errado.
Não. Pare.
[...]
Não tenho o direito de pensar que estou louco.
Só tenho o direito de resolver este problema."

Não demora muito para que seja revelada a forma e o motivo de Jason ter sido tirado de sua própria vida e alguns capítulos intermediários mostram como segue a rotina de sua família depois de sua partida, o que explica muita coisa. Isso porém, não resolve a situação, pois o personagem precisa descobrir uma forma de voltar e, durante sua jornada, há muita ação e outros acontecimentos que vão dando corpo à história, tornando-a ainda mais interessante.

Uma das coisas que mais gostei da obra foi as reflexões que ela traz consigo. Seja sobre escolhas e arrependimentos, sobre o valor que se dá (ou se deixa de dar) àquilo que já se conquistou, ou sobre até que ponto se pode ir para conseguir aquilo que quer. Vale a pena perder a si mesmo, deixar sua essência de lado, para alcançar seu objetivo? Todas essas questões, e outras mais, são discutidas em segundo plano e eu realmente gostei de ver a forma como o autor conseguiu inseri-las na trama.

Preciso comentar sobre o quanto a edição do livro está linda e perfeitamente alinhada ao que a trama propõe. A capa dura, por si só, já conquista qualquer admirador de livros, mas a cor laranja usada deu destaque à obra sem necessidade de utilizar outros elementos que poluiriam o design. Além disso, o título, que se propaga por toda a capa, não poderia ser mais adequado ao enredo. Talvez seja um pouco estranho para quem não leu ainda, mas podem acreditar, faz todo o sentido.

Durante toda a leitura, fiquei pensando em quão boa seria a adaptação da trama para um enredo de filme. Não foi nenhuma surpresa descobrir que os direitos já foram vendidos e logo deve chegar às telonas. Matéria escura é uma obra inteligente e que surpreende, cheia de reviravoltas e absolutamente incrível.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

11 comentários:

  1. Nunca tinha lido nada sobre esse livro, apenas visto em alguns perfis literários e só a capa já tinha me chamado atenção. O enredo parece mesmo ser promissor, envolvendo teorias físicas e lições sobre escolhas e arrependimentos, não consigo imaginar como seria a minha leitura dele, por conta da minha rejeição a disciplinas das exatas, mas pelo que você cita na resenha, são explicações fáceis para qualquer leigo entender e acho que seria interessante eu conhecer um pouco mais sobre essa área na literatura, essa que já me afeiçoo mais. Gostei muito da sua resenha, muito bem escrita pontuando no que a trama tem de bom e outras características do livro.

    Beijos
    https://monautrecote.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou fascinada com a estória desse livro de uma maneira que nunca imaginei, só consigo imaginar logo eu lendo rápido e ter aquele final que ninguém espera, também me pareceu um grande quebra-cabeças e isso vai descobrindo cada peça ao longo dos capítulos, será um desafio quero ler.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Gosto de livros do gênero, onde além de trazerem uma 'realidade paralela' nos fazem questionar as atitudes que tomamos no decorrer de nossas vidas e ainda mais quando tem família envolvida, porque família é tudo, apesar de nossas ambições profissionais ou insatisfações pessoais.
    Bom ver que os direitos foram vendidos e a qualquer hora a trama se transformará em filme.
    Fiquei curiosa para saber como tudo aconteceu para Jason.
    “Ouse saber!(Sapere aude)” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Caraca esse livro deve ser incrível, super me interessei por essa história e já necessito te-lo na minha coleção. Adoro books nesse estilo e acho que não vou me arrepender lendo esse não! Espero que tenha o movie, para caso eu não leia possa ver ao menos ao filme.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Esse livro tem causado um burburinho bem interessante por entre diversos blogs e canais literários, e pela sua resenha parece fazer jus à empolgação de muitos à respeito. Não é, porém, o meu estilo de livro, ainda que você tenha citado ser abordado e construído de uma forma não muito detalhista ou difícil e eu até tenha ficado curiosa com essa questão do personagem de repente se ver em uma vida completamente nova mas, ao mesmo tempo, sua família continuar vivendo, só que sem ele. Além dessas reflexões que o livro traz, bem dinâmicas e até inusitadas, de certa forma, quanto a um livro mais científico, mas que parece ter sim seu charme e ser muito bem desenvolvido. Legal saber sobre os direitos para adaptação também. Quem sabe em um outro momento não resolva dar uma chance à leitura? De qualquer forma, valeu a dica.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Cada vez mais tenho vontade de ler esse livro, são tantos elogios, achei bem misterioso esse sequestro do personagem e mais ainda em saber se é realidade essa nova versão da vida dele ou uma ilusão, as vezes penso que se tivesse escolhido outro rumo na vida como seriam as coisas hoje, se voltasse no tempo e pudesse mudar as escolhas, algumas mudaria, mas me questiono se mais para a frente não arrependeria dessas escolhas rs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa já fiquei bastante interessada nesse livro desde que li a sinopse, curto muito esse gênero, essa sua resenha agora me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser inteligente e surpreendente.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!!
    Adorei a premissa do livro. Estou fascinada com a história desse obra!! Sem dúvida é uma excelente indicação para que curte história fantástica como essa. Fiquei aqui me perguntando como isso pode acontecer!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Amei o livro, pra mim o titulo materia escura passava-se pra mim uma historia cientifica más acho que deve ser mas o menos isso porque adorei essa trama, o misteiro, e algo bem envolvente...estarei colocando na minha lista de leitura também esse ano..!!
    amei a resenha!!

    ResponderExcluir
  10. Nem sempre queremos ser o que somos, mais no seu intimo ele não vai querer mudar totalmente, muito envolvente e contagiante, quero saber o final se ele voltou a ser o que era antes.

    ResponderExcluir
  11. fiquei curiosa em saber como se desenrola a história se ele volta, como está a familia dele... e por ai vai!
    sem falar em conferir as reflexões que o livro trás
    colocar na minha lista

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.