Semana Especial Matéria Escura #2: Reflexões sobre escolhas


A Semana Especial Matéria Escura organizada pela Editora Intrínseca se estende até amanhã, mas aqui no blog minha última postagem será hoje. O tema de hoje é livre e por isso fiz questão de trazer algo para vocês: comentar as reflexões que o livro traz sobre as infinitas possibilidades da vida a partir de cada escolha que fazemos e trazer alguns trechos da obra para ilustrar bem isso.

Vamos ser sinceros: todo mundo já parou para pensar em como seria sua vida hoje se tivesse feito algo diferente. Pode ser em relação ao fim de um relacionamento, a escolha do curso na faculdade, ter largado ou não aquele emprego, ter aproveitado ou não uma oportunidade que, na época, nem parecia tão promissora. São infinitas as decisões que tomamos diariamente, mas até que ponto elas influenciam no que somos hoje? Não temos como saber, e talvez nunca tenhamos essa chance.

Agora imagine ser arrancado de sua vida e acordar em uma realidade completamente diferente. Você ainda é você, mas a sua vida não é nada parecida com a que se lembrava. Você agora tem a chance de aproveitar o sucesso que não existia na sua vida, mas que nessa realidade existe, porque você fez outra escolha. O que você faria? Aproveitaria essa oportunidade ou tentaria voltar para aquilo que você conhece? Pois é nessa situação que o protagonista do livro Matéria Escura se encontra. Difícil não? As discussões morais, sobre aquilo que realmente importa, e as reflexões sobre as possibilidades e escolhas que o livro traz são instigantes e apaixonantes, de verdade. Só para vocês terem uma ideia sobre o quê estou falando, trouxe alguns quotes interessantes do livro:

"Aqui neste momento, feliz e ligeiramente embriagado em minha cozinha, nem imagino que hoje à noite tudo isso acabará. Será o fim de tudo que conheço, tudo que amo.

Não há avisos quando tudo está prestes a mudar, a ser tomado de você. Nenhum alerta de proximidade, nenhuma placa indicando a beira do precipício. E talvez seja isso o que torna a tragédia tão trágica. Não é apenas o que acontece, mas como acontece: um soco que vem do nada, quando você menos espera. Não dá tempo de se esquivar ou se proteger."

"- Como você vê seu lugar no mundo, Jason?
Respondo devagar, deliberadamente.
- É uma pergunta interessante, considerando o que você está me fazendo passar.
- Você é feliz com a vida que tem?
Comparado a este momento, minha vida é belíssima.
- Tenho uma família incrível. Um trabalho gratificante. Vivemos com conforto. Ninguém está doente.
Sinto a líingua dormente. As palavras começam a soar arrastadas.
- Mas...?
- Minha vida é ótima. Só não é excepcional. E houve uma época em que poderia ter sido."

"É a grande beleza da juventude.
A ausência de peso que tudo permeia porque ainda não houve nenhuma escolha errada, nenhum caminho tomado, e a estrada que se bifurca num ponto adiante é cheia de puras e ilimitadas possibilidades."


"- [...] Eu penso em você a cada segundo. Penso em todas as escolhas que trouxeram a gente até esse momento. Nós dois juntos aqui, nesse lugar lindo. E aí eu penso em todos os possíveis incidentes que teriam impedido esse momento de acontecer e tudo parece, sei lá...

- O quê?
- Muito frágil. - Ele fica em silêncio por um instante, pensativo. - É arrasador pensar que cada ideia que a gente tem, cada escolha que a gente faz se ramifica num novo mundo."

Se você ainda tem alguma dúvida sobre ler ou não esse livro, não tenha: ele é puramente brilhante.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Oi, Ju!!
    Adorei os quotes desse livro!! Já estou louca de vontade de ler essa história maravilhosa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. De tanto falarem do livro eu já gostaria de ler e espero poder fazer isso antes de adotarem, esse livro tem uma história muito rica e passa uma incrível reflexão.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    Dúvidas quanto a ler ou não o livro não tenho, porque quero ler.
    A dúvida é: quando? kkkkkk
    Acho o tema fascinante, principalmente porque nos faz refletir mesmo de como estaríamos hoje se tivéssemos agido ou feito algo diferente, mas como falou, jamais saberemos, não é mesmo?
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ju!
    Se antes eu nem sequer me imaginava lendo esse livro, achando que era uma história simplesmente mais teórica e puramente científica, agora, de repente, me vejo começando a cogitar essa leitura. Ainda que fuja bastante dos meus padrões de leitura, mas toda essa atmosfera reflexiva, principalmente em relação à escolhas que fazemos na vida e suas consequências boas ou más ao longe dela, me deixa realmente instigada por me aventurar nesse enredo junto ao personagem e tentar desvendar como ele foi tirado da vida que conhecia para uma nova tão diferente do que ele estava habituado. E realmente é como os quotes que você selecionou dizem, mudanças acontecem, por vezes, sem que esperemos e possamos nos preparar ou sequer proteger delas, e a partir daí precisamos nos readaptar às novas circunstâncias. É um tema de fato expansivo e cheio de reflexões por se desdobrar, e o livro, agora, me parece mais atraente ainda. Se não agora, uma vez que minha pilha de leitura atual já está bem cheia, mas daqui a alguns meses, quem sabe. A chance, ao menos, já existe para mim, obrigada pela indicação! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! Realmente todo mundo já parou para pensar em como seria sua vida hoje se tivesse feito algo diferente, eu faço isso sempre, tenho dúvida nenhuma se devo ler esse livro, preciso pra ontem, amei esse cotes que você escolheu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá ju...
    e verdade tenho certeza que todo mundo já parou pra pensa se realmente o que fez valeu apena, se foi a decisão certa, bom penso nisso todos os dias...más e interessante isso...e quero muito ler esse livro depois de ler a resenha dele!

    ResponderExcluir
  7. Cada vez que vejo esse livro tenho mais vontade de te-lo. E você esta certa, todo mundo passa um momento da vida perguntando os "e se" que ocorre, eu mesma faço isso todos os dias.

    ResponderExcluir
  8. É uma decisão dificil escolher a vida que tinha ou essa nova, se isso acontecesse comigo iria querer voltar para a minha antiga vida. Gostei dos quotes são reflexivos.

    ResponderExcluir
  9. eu adorei os quotes que você selecionou bem reflexivos.
    eu tenho uma opinião sobre a questão do e se: você só sabe que errou depois, então se voltar e mudar de caminho como você vai saber que errou...

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.