Sombras Vivas - Cornelia Funke

Sinopse: Mais uma vez no Mundo do Espelho, Jacob Reckless precisa se libertar de uma maldição que em poucos meses lhe custará a vida. Depois de tentar diferentes formas de magia, sua última opção é uma lendária balestra, capaz de dizimar exércitos, mas também de salvar aqueles que realmente precisam. Para encontrar esse objeto extraordinário, ele terá de viajar por Álbion, Lorena e Austrásia, enfrentar criaturas terríveis e competir com Nerron, um ser perigosíssimo que está decidido a derrotá-lo a qualquer custo e a ser o primeiro a encontrar a balestra, para então ser tornar o caçador de tesouros mais talentoso de todos. Jacob não tem tempo a perder. E se não fosse a presença de Fux, sua companheira de aventuras capaz de assumir tanto a forma humana quanto a figura de uma raposa, ele talvez não tivesse forças para encarar tantos obstáculos. Só assim, no limite entre a vida e a morte, ele conseguirá perceber que existem tesouros ainda mais preciosos que sua própria vida. (Skoob)
FUNKE, Cornelia. Sombras Vivas. Reckless #2. Editora Seguinte, 2013. 304 p.


Segundo volume da série Reckless, Sombras Vivas, de Cornelia Funke, é a continuação de A maldição da pedra e, assim como seu antecessor, é recheado de aventuras no mundo atrás do espelho. Particularmente, gostei ainda mais desse segundo volume, já que os pontos baixos do primeiro livro foram deixados para trás e a história me envolveu por completo dessa vez.

Em Sombras Vivas, Jacob tem pouco tempo de vida em razão da maldição da fada escura e precisa se empenhar na caça do tesouro mais importante da sua vida: encontrar algo que o liberte da morte. Com base nos conhecimentos que tem do mundo atrás do espelho, é provável que nada seja capaz de quebrar a maldição, mas ele precisa tentar e, quando todas as esperanças parecem estar perdidas, surge a possibilidade de encontrar uma balestra lendária, uma perigosa arma que pode exterminar exércitos com um único tiro, mas que também já salvou alguém da morte.

"O passado. Ele morava em todos os cantos do velho edifício. Atrás das colunas do saguão de entrada, onde Jacob e Will brincavam de esconde-esconde; nos porões, em cujas galerias escuras ele procurara seus primeiros tesouros (sem sucesso); ou no elevador com grades, que era declarado espaçonave ou gaiola de feiticeira, dependendo da aventura. Era estranho o quanto a perspectiva da própria morte trazia o passado de volta - como se de repente todos os instantes já vividos retornassem, sussurrando: talvez isso seja tudo que você vai conseguir, Jacob."

A construção do livro é semelhante à do volume anterior: capítulos curtos, sempre iniciados com alguma ilustração relacionada à história. Eu já tinha gostado da dinâmica que essa formatação traz ao livro, pois torna a leitura rápida e sempre leva o leitor a ler "só mais um capítulo" por alguns capítulos. As ilustrações também dão certo charme e eu sempre parava alguns minutos durante a leitura para observar as centenas de detalhes em cada uma delas e para perceber a riqueza que um olhar rápido não possibilita.

A velocidade dos acontecimentos também se mantém a mesma. É engraçado como a escrita descritiva de Funke reduz um pouco o fluxo das palavras e contrabalanceia a rapidez dos acontecimentos. Sempre acontece muita coisa em um mesmo capítulo, mas a forma como a autora escreve deixa a estranha sensação de que tudo é muito rápido e muito devagar ao mesmo tempo. Não tive qualquer problema com isso, mas tenho a impressão de que muitos acharão a narrativa lenta.

Meu problema com Jacob, que comentei na resenha do primeiro livro, ficou naquele volume. Dessa vez, ele fez tudo diferente e, minha nossa, como melhorou! Acredito que a proximidade com a morte o tenha feito repensar sua postura e o seu orgulho, que tanto atrapalhou minha leitura no primeiro livro, dessa vez estava bastante adormecido. Além disso, ele também finalmente percebeu a importância de Fux, e começou a demonstrar o quanto lhe dá valor. Fux foi outra personagem que cresceu bastante nessa continuação. Um pouquinho de amor próprio fez bem a ela, apesar de colocá-la em uma grande confusão.

"Ele sentia náuseas de medo. Durante a interminável cavalgada até ali, Jacob perdera a conta das vezes que se apanhara olhando para o lado em busca de Fux. Ou que havia pensado ouvi-la respirar perto dele durante o sono.
'Qual foi o maior tesouro que você já encontrou', Chanute perguntara-lhe não fazia muito tempo. Jacob havia sacudido os ombros e enumerado alguns objetos. 'Você é ainda mais idiota do que eu', rosnara Chanute. 'Só espero que não o perca antes de se dar conta da verdadeira resposta'."

O mundo do espelho também continua tão mágico quanto era antes. Nele, os contos de fadas são verdadeiros e todos os seres mágicos se fazem presentes, coexistindo com nosso mundo. Nada é impossível naquele lugar, e foi legal conhecer outros cantos e outros seres dessa terra durante a corrida de Jacob pela balestra. O livro, aliás, traz um mapa de toda a região, o que ajuda a entender as passagens sobre a política e a guerra que acontecem por lá.

Sombras vivas foi uma leitura instigante, cheia de aventura e muita magia. Faltou muito pouco para se tornar um dos meus favoritos, mas espero que isso aconteça com o terceiro livro, O fio dourado. Mesmo porque, muita coisa ficou em aberto no segundo volume, faltaram algumas respostas e não foi revelada a identidade e os reais interesses de um personagem bastante misterioso que apareceu nesse livro. Para quem procura uma boa fantasia para acompanhar, a série Reckless pode ser uma ótima escolha.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

13 comentários:

  1. Conhecia apenas o primeiro livro da série e tinha um certo interesse em ler, agora com essa sua resenha esse interesse cresceu demais da conta e claro, corri marcar nos meus desejados a série toda. Espero encontrar a resenha do terceiro livro aqui e que o mesmo seja tão bom, como esse. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Como não li nada a respeito do primeiro livro fiquei meio perdida mas é bem normal com uma história tão bem planejada mas gostei e adoraria saber mais a respeito.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Lembro vagamente de ter lido alguma resenha sobre o primeiro livro, mas não tive oportunidade de ler ainda essa história tão interessante!! Gosto de livros que tenham aventuras e magia.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    ai que livro instigante.
    Adoro aventura, magia, disputas...
    E se os capítulos são curtos, porém bem construídos, facilita a leitura e dá ainda mais prazer na leitura.
    Boa Páscoa!
    “A sabedoria começa na reflexão.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Gosto muito de fantasia, e já até tive certo interesse em uma outra série da autora logo que comecei a ler e tal, mas esse interessei passou de vez. Parando para conhecer um pouco dessa outra série dela agora, porém, já fiquei levemente curiosa com a leitura, pelo o que você citou sobre a envoltura em contos de fadas no mundo real e mesmo a melhoria que o protagonista passou. Só fico receosa com o que você falou sobre a narrativa descritiva da autora, não tenho muita facilidade de me envolver com leituras assim, ainda que a da Cornelia tenha ficado levemente subentendida como fluida ainda assim, mas, de qualquer modo, valeu a dica. Quem sabe para um outro momento, quando der uma folga nas séries atuais? Espero que o último livro da trilogia te conquiste tanto quanto este!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Como adoro fantasia vou querer ler, ainda bem que Jacob melhora, pois é tão chato quando o personagem não conquista o leitor, essa busca ao tesouro deve ser cheia de perigos, aventuras e uma grande aflição para o personagem, pois estar a beira da morte é um desespero, nem me imagino no lugar dele rs.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro dessa série, curto muito fantasia, essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, tudo bem?
    Como ainda não li o primeiro livro, nem me atrevi a ler sua resenha com mede de ler informações que possam comprometer minha leitura no futuro.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Ju não conhecia o livro, o enredo parece bacana tbm, assim como a capa que é linda....
    Vou anotar sua dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, gosto de livros com magias, aventuras, fantasias... Acho que vou gostar deste. Não conheço esta série, mas acho que vale a pena começar a ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    gostei desse livro, a historia me pareceu super interessante, de como e um livro com continuação eu fiquei meia sem entende um pouco mas mesmo assim adorei bastante a obra!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito da escrita de Cornelia Funke, mas ainda não tive a oportunidade de ler esta serie. Gosto de capítulos curtos e as ilustrações no incio dos capítulos são muito interessantes. Pelo que conheço da autora deve valer muito a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,
    Gostei da resenha, não tinha ouvido dessa trilogia. Achei as capas diferentes e bonitas. Não sou tão fã de magia assim, tenho que estar na vibe... mas olha, esse livro me pareceu atraente. Dificilmente eu gosto de continuações. Só senti falta de uma fotinho com os detalhes dos começos dos capítulos, adoro quando capricham.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.