Mitologia Nórdica - Neil Gaiman

Sinopse: Neil Gaiman tem sido inspirado pela mitologia antiga na criação dos reinos fantásticos de sua ficção. Agora ele volta sua atenção para a fonte, apresentando uma versão bravura das grandes histórias do norte.
Na mitologia nórdica, Gaiman permanece fiel aos mitos ao prever o maior panteão dos deuses nórdicos: Odin, o mais alto dos altos, sábios, ousados ​​e astutos; Thor, filho de Odin, incrivelmente forte, mas não o mais sábio dos deuses; E Loki-filho de um irmão de sangue gigante para Odin e um malandro e insuperável manipulador.
Gaiman modela essas histórias primitivas em um arco romântico que começa com a gênese dos nove mundos lendários e mergulha nas façanhas de deidades, anões e gigantes. Uma vez, quando o martelo de Thor é roubado, Thor deve disfarçar-se como uma mulher - difícil com sua barba e enorme apetite - para roubá-lo de volta. Mais pungente é o conto em que o sangue de Kvasir - o mais sagaz dos deuses - se transforma em um hidromel que infunde bebedores com poesia. O trabalho culmina em Ragnarok, o crepúsculo dos deuses e o renascimento de um novo tempo e de pessoas.
Através da prosa hábil e espirituosa de Gaiman surgem esses deuses com suas naturezas ferozmente competitivas, sua susceptibilidade a ser enganados e enganar os outros e sua tendência a deixar a paixão inflamar suas ações, fazendo com que esses mitos há muito tempo respirem uma vida pungente novamente. (Skoob)
GAIMAN, Neil. Mitologia Nórdica. Editora Intrínseca, 2017. 288 p.


Há algum tempo Neil Gaiman vem me chamando a atenção, mas até agora não tinha tido uma boa oportunidade para ler um de seus livros. Isso mudou quando a Editora Intrínseca publicou Mitologia Nórdica e não tive dúvidas da minha escolha para leitura, afinal, havia na obra duas coisas que eu queria conhecer: um livro de Gaiman e um pouco mais sobre mitologia.

Sempre gostei de mitologia, tanto que adorei as versões criadas por Rick Riordan, mas não tive oportunidade de ler ainda a série Magnus Chase e os Deuses de Asgard e nunca tive contato com algo confiável sobre mitologia nórdica. Claro que assisti aos filmes de Thor, mas não fazia ideia que essa trama provinha de mitologia e, agora que li o livro, acho até que a versão cinematográfica tomou muitas liberdades criativas.

"- Loki - explicou. - Isso é obra de Loki.
- Como pode ter tanta certeza? - indagou Sif, passando a mão pela cabeça careca compulsivamente, como se toque delicado de seus dedos fosse fazer o cabelo voltar a crescer.
- Porque, sempre que alguma coisa estranha acontece, penso logo que é culpa de Loki. Poupa muito tempo - explicou o deus."

Mitologia Nórdica é organizado em contos independentes entre si, mas que acabam por formar uma história sobre o começo, o meio e o fim do mundo - o Ragnarok. Visto como um todo, o livro parece um romance que resume a história dos deuses, rememorando as passagens mais importantes. Uma das coisas que eu mais gosto nesses mitos é ver novas versões sobre a criação do universo, as explicações que são dadas para a origem de tudo, e isso está presente no enredo de Gaiman.

A linguagem do livro é simples, o que facilita a leitura e, somada à estrutura dos contos, envolve muito o leitor. A obra pode ser lida em poucas horas, sem dificuldades. É uma delícia acompanhar as aventuras dos deuses de Asgard e o toque de humor que o autor insere nos seus contos, principalmente quando descreve as trapaças de Loki, permite umas boas gargalhadas. Minha impressão, a partir do texto de Gaiman, era que Loki queria se divertir às custas dos outros, ainda que isso custasse caro.

"E agora você sabe: foi assim que os deuses ganharam seus maiores tesouros. Foi por causa de Loki. Até o martelo de Thor foi culpa de Loki. Com ele, era assim:havia ressentimento até mesmo junto à maior gratidão, e havia gratidão mesmo no momento em que ele era mais odiado."

Há também um relevante capítulo de Apresentação antes de começar a leitura, no qual o autor explica porque aborda os mitos da forma como aborda, cita as histórias que se perderam durantes os anos e afirma tentar manter os mitos o mais próximo possível do original. Também traz várias curiosidade sobre a mitologia nórdica e como ela influenciou algumas coisas que perduram até hoje, como o nome dado aos dias da semana (em inglês).

Mitologia Nórdica é uma ótima leitura para os fascinados por mitologia e, mesmo para quem não gosta tanto, tenho certeza que não vai nem sentir que está lendo sobre isso com esse livro. Além do mais, só pelo fato de ter um edição tão linda como essa na estante, tenho certeza de que vale a pena dar uma chance.




Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Ju desde que comecei acompanhar resenhas do livro tenho me encantado, o enredo tá mto bacana, eu adoro mitologia, já está na listinha,
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Como uma apaixonada por Mitologia como eu nunca leu esse livro?
    Achei a capa muito linda e estou muito animada para ler depois dessa resenha, Já vou correndo comprar um exemplar. Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ju!
    O mais bacana é poder adentrar no mundo nórdico de forma a entender, porque tem muitas raízes, toda uma teia envolvendo os fatos e acontecimentos e o autor consegue mostrar de forma tranquila e simples, onde o leitor de primeira viagem, possa entender direitinho.
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler, ainda mais que ainda não li nada do autor, é um livro muito bonito e interessante, pelo visto tem muitas coisas que não sabíamos sobre a mitologia nórdica, fiquei curiosa em saber das curiosidades que tem e mais sobre a verdadeira historia que pelo visto em outros livros e filmes é bem diferente da historia original.

    ResponderExcluir
  5. Já li a resenha deste livro em outro blog tambem e gostei da sinopse do livro. Gosto do Thor e gostaria de descobrir mais coisas sobre a verdadeira historia dele e das outras pessoas que tambem fazem parte da historia.

    ResponderExcluir
  6. Neil tem uma escrita única. Não há como ler um livro dele e não se encantar pela forma que ele conduz suas histórias!!!! Este novo livro ainda não conheço,mas como amo contos, claro que este está na lista de desejados tem um bom tempinho e não vejo a hora de poder conferir!
    A capa é belíssima!

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju! Doida pra ler esse livro, curto muito mitologia e também a escrita de Neil Gaiman, cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais curiosa em conferi isso duto que dizem dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nem um livro do autor Neil Gaiman, mas pretendo ler este livro, gosto de histórias de mitologia, de deuses, achei bem legal Mitologia Nórdica ser organizado em contos independentes, mas que acabam formando uma história sobre o começo o meio e o fim do mundo, que bom que é uma história que prende o leitor e que isso faz com que a leitura seja rápida. Após ler sua resenha fiquei mais ansiosa ainda para ler este livro.

    ResponderExcluir
  9. Interessante! Eu senti vontade de lê-lo :) Fui fascinada pela mitologia desde que eu era criança. Alguns dias atrás assisti o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam e amei. ❤️ As criaturas que aparecem são de natureza diversa e muito impressionantes! A produção é excelente, se você gosta desses temas, é um fato que você vai adorar essa história!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.