A Rainha de Tearling - Erika Johansen

Sinopse: Quando a rainha Elyssa morre, a princesa Kelsea é levada para um esconderijo, onde é criada em uma cabana isolada, longe das confusões políticas e da história infeliz de Tearling, o reino que está destinada a governar. Dezenove anos depois, os membros remanescentes da Guarda da Rainha aparecem para levar a princesa de volta ao trono – mas o que Kelsea descobre ao chegar é que a fortaleza real está cercada de inimigos e nobres corruptos que adorariam vê-la morta. Mesmo sendo a rainha de direito e estando de posse da safira Tear – uma joia de imenso poder –, Kelsea nunca se sentiu mais insegura e despreparada para governar. Em seu desespero para conseguir justiça para um povo oprimido há décadas, ela desperta a fúria da Rainha Vermelha, uma poderosa feiticeira que comanda o reino vizinho, Mortmesne. Mas Kelsea é determinada e se torna cada dia mais experiente em navegar as políticas perigosas da corte. Sua jornada para salvar o reino e se tornar a rainha que deseja ser está apenas começando. Muitos mistérios, intrigas e batalhas virão antes que seu governo se torne uma lenda... ou uma tragédia. (Skoob)
JOHANSEN, Erika. A rainha de Tearling. Editora: Suma das Letras, 2017. 352 p.

"E se a verdade não for algo que você queira ouvir?"

Eu só tenho uma palavra para definir esse livro: maravilhoso.

Kelsea viveu toda sua vida com seus pais adotivos, que foram incumbidos da responsabilidade de ensinar-lhe a ser rainha. Agora, 19 anos depois, ela está de volta para ser coroada rainha do reino de Tearling, mas sua jornada não será fácil, já que o que não falta são pessoas dispostas a lhe destruir.

Kelsea tem características fora do comum, pelo menos nos padrões que vemos em livros, ela não tem um corpo escultural, cabelo e olhos perfeitos, ela na verdade é bem comum e a autora ganhou vários pontos comigo por isso. Ela foi uma personagem nota mil, pois apesar de saber que não tinha conhecimento o suficiente para governar, já que todos escondem algo dela, estava ali disposta a fazer qualquer coisa pelo bem maior. A luta era constante já que até mesmo seu tio, o regente, queria vê-la morta.

"Pessoas que cometem erros não costumam sobreviver a eles."

Kelsea não fica de mimimi, simplesmente vai e faz, ela é forte, guerreira, determinada e, apesar de se mostrar um tanto ingênua, não se deixa abater, já que muitas vidas dependem dela e de sua firmeza. Ela tem seus momentos também, seus erros e acertos, isso apenas a torna humana.

A Rainha de Tearling foi um livro que respondeu todas as minhas expectativas e, principalmente por este primeiro ser mais introdutório, em momento algum me senti fora do lugar ou confusa sobre alguma coisa.

Esse livro quase não tem romance, apenas um ligeiro balançar de coração de Kelsea. A ênfase desse livro é na política e no reino de Tearling, não posso dizer que estou decepcionada, pois já esperava isso dado o tema principal do livro, mas estou animada pelos próximos dois, espero que a autora nos agracie com um romancezinho, afinal não faz mal a ninguém.

"Minha vida e aquele trono são uma coisa só."



Há vários personagens que se destacam no decorrer da trama, em especial um da guarda da rainha, que recebeu a missão de ir buscar Kelsea, cujo nome é Clava, ele é um guerreiro com um humor negro que ajudou a rainha quando ela mais precisava dele e mostrou sua lealdade para com ela.

Eu fiquei um pouco confusa quanto ao gênero principal, já que o livro é uma mistura de fantasia, medieval e um pouco de distopia, porém não do jeito que costumamos ver em livros. Aqui não tem avanço na tecnologia e inovação, muito pelo contrário, a impressão que tive é que tudo isso foi perdido no decorrer do tempo.

A narrativa é feita em terceira pessoa, o que nos dá uma visão geral de outros personagens, a diagramação está perfeita, essa capa é linda e não encontrei nenhum erro ortográfico.

Esse livro que fala sobre lealdade, mas também não esconde as consequências de uma traição, fala de amor poderoso capaz de vencer qualquer barreira, e esse amor é de uma rainha para com o seu povo.

Estou ansiosa pelo próximo livro, ele realmente promete. Então se você curte o gênero, ou gêneros, não deixem de conferir A Rainha de Tearling, espero que sua experiência seja tão boa quanto a minha.

"O mundo é um lugar perigoso demais para dormir."
Maah
Maah

17 comentários:

  1. Olá Marlene,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, a sinopse já me chamou atenção e sua resenha só confirmou a qualidade do livro, gosto do gênero e já estou adicionando na minha lista de desejados, não gostei da capa, mas tudo bem. Ótima resenha.


    Bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Marco.
      Uma pena que não curtiu a capa, espero que desfrute da leitura.
      Bjs.

      Excluir
  2. Oi Marlene!
    Cada vez que leio resenhas desse livro fico ainda mais ansiosa pra conhecer, o enredo tá bacana demais!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Tem visto resenhas deste livros de forma bem dividida, uns gostam muitos, e outros não curtem a trama, ou simplesmente se deparam com uma estória que não supera suas expectativas. Eu por exemplo não imaginava que me depararia com um estória que tivesse o ponto centra apenas nas questões políticas do reino, esperava que tivesse muitos romances, mas isto não me decepcionou só me deixou ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lana.
      Que bom, eu adoro um romance, mas em história assim ao meu ver perde um pouco o foco, por isso gostei, mas estou torcendo que tenha um pouco no segundo livro kkkkk.
      Bjs.

      Excluir
  4. Olá! Estou doida pra ler esse livro curto muito esses gêneros, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mesmo ser maravilhosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Estou doida para ler esse livro, devido a tantas resenhas positivas sobre ele, só pode ser maravilhoso, fiquei super curiosa para saber o que vai acontecer com a Kelsea e como ela vai lidar com todas essas pessoas contra ela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marlene, tudo bem?
    Primeira resenha que leio do livro e apesar de estar fugindo de série ( pois tenho que ler as que já tenho)amei conferia a resenha sobre ele, tem uma temática bem diferente e isso me chamou a atenção e também por ter uma protagonista forte. Credo, tanta gente querendo acabar com a vida dela, mas imagino que ela vai saber a lidar com isso...

    ResponderExcluir
  7. Marlene!
    Minha maior surpresa foi descobrir que o livro não é um romance, porque pelo título dele, achava que era mais um romance delicioso de época.
    E fiquei até feliz em ver que é um enredo medieval, cheio de tramóias, luta pelo reino e algo até mais obscuro.
    Gostaria de ler.
    Desejo um mês repleto de realizações!
    “A música é uma revelação superior a toda sabedoria e filosofia.” (Ludwig van Beethoven)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quem me conhece sabe que amo histórias que tenham pelo menos uma pitada de magia, mas nunca li uma história medieval, acho que tudo tem uma primeira vez né?
    Achei a premissa dessa trilogia super interessante, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  9. Eu sou completamente apaixonada por histórias medievais.
    Ainda mais quando a personagem não tem frescura e é guerreira.
    Podia ter uma romance de leve, mas sem que perca o foca história já que acho legal manter a trama, porém com mais dois livros da pra colocar um pouquinho mesmo né haha

    Beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto o livro pela blogosfera mas não tinha parado para ler alguma resenha. Gostei do enredo do livro e me interessei.
    Gostei ainda mais quando você disse que não foca em romance, não neste primeiro livro.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    É a primeira resenha que leio desse livro e já fiquei ansiosa para fazer a leitura.
    Adoro esse estilo e por tudo que você citou na sua ótima resenha, com certeza será uma leitura maravilhosa. Dica super anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Quero muito ler esse livro parece ser tão bom. Gostei da personagem fugir do padrāo de beleza que costumam colocar nos personagens, parece ser uma leitura que envolve o leitor e i deixa ansioso pelos acontecimentos. Fiquei me perguntando o que será que estão escondendo da personagem.

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei bastante da premissa do livro e crio também algumas expectativas sobre o desenrolar da historia. Gosto muito de personagens que não ficam de mimimi, gosto daqueles que vai e faz como você citou na resenha.E fiquei feliz ao saber que é um enredo medieval e quase não tem romance, li poucos livros com esse tema. Fiquei interessada nesse.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.