Cinder & Ella - Kelly Oram

Sinopse: Faz quase um ano que Ella Rodriguez, 18, esteve em um acidente de carro que a deixou aleijada, com cicatrizes e sem a mãe. Após uma recuperação difícil, ela foi obrigada a atravessar o país para viver com o pai que a abandonou quando era uma criança. Se ela quiser escapar de seu pai e de sua horrível família adotiva, ela precisa convencer os doutores de que é capaz, física e emocionalmente, de viver sozinha. O problema é que ela ainda não está pronta. O único modo de se curar é se reconectar com a única pessoa no mundo que ainda significa algo para ela: seu melhor amigo anônimo, Cinder. Brian Oliver é a sensação de Hollywood e tem a fama de sempre causar problemas. Existem muitos rumores sobre sua participação no filme O príncipe druída, mas seus assessores dizem que o único modo de passar de adolescente sedutor para ator da lista A é mostrar que seus dias de selvageria ficaram para trás e que agora ele amadureceu. Para aplacar os comentários sobre a reputação de bad-boy, seu assessor arranja um casamento falso com a coadjuvante Kaylee. Brian não está animado com a noiva falsa ou o casamento, mas ele fará qualquer coisa para conseguir sua nomeação ao oscar. Até que o e-mail de uma antiga amiga da internet muda tudo. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
ORAM, Kelly. Cinder & Ella. Editora Pandorga, 2016. 304 p.


Acredito já ter mencionado por aqui que eu adoro releituras de contos de fadas, especialmente quando a trama consegue manter as características principais da história original e, ao mesmo tempo, ousar e trazer uma história completamente nova. Cinder & Ella, de Kelly Oram, consegue fazer tudo isso, conquistou-me por completo e, ao final, ainda me deixou com o coração transbordando de sorrisos por ter sido um dos livros mais fofos e românticos que li nos últimos tempos.

Na trama, Ellamara tem em "Cinder" um amigo e, muito embora eles se conheçam há anos, sua amizade se restringe ao mundo virtual. Por conta disso, um não faz ideia da real identidade do outro. Quando precisa de alguém para enfrentar suas perdas, é nele que ela vai buscar apoio. Afinal, sua vida mudou completamente com o acidente que matou sua mãe, deixou-a cheia de sequelas e cicatrizes e fez com que tivesse que cruzar o país para morar com o pai que a abandonou quando era criança, e Cinder é o único porto seguro que ela tem longe de todo o seu sofrimento, o único que a conhece apenas pelo que ela realmente é. Será que esse relacionamento tem chance de partir para o mundo real?

"Fiquei sentado na cadeira, olhando para o e-mail enquanto a sala girava ao meu redor. Ella estava viva; Ella tinha me enviado um e-mail. E sentia a minha falta. Era quase bom demais para ser verdade."

O livro intercala as perspectivas de Ella e de Brian, sempre em primeira pessoa, e é ótimo poder acompanhar os dois personagens principais. Vou ser sincera ao dizer que não gostei da protagonista logo no início. Tudo que os outros falavam era interpretado por ela como uma ofensa pessoal e a garota não se esforçava muito para melhorar sua própria vida. Ela agia como se a raiva do pai, do lugar onde estava, da escola, do mundo fosse fazer alguma coisa mudar, só que só piorava tudo. Entendo que Ella já tinha sofrido bastante e que se fechar talvez fosse uma tentativa de se proteger, mas inconscientemente me irritava com ela. Depois de um tempo, porém, passei a entender melhor a personagem - e ela passou a ver as coisas de outra forma, também -, e aí fui conquistada por ela.

Brian também não era a melhor pessoa do mundo antes de Ella reaparecer em sua vida, com um ego enorme e nenhum coração; depois que ela fez contato, foi como se ele fizesse o maior esforço para ser alguém que merecesse ter a presença da garota em sua vida, doce, fofo, divertido, incrível. Adorei ver o quanto eles se importavam um com o outro, seus diálogos cheios de provocações, que no fundo demonstravam os reais sentimentos que tinham um pelo outro.

Os personagens secundários também tiveram grande relevância na trama. Eu adorei os amigos de Ella, em especial a forma como Juliette se transformou no decorrer da trama, e me encantei com Rob e tudo o que ele representou na recuperação de Ella.

"- Existem pessoas lá fora que serão capazes de enxergar além das suas cicatrizes e ver a garota lá dentro - disse Daniel -, mas você não vai encontrá-las se focar escondida dentro dessa casa o dia todo."

Cinder & Ella é uma releitura muito bonita de Cinderella. A madrasta e as irmãs "más" estão presentes, os amigos costureiros e a "fada madrinha" também, e Ella é, a princípio, a gata borralheira de quem ninguém quer se aproximar. São várias as referências ao conto de fadas original, e foi incrível a forma como a autora conseguiu misturar isso tudo num enredo tão atual e denso, tratando ainda de temas como depressão, bullying, suicídio, entre outros tópicos bastante sérios. Além disso, não seria um conto de fadas se não tivesse uma boa lição, e o livro de Kelly Oram mostra que não são as aparências que importam, mas as pessoas para além delas. A história tem ainda uma bela mensagem de esperança, de recomeço e de superação, que deixa a trama ainda mais completa e rica.

Em resumo, Cinder & Ella vai muito além do romance e conquista pela densidade de seu enredo. Trata de assuntos sérios com a leveza de uma trama adolescente, presenteando-nos com uma edição linda e caprichada, cheia de detalhes, e com muito calorzinho no coração.

Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

7 comentários:

  1. Ju!
    Gosto também das releituras, até as que não são próximas das originais, o que não é o caso aqui.
    Achei surpreendente a autora manter a ideia original, inclusive com as personagens, porém, atualizando, trazendo o enredo para o contemporâneo e abordando assuntos importantes, fantástico.
    Sem contar com a moral da história de não se julgar pela aparência e o romance, é claro.
    Desejo um final de semana mais que tranquilo e abençoado!
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  2. Esta edição está lindíssima, e antes de este livro ser publicado no Brasil que já tinha interesse em lê-lo, só não sabia que se tratava de uma releitura do conto da Cinderela, e vejo que realmente possui várias características das quais podemos associar. O fato de trazer um romance com temas sérios e atuais, e o que me cativa a ler está obra, espero gostar da leitura.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Releituras de contos de fada, são sempre muito interessantes e conquistam nossos corações.
    A capa está lindinha e por saber que é uma leitura que aborda temas importantes, mas não fugindo da sua leveza e originalidade, já me deixou bem motivada para ler.
    Cinderella sempre viverá em nossas mentes e corações!
    Resenha perfeita.
    Obrigada pela indicação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Releituras são sempre maravilhosas, e ficam mais gostosas ainda quando não são tão iguais.
    Não é um gênero que estou acostumada a ler, mas gostei da bastante da premissa ainda mais por abordar assuntos tão importantes atualmente e ainda usando um antigo conto como fundo.
    Uma ótima dica.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Também adoro releituras de contos de fadas e essa parece mesmo ser ótima, super emocionante, essa sua resenha me deixou ainda curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, preciso desse livro pra ontem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gosto de releituras, essa parece ser uma leitura encantadora apesar dos temas abordados. Ainda bem que os protagonistas amadurecem e melhoram, porque nenhum leitor merece os dois personagens principais serem chatinhos rs. Gosto dessas mensagem que a leitura passa me deixa refletindo sobre elas.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito de releituras de conto de fadas, mas me parece ser uma historia cativante. Que bom que os personagens amadurecem ao decorrer do livro, não gosto de personagens cheios de mimimi. Gosto de livros que nos fazer refletir sobre aquilo que esta acontecendo.
    Adorei, quero pra já haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.