O Torcicologologista, Excelência - Gonçalo M. Tavares

Sinopse: “Tudo o que é sério tem dois lados divertidos”: duas excelências conversam sobre amenidades e vãs filosofias. Autoridades de coisa nenhuma, os personagens travam diálogos que beiram o absurdo, mas um absurdo com método e um (curioso) rigor científico. Há aqui, é claro, a prosa habilidosa, a fuga dos padrões e toda a inventividade de Gonçalo M. Tavares. Nas entrelinhas, o leitor encontra uma visão crítica da sociedade e suas incongruências em um texto que é, do início ao fim, marcado pelo humor.
Neste livro, Gonçalo coloca algumas “excelências” a debater, elucubrar, sofismar, sobre como se faz uma revolução, o tempo, o espaço, a linguagem, o corpo, entre dezenas de assuntos. E aí está o torcicologologismo da coisa: os diálogos nos fazem olhar para outros lados dos assuntos propostos e até mesmo para outros lados da ideia de lógica.
“É como se os personagens quisessem dizer que sofremos de torcicolo das ideias, sempre olhando para as mesmas ideias, para o mesmo lado de todas as questões”, explica na orelha do livro o curador da Coleção Gira, Reginaldo Pujol Filho. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora.
TAVARES, Gonçalo M. O Torcicologologista, Excelência. Dublinense, 2017. 252.


O Torcicologologista, Excelência é dividido em duas partes, sendo a primeira - a maior parte - um diálogo e a segunda traz uma cidade contemporânea.

Na primeira parte do livro há um diálogo entre Excelências, onde os personagens estão a discutir o cotidiano, desde como se faz uma revolução até a diferença entre bem e mal. Há uma constante crítica à sociedade atual e à forma como vivemos. A estupidez humana é tratada nas entrelinhas e por várias vezes rimos de nós mesmos.

"- Metade do seu corpo é corajosa. Por exemplo, os seus olhos são corajosos, mas entretanto suas pernas fogem. É isso?
- Exacto. Aliás, os meus olhos nunca fogem. Ficam sempre no mesmo lugar, o que foge são as minhas pernas. No fundo, sou um corajoso a nível óptico."

De uma forma única, o autor nos traz novas definições para conceitos conhecidos, tais como moda, beleza e coragem. Além de novas definições, tem-se também a reflexão sobre a propagação das ideias nos dias de hoje e sobre a forma como agimos diante de determinadas situações. Nesta parte há uma tentativa de se entender a existência humana e suas peculiaridades.

"- A gula é, então, um pecado semelhante ao mau ouvinte, àquele que não dá atenção aos outros. É afinal um pecado não da barriga, mas dos ouvidos, da audição.
- A gula é um pecado auditivo, eis uma boa definição."

Na segunda parte, o autor retrata a cidade moderna, tratando as pessoas por números ao invés de nomes. Um verdadeiro caos, onde a esperança é pouca e as pessoas são obcecadas, doentes. Nesta parte o mais interessante é ver que, mesmo que não seja uma história da forma com a qual a maioria de nós está acostumado, há uma ligação dos fatos, uma conexão entre uma linha e outra.

"O Número 1 diz que quer mudar de casa.
O Número 2 diz que quer mudar de emprego.
O Número 3 diz que quer mudar de cidade." 

O Torcicologologista, Excelência, apesar de ter uma leitura fluida, não é para qualquer um, pois não traz uma história pronta, um conto com o qual nos encantamos. Me identifiquei muito com a obra por causa da relação que os diálogos têm com o nosso cotidiano. Gonçalo M. Tavares tem um estilo bem diferente do que estou acostumada a ler, mas tive uma experiência única com esta obra e acho que todos deveríamos ler algo do gênero de vez em quando.


Ale Afonso
Ale Afonso

8 comentários:

  1. Bem diferente e inusitado esse livro, apesar de não ser para qualquer um a leitura e não sei se gostaria mas confesso que fiquei curiosa em saber mais, ainda mais por ser abordado o cotidiano e a sociedade e de uma forma que não estamos acostumados. Acho que vale a pena a experiênca de ler algo assim.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Nunca li nada nesse estilo, mas a proposta do livro é bem interessante e inovadora.
    Fiquei, no mínimo, curiosa! Espero ter a oportunidade de fazer a leitura.
    Sempre é bom inovar com novos estilos de leituras e enredos.
    Obrigada pela dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. E impossível ler sua resenha e não ficar curiosa para saber mais sobre está estória, principalmente por possuir uma narração diferenciada, mas ainda com um tema tão reflexivo, e social. Apesar de nunca ter lido nada parecido, e não saber se irei gostar ou não desta leitura ainda sim pretendo me aventurar, e quem sabe até gostar.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! É a primeira vez que vejo falar desse livro, a proposta parece ser bem interessante, essa resenha me deixou bastante curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  5. Olá Alessandra,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, um livro bem diferente e interessante mas não é uma leitura para o momento....ótima resenha...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Alessandra!
    Confesso que não tinha ouvido falar sobre o livro em lugar nenhum ainda e gosto dos livros que nos colocam para pensar sobre a sociedade e a vida
    Deve ser um livro enriquecedor e se ainda traz um tom hilário, melhor.
    "...Aceite com sabedoria o fato de que o caminho está cheio de contradições. Há momentos de alegria e desespero, confiança e falta de fé, mas vale a pena seguir adiante..."(Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE AGOSTO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada parece com esse estilo parecido com o do autor, e não é um gênero que iria conseguir me prender. Creio que iria me perder fácil na leitura.
    Mas é uma leitura bem diferente para quando quiser tentar algo novo.
    Bem legal a proposta do autor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia esse livro e fiquei tentada a conhecer, mas não sei se é muito ao meu estilo de leitura, não faz muito ao meu gosto. Parece ser um livro interessante, mas pra quem gosta desse tipo de leitura. Quem sabe um dia eu não leio, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.