Casa das Fúrias - Medeleine Roux

Sinopse: Louisa Ditton não tem para onde ir. Estamos no século XIX. Sozinha e com medo, Louisa acaba de escapar do terrível internato inglês onde repressão e castigos dolorosos eram a principal lição. Assim, quando encontra uma idosa que lhe oferece emprego em uma hospedagem, Louisa acha que finalmente está segura. Logo que chega à Casa Coldthistle, entretanto, a jovem nota algo estranho. O misterioso proprietário do lugar – o sr. Morningside – proporciona a seus hóspedes não um simples lugar para dormir, mas o temido descanso eterno. Numa espécie de tribunal sombrio, o sr. Morningside e a criadagem executam sua justiça obscura àqueles que vivem impunes, e Louisa será obrigada a fazer parte desse grupo de impiedosos justiceiros. Diante disso, a jovem começa a temer pela vida de Lee. Ele não é como os demais hóspedes: carismático e gentil, o rapaz desperta nela o ímpeto de salvá-lo do julgamento iminente. Porém, nessa casa de mentiras e putrefação, como Louisa poderá saber quem carrega a verdade? (Skoob)
ROUX, Mdeleine. Casa das Fúrias. Editora Plataforma21, 2017. 350 p.

Quando li Asylum (resenha, aqui), uma das coisas que me incomodou na leitura, foi a falta de personalidade, talvez de experiência, da autora na construção de seus personagens e na contextualização de sua narrativa. No segundo livro, Scarlets (resenha, aqui), já notei uma melhora significativa em todos os âmbitos.

Em Casa das Fúrias, parece que encontrei uma outra autora, tamanha a diferença de escrita em relação aos outros livros. Não só os personagens são todos bem construídos, interessantes, com um passado, um presente e um futuro que despertam curiosidade, mas também a narrativa é empolgante, criativa, com acontecimentos que surpreendem e provocam sustos, o que é essencial para uma obra de terror.

A narrativa em primeira pessoa, feita por Louise, a personagem principal, conquista já nas primeiras páginas, quando ela descreve sua fuga e sua vida nas ruas do século XIX. Tudo o que se segue, após conhecer a velha estranha e ser convidada para trabalhar na hospedaria, trás uma sensação de novidade. Em um primeiro momento, quando descobrimos os segredos que existem na casa que oferece hospedagem para pessoas terríveis, e onde essas mesmas pessoas encontram seu fim de vida, achamos que Louise está enfrentando demônios sem coração, mas a autora foge do estereótipo e mostra que alguns atos, aparentemente cruéis, podem ter um significado mais nobre e justo.

Isso foi o que mais surpreendeu em Casa das Fúrias. O fato de que o inimigo que pensamos que Louise terá que enfrentar, pode ser um bem diferente daquele que imaginávamos. E algumas das coisas que ela tem contato, realmente metem medo. Isso, sem contar com a descrição de cenas que não economizam no gore, mas sem serem repetitivas ou exageradas. Tudo na obra está na medida certa.

Uma outra coisa que me agradou, foi a atenção da autora aos detalhes, não só dos monstros, mas de todos os personagens e da casa onde eles vivem e trabalham. Vale um destaque para uma das personagens secundárias, que causa uma certa estranheza quando ela é descrita por Louise pela primeira vez, não pela aparência, que é normal, mas por algumas outras informações que o leitor descobre, surpreso, mais para a frente.

Como Casa das Fúrias é o primeiro volume de uma série, algumas coisas ficam pela metade, e outras já antecipam o cenário onde irá se desenrolar o segundo volume, e contra o que Louise terá que lidar. Espero, sinceramente, que a qualidade da história se mantenha. E caso isso se concretize, será uma das melhores séries de terror e fantasia da atualidade.
Carl
Carl

7 comentários:

  1. Não li o primeiro livro dessa série, curto muito fantasia porem não sou muito fã de terror, mesmo assim de vez em quando leio algo do gênero, essa série parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia autora e também não conhecia nenhum livro da mesma, não sou muito fã de terror mas gosto de livros de suspense e esse parece ter bastante, fico imaginando como foi a fuga da Louisa do internato e gostei de saber que a autora é detalhista, quero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  3. É tão bom quando o autor vai melhorando a escrita conforme vão escrevendo mais livros. Gosto de livros de terror e fiquei interessada, ainda mais que esse parece ser muito bem elaborado no enredo e nos personagens isso´e muito bom e da sustos, deve deixar o leitor ansioso pelos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  4. Carl!
    Bom ver que a autora tem uma escrita totalmente diferente dos outros livros, sinal que amadureceu e trouxe personagens bem caracterizados.
    Gostei de ver que o enredo se passa no século XIX e ainda mais que foge do esteriótipo do terror que estamos acostumados a ler, fazendo dos algozes, justiceiros em busca de justiça. E o que aparentemente poderia ser cruel, talvez não seja...
    Fiquei com vontade de ler.
    Que o final de semana seja de alegria e paz!
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Os livros citados na resenha eu ainda não li, mas gostei da premissa deste livro. Adoro o gênero que é abordado e amo quando o livro tem uma boa escrita. Quero saber mais sobre esse livros e espero lê-lo em breve.
    Adorei a resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Carlos!!
    Gostei muito da resenha desse livro, achei bem bacana como a autora evoluiu dos primeiros livros para esse agora. A estória parece ser bem interessante e fiquei bem instigada em fazer sua leitura. Obrigada pela indicação!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Eu já havia lido os dois livros da autora e gostei muuuito da história que ela criou, apesar de ter pecado em alguns pontos.
    Não sabia desse livro dela, mas fico empolgada em ver que ela evoluiu na escrita.
    Adorei a dica, e já coloquei na lista!

    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.