Conjuntando #71: Um passeio por Buenos Aires

Quem acompanha o blog no Instagram deve ter visto que estive na Argentina neste feriadão de 7 de setembro. Sei que o objetivo do blog não é falar de viagens, mas eu não resisti de contar um pouquinho para vocês, até porque Buenos Aires tem lugares incríveis para os amantes de leitura e para quem gosta coisas bonitas em geral.

Foi um passeio rápido - já que só estive dois dias completos no país, pois nos dias 7 e 10, de ida e volta, perdi muito tempo naquela organização de aeroporto e check-in e check-out do hotel. De qualquer forma, valeu a pena, e muito.

Buenos Aires é linda, organizada, preparada para o turismo e repleta de atrações em qualquer cantinho da cidade. Em qualquer quadra são vistos prédios de arquitetura incrível - com influências romana, espanhola, francesa, italiana, entre muitas outras -, praças, estátuas, teatros, shows, museus, e por aí vai. Foi difícil escolher o que visitar em tão pouco tempo. Definitivamente a cidade merece mais do que poucos dias.

Praça Intendente Torcuato de Alvear

Uma das primeiras paradas foi El Ateneo Gran Splendid, uma livraria instalada num prédio que já abrigou um teatro de ópera e, mais tarde, um cinema, e que ainda mantém os traços da construção original. Imaginem só, livros em um lugar incrível como esse? Impossível não se apaixonar. Segundo uma pesquisa realizada pelo The Gardian, a livraria é uma das mais importantes do mundo.

Livraria El Ateneo Gran Splendid

Aliás, vocês sabiam que Buenos Aires é a cidade com o maior número de livrarias por habitante do mundo? Descobri isso conversando com um taxista durante a viagem e reparei que é bem comum encontrar livrarias em diversas ruas da cidade. Nem todas são tão bonitas como essa, mas para quem vai apenas pelos livros, talvez a arquitetura não seja tão importante assim.

Puerto Madero - Fragata Libertad

Para quem gosta um pouco de história, Puerto Madero é um dos lugares interessantes a serem visitados. A região era, de fato, um porto, até que sua estrutura obsoleta culminou com sua desativação. O bairro foi reurbanizado e hoje abriga escritórios, residências e restaurantes. Lá está também a Fragata Liberdad, que serve de museu e mostra as histórias de suas navegações.

Jardim Japonês
Para quem gosta de parques e jardins, um local lindo a se visitar é o Jardim Japonês. Construído pela comunidade japonesa em Buenos Aires, tem a estrutura típica do Japão, com lagos, flores e cachoeiras.

Jardim Japonês
Ir a Buenos Aires sem assistir a um show de tango é imperdoável! A cidade está cheia de casas de tango que oferecem shows para todos os gostos.

Piazzolla Tango
Optei por assistir o show no Piazzolla Tango, tanto por apresentar um show bastante tradicional quanto pelo fato de que a casa oferece uma boa vista do palco em qualquer mesa. Todas as casas de tango de Buenos Aires oferecem um jantar antes do show e, em algumas, também aulas de tango.

Basílica Nossa Senhora de Pilar
A cidade é ainda repleta de igrejas cheias de obras de artes - na Basílica Nossa Senhora de Pilar existe até um pequeno museu em seu interior. Apesar de ser um local estranho a ser visitado, vale entrar também no Cemitério da Recoleta, pois cada mausoléu tem sua própria arte.

Cemitério da Recoleta
É incrível também visitar algum museu de Buenos Aires, e falo aqui sobre os grandes museus. Optei por ir no Museu Nacional de Belas Artes, mas existem vários outros, como o Museu de Arte Latino Americana, o Museu de Artes Decorativas, o Museu de Arte Moderna, o Museu Histórico Nacional da Argentina, e muitos outros. É muita arte e cultura concentrada em um só lugar.

Museu Nacional de Belas Artes
Buenos Aires é grande e tem vários bairros cheios de história e cultura, mas é válido visitar cada cantinho da cidade. É preciso muita disposição e energia para caminhar muito - ou dinheiro para andar o tempo todo de táxi -, mas o cansaço vale a pena. Voltei da viagem completamente apaixonada pela cidade e espero poder voltar com mais tempo para aproveitar a cidade.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. Oi Ju
    Que livraria lindaaa, parece um sonho. Fiquei com vontade de conhecer o lugar, deve ter sido um passeio maravilhoso.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju! Nossa também não Buenos Aires é a cidade com o maior número de livrarias por habitante do mundo, já gostei sem nem conhecer, que livraria maravilhosa é essa hem, entra ai nem da vontade sai, fica querendo mora ai dentro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Que livraria Maravilhosa, acho que poderia morar lá se pudesse, todos os lugares lindo, adoraria conhecer as Igrejas também, Incrível!!

    ResponderExcluir
  4. Que lugar lindo, gostaria de conhecer, que luxo essa livraria, muito bom lá ter muitas livrarias a maioria dos lugares deveriam ser assim. Espero que você consiga ir mais vezes e trazer novidades pra gente rs.

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Coincidência... as filhotas fizeram aniversário dia 02/09 e se presentearam com uma viagem para Argentina e depois para o Chile.
    Elas ficaram encantadas com tudo, dizem que é linda, limpa e tem lugarres incríveis de serem visitados. Não gostaram muito foi da comida, porque acharam tudo com muito queijo e batata, além de ser cara, mas disseram que valeu a pena!
    E pelo visto, você também amou, né?
    Delícia compartilhar conosco, obrigada.
    Que o final de semana seja de alegria e paz!
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  6. AAAAAh meu Deus que cidade mais linda!
    Buenos Aires esta na minha lista de cidades que eu quero conhecer antes de morrer e espero conhece-la um dia.
    AAAA e essa livraria maravilhosa? Tão linda ♥ Quero morar ali haha
    Adorei as fotos, meu sonho conhecer (já disse isso? haha)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!!
    Que lugar mais lindo é a Argentina!! Fiquei encantada como é um lugar organizado e limpo! Parabéns pela viagem incrível.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Argentina é um lugar lindo! Que delícia de viagem.
    Encantadíssima com a livraria, já quero ir haha

    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.