O Príncipe Corvo - Elizabeth Hoyt

Sinopse: Anna Wren está tendo um dia difícil. Depois de quase ser atropelada por um cavaleiro arrogante, ela volta para casa e descobre que as finanças da família, que não iam bem desde a morte do marido, estão em situação difícil. O conde de Swartingham não sabe o que fazer depois que dois secretários vão embora na calada da noite. Edward de Raaf precisa de alguém que consiga lidar com seu mau humor e comportamento rude. Quando Anna começa a trabalhar para o conde, parece que ambos resolveram seus problemas. Então ela descobre que ele planeja visitar o mais famoso bordel em Londres para atender a suas necessidades “masculinas”. Ora! Anna fica furiosa — e decide satisfazer seus desejos femininos… com o conde como seu desavisado amante. (Skoob)
Hoyt, Elizabeth. O Príncipe Corvo. Trilogia dos Príncipes #1. Editora Record, 2017. 350p.


Que livro divertido! Acho que já mencionei aqui antes, mas não custa nada repetir: eu tenho um fraco por romances de época. Devorei O Príncipe Corvo em apenas um dia de tão leve e despretensiosa que foi a leitura.

Anna é o tipo de mocinha que dá até orgulho de acompanhar a trajetória. Após a morte do marido, ela faz o que pode para administrar as finanças que estão praticamente no vermelho e faz malabarismo com esse dinheiro para alimentar a sogra e a ajudante da casa – que é praticamente uma irmã para ela. Sem ter para onde apelar, Anna decide que precisa arrumar um emprego o mais rápido possível antes que todas comecem a passar fome dentro de casa. O problema é que estamos falando do ano de 1760, época em que mulheres que trabalhavam não eram bem vistas, a não ser como preceptoras ou damas de companhia.

O Conde Edward de Raaf tem status, dinheiro de sobra, empregados leais e uma propriedade que, apesar de precisar de alguns pequenos reparos, é invejável. Quando ainda era uma criança o Conde perdeu toda sua família para a varíola, sendo o único sobrevivente apesar das marcas que a peste deixou por toda a sua pele. Com um temperamento autoritário e muitas vezes explosivo, apenas Anna é capaz de ser a secretária perfeita para trabalhar com o Conde sem perder as estribeiras. Trabalhando lado a lado todos os dias, os dois logo estabelecem um ritmo de convivência extremamente agradável e o clima de romance paira o mais rápido possível no ar.

A narrativa alterna entre os dois personagens principais, o que nos deixa por dentro dos pensamentos mais secretos de ambos nos momentos certos. Fiquei encantada em como Anna era uma mulher a frente do próprio tempo. Por ter vivido uma vida muito certinha e ter sido oprimida pelo falecido marido no passado, ela entendeu que precisava ser dona da própria vida e não aceitar o julgamento precipitado da sociedade. É muito interessante ver como ela se revolta com as facilidades e liberdades que os homens têm direito, enquanto as mulheres praticamente precisavam se esconder e serem recatadas para serem dignas de alguma dignidade. 

A autora soube dar o tom cômico certo aos momentos de discussão entre Anna e o Conde. Apesar de serem temas muito importantes, há uma dosagem certeira entre as críticas feitas à sociedade patriarcal da época, com momentos de puro deleite e descontração. Os vilões da história, sinceramente, nem foram tão importantes assim em minha opinião. O verdadeiro desafio para que esse romance pudesse funcionar foram o temperamento e as opiniões divergentes entre Anna e Edward.

Outra coisa muito interessante é que dentro do livro existe um conto que abre cada capítulo novo, intitulado O Príncipe Corvo. Nós acompanhamos essa leitura através da Anna que encontra esse livro na biblioteca do Conde. Achei muito criativo e divertido da parte da autora, já que uma história estava em sua essência interligada com a outra.

O Princípe Corvo faz parte de uma trilogia e eu mal posso esperar para ler os próximos dois livros!
Dé Lima
Dé Lima

8 comentários:

  1. Também sou apaixonada por romance de época e saber que este tem além de uma personagem principal super bacana, tem uma pitada de humor me deixou mais curiosa ainda.
    Vou adicionar na listinha já :)

    Beijos!
    https://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou doida pra ler esse livro, adoro um romances de época, cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece ser excelente.

    ResponderExcluir
  3. Dé!
    Já gostei porque é um romance de época.
    A capa está linda!
    A varíola arrasou muitas famílias na época e deixou muitas sequelas.
    O Conde Eduward tem vários motivos para ter seu humor alterado, temos de entendê-lo.
    Ana parece uma protagonista forte, que não se entrega as ‘dores’ e sofrimento e vai em busca de resolver seus problemas.
    Bom ver que o livro apesar do que é esperado, traz muitas novidades.
    Adoro quando os livros trazem esse lado mais aprimorado sobre a personalidade das personagens.
    O bom de ler um romance é justamente o prazer que ele nos dá.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Quero ler esse livro que além de divertido parece ser uma leitura bem agradável, adorei a personagem por ser a frente do seu tempo, além de fazer o que tem vontade sem se preocupar com a opinião alheia e por conseguir aguentar o conde já que ninguém aguentava rs.

    ResponderExcluir
  5. Ola.
    Também gosto muito de romance de época, gostei muito da resenha e adoraria conhecer a história da Anna e o Conde, e adorei saber que uma leitura leve e divertida!!!

    ResponderExcluir
  6. A Capa é linda e foi o que mais me chamou atenção, mas vou deixar a dica passar, pois não gostei do enredo e também não sou muito fã de romance de época. Mas aparenta ser uma incrível historia pra quem gosta deste gênero. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dé!
    Adoro livros de época e se eles são divertidos gosto mais ainda!! Nunca li nada da autora mais amei a premissa desse primeiro livro dela! Quero muito ler os dois próximos livros também!! Gostei bastante da resenha!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Adoro romances de época, ainda mais quando tem Conde haha
    A capa está maravilhosa e eu estou louca para ler o livro.
    Acho bem legal quando colocam um conto dentro da história, fica uma dinâmica bem mais gostosa de leitura.

    beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.