A Traidora do Trono - Alwyn Hamilton

Sinopse: Amani Al’Hiza mal pôde acreditar quando finalmente conseguiu fugir de sua cidade natal, montada num cavalo mágico junto com Jin, um forasteiro misterioso. Depois de pouco tempo, porém, sua maior preocupação deixou de ser a própria liberdade- a garota descobriu ter muito mais poder do que imaginava e acabou se juntando à rebelião, que quer livrar o país inteiro do domínio do sultão. Em meio às perigosas batalhas ao lado dos rebeldes, Amani é traída quando menos espera e se vê prisioneira no palácio. Enquanto pensa em um jeito de escapar, ela começa a espionar o sultão. Mas quanto mais tempo passa ali, mais Amani questiona se o governante de fato é o vilão que todos acreditam. (Skoob)
HAMILTON, Alwyn. A Traidora do Trono. A Rebelde do Deserto #2. Editora Seguinte, 2017. 440 p.


A Rebelde do Deserto foi um daqueles livros que me pegou desprevenida, que foi diferente de tudo o que eu havia imaginado e que me surpreendeu a cada capítulo. Por isso, quando tive oportunidade de ler sua sequência, nem parei para pensar.

No início do segundo volume, antes de a história recomeçar, foi inserido um resumo com as principais características da trama e os personagens do livro anterior, para relembrar, entre outros detalhes, os mitos criados pela autora. Há também um mapa de Miraji e um breve prólogo para contextualizar a situação política do país. Isso porque A Traidora do Trono começa em um ponto além de onde o livro anterior parou; alguns acontecimentos entre os livros são brevemente citados, como algumas batalhas dos rebeldes, a situação dos exércitos estrangeiros e a ocupação do território, mas pouco desse período é detalhado e, para ser sincera, não faz falta, pois sabemos que a rebelião avançou, que é o que importa.

Apesar de a geopolítica de Miraji ser um assunto bastante relevante à trama, a autora consegue abordá-lo de uma maneira descomplicada, até interessante, mesmo para quem não gosta de acompanhar estratégias e posições de guerra, e não torna a leitura desgastante. Isso é relevante porque, nesse livro, Amani fica um pouco afastada da movimentação, já que se torna prisioneira no palácio do sultão, e tudo o que pode fazer é acompanhar de longe o que acontece com seus amigos, enquanto enfrenta seus próprios problemas.

Amani está perceptivelmente mais madura nesse livro, menos egoísta, mas isso não a impede de errar e de acreditar em quem não deveria. Os reencontros inesperados estão por toda parte e as traições e reviravoltas são ainda mais frequentes. Por ser tão dependente da verdade, Amani dificilmente consegue detectar uma mentira quando esta não toma forma de palavras expressas e, por consequência, coloca todos que ama em constante risco. É fato que o segundo volume tem um enredo menos intenso que o livro anterior, mas isso não quer dizer que seja menos interessante. Cheio de conspirações e intrigas, é difícil perder o foco da narrativa.

"Jin me beijou como se fosse a primeira e a última vez. Como se nós dois fôssemos acabar queimados vivos por causa disso. E eu me desmanchei como se não me importasse com mais nada. A rebelião podia estar se despedaçando ao nosso redor, talvez até o deserto inteiro estivesse em perigo, mas por enquanto ainda estávamos vivos e juntos, e a raiva havia se transformado em um fogo diferente que nos engolira até eu não saber mais quem estava consumindo o outro."

Além disso, as aventuras e cenas de ação ainda se fazem presentes para injetar adrenalina na leitura. Eu adoro a forma como a autora intercala momentos de calmaria com acontecimentos de grande intensidade, fazendo tudo mudar em poucas linhas. Há vitórias importantes, mas há perdas também. Não se trata aqui somente de grandes batalhas, tiros e poderes djinnis, como no primeiro livro, mas de uma guerra verbal e psicológica, que exige ainda mais audácia da protagonista.

E, claro, ainda tem romance para alegrar os corações dos leitores mais apaixonados. Não se trata de nada muito meloso e o romance fica lá para terceiro ou quarto lugar no que se trata da importância no enredo, mas as cenas entre Jin e Amani são mais cativantes nesse segundo volume, além de alguns outros corações apaixonados que surgem entre nossos rebeldes.

A Traidora do Trono foi uma continuação perfeita para A Rebelde do Deserto, pois se aprofunda em questões que o primeiro livro não conseguiu contemplar, sem perder o vigor do primeiro livro e tudo aquilo que fez dele uma obra tão encantadora.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. Tenho o primeiro livro, mas ainda não o li pelo fato de quero ter todos os livros em mãos para poder ler todos de uma vez só, até porque sou muito ansiosa e não vou ter paciência de esperar pela continuação. Fiquei muito feliz em saber que a autora manteve as revira voltas, as cenas de ação, e ainda uma pitada de romance, acredito que está será uma leitura muito gratificante.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Ainda não li o primeiro livro dessa série, curto muito esse gênero, os dois livros já estão na lista de leitura e cada resenha que vejo deles me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história que parece bem envolvente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler A Rebelde do Deserto, mas como gosto de livros de aventuras e cenas de ação tenho certeza que vou gosta muito e ainda tem um pouco de romance, é o meu estilo de leitura com certeza, fiquei imensamente interessada em ler o livro depois dessa resenha sensacional!!!

    ResponderExcluir
  4. Esses livros estão na minha lista de compras. É difícil em se tratando de trono e não ter traições o poder sempre fala mais alto e não para de ter acontecimentos alguns bons e outros ruins e não se sabe em quem pode confiar é uma situação muito complicada para a personagem, cometer erros é comum numa situação dessas por mais que ela tenha amadurecido é complicado.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que o livro A Rebelde do Deserto foi um livro que te surpreendeu positivamente, eu quero ler esta série a algum tempo já, e sua resenha sobre A Traidora do Trono me deixou bem curiosa para conferir esta história, ainda mais após ler seus comentários positivos sobre este livro, pretendo ler ele em breve.

    ResponderExcluir
  6. Uma delícia quando embalamos loga na leitura do seguido.
    Ainda não li o livro mas todas as críticas que tenho visto tem sido bastante positivas!
    É ótimo quando autora consegue misturar romance com adrenalina, e quando o livro não é so de ganhos mas de perdas também.
    Adorei a resenha.

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Tenho lido ótimas resenhas sobre essa duologia, inclusive a sua, mas ainda não tive oportunidade de acompanhar toda ousadia de Amani e as, digamos, aventuras por qual ela passa.
    Sem contar que ainda tem o romance, que mesmo sem ser melodo, é um adicional importante para o livro.
    Deve ser um livro cheio de ação.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem?
    Essa série de livros parecem aquelas historia que te prende do inicio ao fim. Cheio de trama, fantasia e uma escrita boa. Quero saber de todas as ousadias e aventuras que Amani passa, fiquei empolgada com esse livro. E com certeza já entrou pra minha lista de desejos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.