Jogo de Espelhos - Cara Delevingne e Rowan Coleman

Sinopse: Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada

Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma. 

Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistério por trás dessa história, Red e os amigos entram em uma investigação que vai desenterrar seus próprios segredos obscuros e fazê-los confrontar a diferença entre o que eles realmente são de verdade e a imagem que passam para o mundo.
Em seu romance de estreia, a modelo e atriz Cara Delevingne revela mais um talento ao apresentar um olhar fresco e sagaz sobre questões atuais da juventude: amizade, bullying, identidade, gênero, transtornos emocionais, a influência perigosa das mídias sociais nas relações e o poder destruidor da imagem. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
DELEVINGNE, Cara. COLEMAN, Rowan. Jogo de Espelhos. Editora Intrínseca, 2017. 304 p.


Contar uma história sobre adolescência sem cair no clichê ou sem exagerar não é fácil. Por isso, comecei a ler Jogo de Espelhos, de Cara Delevingne e Rowan Coleman, com certo receio. Só que eu não esperava ser surpreendida e fisgada pela trama como fui, o que tornou a leitura tão boa a ponto de já estar listada entre as melhores do ano.

Jogo de Espelhos começa com o sumiço de Naomi, uma das integrantes da banda Mirror, Mirror junto com Red, Leo e Rose. A polícia acha que Nai fugiu para chamar a atenção, como já fez outras vezes, mas os amigos dela sabem que não é verdade, porque tudo mudou para eles depois que a banda foi formada. Quando ela reaparece semanas depois entre a vida e a morte, ninguém tem mais certeza se ela teria motivos para tentar se matar ou se alguém fez aquilo com ela.

"Antes da banda, todos nós estávamos perdidos de algum jeito e, de repente, por algum motivo, nossa vida deslanchou. Juntos, éramos fortes, populares e rock'n'roll pra cacete. Para nós, a Naomi também se sentia assim. Achávamos que ela não precisava mais fugir. Até noite passada."

O livro, narrado em primeira pessoa por Red, baterista da banda, mostra todos os aspectos dos demais personagens sob sua ótica. No início, tive a impressão de que a narrativa era bem despretensiosa e sem grandes novidades, mas realmente me enganei. Cada palavra foi escolhida por um motivo e é importante e, exatamente por isso, achei genial a novidade trazida pelas autoras e a forma como elas criam uma grande reviravolta no enredo. Cheguei a voltar algumas páginas para ter certeza de que eu não estava equivocada, pois elas me levaram a deduzir algo só para depois desconstruir pré conceitos. É provável que minhas afirmações agora pareçam confusas e sem nexo, mas não posso comentar mais nem uma palavra sobre isso para não tirar o brilho da surpresa de quem ler, embora eu quisesse destrinchar nos mínimos detalhes com vocês. Confiem em mim, é a surpresa a parte mais fascinante da história.

"- Rose. - Chego mais perto. - Não quer brigar com você por causa disso, só quero que entenda que eu me preocupo com você, só isso. Eu me importo com você.
- Eu sei. - Ela relaxa, mas não muito. - Só acho que, antes de se preocupar comigo, Red, talvez você devesse se olhar no espelho, sabe? Você também tem algumas questões para resolver, meu bem."

Embora se desenvolva em um contexto adolescente, o livro não se mantém na superfície dessa fase da vida. Nas miscelâneas de uma narrativa leve e divertida, as autoras abordam temas mais complexos e problemas por que passam todos os personagens, como questões de aparência, violência física e psicológica, estupro, alcoolismo, homossexualidade, bullying, distúrbios alimentares, traição, divórcio, depressão, entre outras coisas que moldam as pessoas para a vida adulta. O mais interessante é que, apesar de incluir esses temas, eles não definem os personagens, são apenas uma parte deles entre tantas outras. Cara Delevingne inseriu uma nota na introdução sobre tentar escrever um livro com que todos pudessem se identificar de alguma forma, e acredito que realmente conseguiu.

Além do mais, o livro não se resume a isso. Perpassando todos os assuntos que já comentei, a trama traz ainda o mistério por trás do sumiço de Naomi. Aos poucos, mais evidências aparecem e acompanhar a investigação é bem instigante. Sinceramente, tenho a impressão de que essa investigação deve ter alguns furos, mas o livro me trouxe uma sensação tão boa ao fim da leitura que tive preguiça de pensar sobre isso e optei por ignorar qualquer falha que porventura exista no enredo.

"- Não me importa de onde as pessoas são, qual a cor da pele delas, quanto dinheiro elas têm, se gostam de homens ou mulheres, ou... ou... qualquer uma dessas merdas. Por que as pessoas não podem simplesmente ser pessoas?"

Jogo de Espelhos usa diversas vezes da ilusão para surpreender e mostrar que pode haver algo além daquilo que se pode ver. Por isso, o título não poderia ser mais adequado à trama. Em minha opinião, Cara Delevingne se saiu muito bem em sua primeira "aventura" na literatura, principalmente porque conseguiu construir uma trama instigante, verdadeira e repleta de amor. O livro é uma delícia de acompanhar e, se eu puder dar uma sugestão, é essa: leiam.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

18 comentários:

  1. Eu sou super fã da Cara, e fiquei bem feliz quando soube do livro e fico mais ainda em descobrir que ela conseguiu se sair muito bem.
    Livro com tema adolescente acaba sendo bastante clichê mesmo, mas que bom que este conseguiu fugir disso e surpreender.
    Estou ansiosa para ler!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju
    Eu estava curiosa para saber mais sobre este livro e agora estou doida para ler, adoro quando o livro nos engana e nos surpreende.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse gênero, essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história super interessante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu vi este livro entre os lançamentos, mas não sabia muito bem sobre o que a história se tratava, realmente é bem difícil para os escritores, escrever histórias adolescentes sem cair no clichê ou exagerar.
    Fiquei bem curiosa em ler este livro, após ler seus comentários referentes a ele, adicionei Jogo de Espelhos em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Ola, Ainda não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei muito interessada em ler, adoro livros com adolescentes e esse mistério do sumiço da Naomi me deixou curiosa para saber o verdadeiro motivo do desaparecimento dela, com certeza se tiver oportunidade quero ler!!

    ResponderExcluir
  6. Ju!
    Acredito que as autoras souberam conduzir de forma bem delineada vários assuntos importantes para os adolescentes e ainda assim, trazer algo inesperado com grande reviravolta o que surpreende quem está lendo e esperando mais do mesmo: adolescentes, problemas, banda de rock, etc...
    Gostei!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Depois de ler sua resenha fiquei completamente surpresa pelo conteúdo tão amplo e denso que a estória trás, mas vejo que este conteúdo e o que nos prende a leitura, e em alguns momentos faz com que nos identificamos. Curti muito a premissa desta oba, e por isto pretendo sim dar uma chance a leitura, espero gostar.

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua resenha e o modo com descreveu o livro. Sinto que esse livro trás uma historias surpreende e que ás vezes nos sentimos conectado a ela. Gostei demais da premissa e eu como fã da Cara não posso perder a oportunidade de ler o livro.
    Amei, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei interessada no livro, adoro surpresa nas historias, é bem intrigante esse sumiço da personagem, fiquei me questionando o que aconteceu, que mistério. Os temas abordados são bem importantes e tem bastante, gosto de sempre ler sobre eles, assim gera discussões sobre o assunto. Parece ser uma leitura bem envolvente.

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Primeira resenha que leio desse livro e fiquei desejando ainda mais! Adorei.
    Por mais triste que seja, gosto de livros que abordam temas assim.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oieee...
    Fiquei encanada cm essa resenha ,parabens,vc passou p gt td q a tematica do livro propoem,cm certeza fiquei mais tentada a ler
    Bjs e sucesso ao blog smp

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju!!
    Não conhecia o livro e qdo comecei á ler a resenha já gostei de cara, a capa tbm me chamou atenção, espero uma oportunidade de conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Foi como tu falou, história e conflitos tem tudo para ser clichê, mas pela resenha não parece ser nada disso, a menos q a história cheia de aventuras e suspense não se mantenha

    ResponderExcluir
  14. Olá Ju!!!
    Não minto que assim que vi a capa desse livro eu já tinha colocado na minha lista de desejados e ainda por cima a sinopse não sei porque me fez pensar no Tio João Verde rsrsrsrs
    Eu gostei do enredo despertado pela Cara e fico feliz que ela tenha correspondido como autora :)
    Gostei de saber que ela trata de vários assuntos que são importantes e que tem que ser levados em conta ^^
    Então resumindo não vejo a hora de ler esse livro <3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gosto de livros assim, que a gente fica meio receosa em ler, mas se surpreende! Sinal que o autor acertou!A pegada adolescente é gostosa, acredito que desperta lembranças, e ajuda o interesse no livro. E esse mistério de como uma das personagens desaparece e todas as faces do mundo dos jovens.Adoraria ler!
    Bjox ♥
    http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  16. Histórias com adolescentes e seus problemas me deixam receosa, porque não gosto muito de escrita jovem e todo aquele mimimi cansa, mas sua resenha me deixou curiosa. Parece simplesmente maravilhoso, na escrita, no desenvolvimento, olha, estou surpresa, não esperava muita coisa do livro.
    Patricia Queiroz

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante de como a estória adolescente traz tópicos profundos e como ela vem quebrar nossos pré-conceitos. É a primeira vez que leio sobre o livro, e confesso que é fácil se perder no meio de tantos conflitos. Mesmo se tratando de personagens bem jovens, eles já trazem uma carga muito grande de vida e de experiências (principalmente negativas).
    Confesso que me incomodei com o destaque para o nome na capa, o título do livro ficou muito pequeno, mas como não entendo de marketing não posso falar nada!
    Gosto de estórias com bastante mistério e várias reviravoltas e surpresas, e acredito que o livro vai ser uma destas estórias. Vai para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  18. Gostei do enredo e nem é pelo fato de haver um misterioso acidente com um dos membros da banda. O que achei interessante foi terem ficado amigos pela banda sendo que geralmente há altas tretas entre membros! A história é promissora!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.