Valerian - Pierre Christin e Jean-Claude Mésières

Sinopse: Fruto da imaginação transbordante de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières, os personagens de Valerian e Laureline surgiram pela primeira vez nas páginas de PILOTE, em 1967. Por sua inventividade e audácia, a série rapidamente se tornou referência absoluta para os leitores de histórias em quadrinhos de ficção científica. (Skoob)
CHRISTIN, Pierre e MÉZIÈRES, Jean-Claude. Valerian. Editora SESI-SP, 2017. 160 p.

Em 1967, quando não existia Star Wars ou Star Trek, Christin e Mézières lançaram a primeira história das aventuras de Valerian em uma revista francesa. Três anos mais tarde, seria publicado o primeiro álbum. Um diferencial da narrativa, além de ser de ficção-científica, era que Valerian não viajava apenas pelo espaço para resolver suas missões, mas também através do tempo, visitando outras eras, bagunçando um pouco a cronologia. Sem mencionar seu estilo valentão, charmoso e inteligente, que aliado a Laureline, uma garota que ele conhece em uma de suas missões e que vira sua parceira e paixão, compõe um personagem completo e complexo.

Laureline foi uma adição acertada feita pela dupla de autores, principalmente por sua personalidade atrevida, que provoca Valerian e o força, naturalmente, a ser mais flexível e criativo em diversas situações. Tanto que em 2007, os álbuns passaram a ter o título de Valerian e Laureline, algo justo e que demorou mais do que merecia.

Por viajar entre planetas por épocas diferentes, as aventuras do casal são das mais diversas e incríveis possíveis. A imaginação rola solta, mas tudo em um ambiente onde os caos se mistura com a harmonia, onde o futuro se mistura com o passado, onde civilizações avançadas se misturam com cidades destruídas.

Um diferencial nas histórias, além das situações fantásticas, é que os problemas enfrentados nunca são de solução fácil e direta. Valerian e Laureline sempre precisam vencer diversos desafios, desvendar vários enigmas e enfrentar mais do que um inimigo, para conseguirem resolver a missão. Isso torna a leitura instigante.

Os desenhos, em alguns momentos, lembram muito os traços dos gênios Uderzo e Goscinny, os criadores de Asterix e Obelix, o que não é uma surpresa, uma vez que todos eles são franceses e da mesma geração. As cores são excassas, pasteis, e os traços simples, mas que conseguem transmitir, perfeitamente, tudo o que ocorre, bem como tudo com que os personagens interagem e o que eles sentem.

É preciso dizer, também, que Valerian e Laureline são responsáveis por inspirar quase todas as ficções-científicas posteriores, principalmente Star Wars. As semelhanças são enormes, algumas, até, idênticas.

Quanto ao filme, que seria uma adaptação de O Império dos Mil Planetas, que está neste álbum, bem, com exceção do casal de protagonistas, todo o resto é diferente. Luc Besson é um diretor que imprime sua personalidade nas películas que dirige. Por isso, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas é algo original, criado pelo diretor, e não uma adaptação. É notória a paixão que ele demonstra ter pelos personagens, mas eles são vistos através de seus olhos, e não através dos olhos dos criadores dos personagens.

Como adaptação, é uma das que mais modificou a história original, mas como aventura, para o fã de ficção-científica, é um deleite passar duas horas e meia entre o incrível!

Quanto ao álbum, a edição está maravilhosa e é uma obrigação tê-la na estante de qualquer amante de quadrinhos e viagens espaciais.
Carl
Carl

8 comentários:

  1. Já havia lido está resenha no blog Gettub se não me engano, e fiquei completamente surpreendida com este livro, principalmente aborda um ficção cientifica, na qual foram inspirações para outros livros, filmes do gênero como star wars, mesmo não sendo fan desta serie, sei muito bem da sua aceitação e conceitualização entre os fans. Uma pena que o filme, foi todo readaptado, apenas deixando o casal protagonista como personagem principal. Pretendo assistir a adaptação.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Curto muito história em quadrinhos e ficção-científica, em especial viagens espaciais, essa é primeira resenha que vejo desse livro e me deixou bastante curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei sabendo do filme, mas pensei que tinha sido baseado em um livro, não sabia desse quadrinho e que o filme é diferente, mas como adoro uma boa aventura devo gostar. Adoro historias que envolvam viagens no tempo, parece ser um quadrinho bem elaborado com esses enigmas e soluções difíceis que devem mexer com a mente do leitor tentando resolver rs. Achei a capa muito bonita.

    ResponderExcluir
  4. Gosto de livros de ficção científica, então isto contribuiu para que eu me interessasse em ler este livro, e lendo sua resenha acabei ficando bem curiosa para conferir esta história, parece ser muito boa, adicionei Valerian em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Ola, Gosto muito de livros de ficção cientifica e adoraria ler esse livro, principalmente por saber que foi Valerian e Laureline os inspiradores de Star Wars que eu adoro, gostei muito da resenha e com certeza vai para a minha lista de Desejados!!

    ResponderExcluir
  6. Carl!
    Nem li o livro e nem assisti o filme, mas até estava interessada porque gosto do estilo sfi-fi, mas como bem falou, andei lendo uma críticas árduas contra o casal protagonista, em compensação, dizem que os efeitos visuais são maravilhosos.
    Pelo sim pelo não, quero assistir.
    E com toda certeza quero ler a HQ, porque parece muito interessante.
    Semaninha alegre e feliz!
    “No fundo, morrer não seria nada. O que não suporto é não poder saber como terminará.” (A. Amurri)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  7. Queria muito assistir o filme, já que gosto de todo essa coisa de viagem espacial.
    Quadrinhos não fazem muito meu estilo de leitura, por isso acho que o livro eu estaria passando.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi! A HQ não me interessou muito, deve ser porque eu não gosto muito de quadrinhos. Mas me parece ser uma HQ bem interessante, quem sabe um dia eu leio ele, né? Agora o filme, certeza que vou ver! Beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.