As Garotas de Corona del Mar - Rufi Thorpe

Sinopse: Amizade entre garotas pode ser intensa e, no caso de Mia e Lorrie Ann, não há dúvidas de que isso é verdade.
À medida que crescem, a vida de Mia e Lorrie Ann é preenchida com praia, diversão e passeios ao shopping.
Por outro lado, como toda amizade, há conflitos e dores.
Mia e Lorrie Ann convivem há muito tempo e possuem personalidades opostas. Mia é a bad girl , vivendo em uma família problemática. Lorrie Ann é linda e amável, quase angelical, e tem uma família que parece ter sido arrancada de um conto de fadas.
Mas, quando uma tragédia acontece, a vida perfeita sai fora de controle... (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
THORPE, Rufi. As Garotas de Corona del Mar. Novo Conceito, 2017. 288p.


Esse livro me interessou pois parecia que seria um pouco como a Série Napolitana da Elena Ferrante, que muitas pessoas falam bem, mas que eu gostaria mais do que da série. Eu não cheguei a ler os livros da Elena, então não vou fazer comparações, mas acredito que basicamente as duas amigas das duas histórias têm características parecidas e alguns acontecimentos talvez, mas nem são os que têm destaque aqui. A autora diz que se baseou na infância dela em Corona del Mar, que, segundo o Wikipedia, é uma vizinhança na cidade de Newport Beach, Califórnia.

A narração é feita em primeira pessoa pela Mia, e isso às vezes gera as narrações de detalhes que a gente fica pensando que provavelmente a Lorrie Ann não contou para ela. A narrativa é não-linear e começa com a Mia adulta contando uma história da adolescência dela, vai contando a vida delas até quando elas se separam e aí conta separadamente o que as duas estão fazendo até que elas ficam um bom tempo sem se falar, então, quando voltam a se falar, a narrativa volta para contar o que aconteceu com a Lorrie Ann. A mia também retorna algumas vezes à infância e adolescência delas para explicar as teorias que ela tem com relação a si mesma e a amiga ou repensar certas coisas.

Como diz a sinopse, a Mia tem uma superadmiração que pode parecer certa inveja dessa perfeição da Lorrie Ann e chega a ser uma obsessão o quanto ela quer classificar a Lorrie Ann como determinado tipo de pessoa. Depois que começa a dar tudo errado, por exemplo, aí o sentimento muda para pena, e por mais que vocês achem que é horrível sentir pena, no começo é difícil não sentir. Mas depois, ela começa a tomar várias decisões erradas e você pode passar é a sentir raiva. Devido a todos os acontecimentos da vida da Lorrie e também aos sentimentos da vida da Mia por ela, o foco do livro é uns 80% na Lorrie Ann, eu diria. O pouco que sabemos da Mia é o que acontecia na época que elas viviam juntas em Corona del Mar e experienciavam tudo juntas, e o que ela menciona quando diz que estava em tal lugar quando recebeu tal notícia da Lorrie e etc. É uma coisa interessante um narrador personagem que é protagonista, mas não o principal e também não um tipo de escritor, mas uma pessoa normal da vida do protagonista.

Eu não sei se eu chamaria a amizade delas de intensa como a sinopse diz, eu nem acho que teve tanto foco na amizade assim, porque na vida adulta, elas viveram totalmente longe uma da outra. Mas que é complicada, aí talvez. Várias vezes eu não acreditei em como a Lorrie Ann estava agindo com a Mia. E o jeito que a Mia fala da Lorrie Ann não é tão estranho quanto parece, não é nada anormal, mas faz ela parecer egocêntrica às vezes porque vive com essas constantes comparações sobre a vida que elas tinham e o giro de 180 graus. A Lorrie Ann percebe isso e comenta algumas vezes e sobre um dos questionamentos da Mia sobre o azar da amiga, ela diz que ninguém merece nada, as coisas não acontecem porque nós fomos sempre bons ou não. Talvez a parte "intensa" seja o sentimento, e mais de uma que da outra.

O livro tem uns temas pesados e pode ser difícil de ler para algumas pessoas. Eu gostei de como eles foram abordados e apesar de alguns posicionamentos serem totalmente opostos aos meus, ver opiniões que eu nunca tinha visto nesse tipo de debate (e eu já vi muitas) foi bem legal.

O final não foi grande coisa no sentido de final de livro. Ele teve um final, mas foi um final de vida real, normal. Eu na verdade gostei disso. Concordando ou não com o que aconteceu, acredito que foi bem realista. Teve até uma ponta solta deixada pelo fato de que, na vida real, nem sempre você vai descobrir tudo, mesmo seu melhor amigo pode não querer te contar. Um ponto do livro que eu destaco é de que você nunca vai conhecer totalmente uma pessoa.


Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

9 comentários:

  1. Olá Mah!
    Eu adorei conhecer o livro, me lembrou um livro que li á alguns meses atrás, a história me chamou atenção, vou anotar a dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ola, Não conhecia esse livro, é a primeira resenha que leio, não gostei muito por ter alguns temas pesados, mas gostaria de conhecer a amizade da Lorrie Ann e a Mia e tirar minhas conclusões, gostei da Dica e se tiver oportunidade com certeza gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
  3. É muito bonita as historias que tenham amizade, mas a esse ponto de virar obsessão aí a amizade já não é boa, a leitura parece que desperta vários sentimentos no leitor. Fiquei curiosa em saber que temas pesados são esses que é abordado.

    ResponderExcluir
  4. Mah!
    Mesmo ficando sensibilizada ao ler livros do gênero, acredito que precisamos desse toque de crueldade para podermos passar a entender que na natureza humana, existem pessoas de todos os tipos e não devemos julgá-las, mas devemos entendê-las por inteiro, na sua história completa dolorosa ou não.
    Gosto de livros difíceis e polêmicos como esse e queria poder ler.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Oi Mah. Apesar de você dizer que gostou da leitura, me ficou a impressão de que o livro não é isso tudo. Gosto de livros que abordem amizade, essas relações humanas complexas e imprevisíveis, que nunca conhecemos completamente, mas esse livro não me chamou muito a atenção pelos pontos negativos que observei na sua opinião e em outros comentários que já li sobre ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Essa é primeira resenha que leio desse livro, gosto muito de histórias com temas pesados, achei a trama bem interessante, sua resenha me deixou bastante curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Mah!!!
    É a primeira vez que ouço falar sobre esse livro e nossa como fiquei um tanto cafusa, pois uma coisa é quando a sinopse diz algo outra é a gente que ler e ver que tem algo que não se encaixa.
    O livro tem um tema bacana e interessante, porém não sei se faria muito meu estilo mas quem sabe um dia.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A premissa não me conquistou, pois não é um gênero que eu goste mas achei bacana abordar temas pesados.
    Gosto quando livro tem finais bem realistas!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Adoro esta capa. Imaginava só mais um livro sobre amizade e perdão, mas como tem temas pesados já tive várias teorias e ficou mais interessante. O final que me preocupa, porque pra mim final de vida real é terminar em pizza, então, só lendo mesmo.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.