Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty

Sinopse: Com muita bebida e pouca comida, o encontro de pais dos alunos da Escola Pirriwee tem tudo para dar errado. Fantasiados de Audrey Hepburn e Elvis, os adultos começam a discutir já no portão de entrada, e, da varanda onde um pequeno grupo se juntou, alguém cai e morre. Quem morreu? Foi acidente? Se foi homicídio, quem matou? Pequenas grandes mentiras conta a história de três mulheres, cada uma delas diante de uma encruzilhada. (Skoob)
MORIARTY, Liane. Pequenas Grandes Mentiras. Editora Intrínseca, 2015. 400 p.

As pequenas mentiras são as piores mentiras. Por quê? Porque elas passam mais facilmente por verdades. Por isso o título da obra de Moriarty, Pequenas Grandes Mentiras, não poderia estar mais condizente com a história, uma vez que as verdades que as personagens principais escondem, levam, aos poucos, as vidas delas para a beira do precipício.

Esse pequeno parágrafo pode induzir você a pensar que elas fazem isso por algum deslize, ou falta de caráter ou algo do tipo. Não, é uma conclusão errada. O que elas escondem é o mesmo que milhares de mulheres e crianças, que vivem na vida real, também escondem. Em algum ponto, você irá se identificar, ou identificar alguém que você conhece.

Madeline é casada pela segunda vez e tem três filhos. Aos quarenta anos, começa a ter um vislumbre do medo da velhice. Abigail, a filha adolescente, é rebelde e é fruto do primeiro casamento. A relação de Madeline com o ex-marido é conflituosa, principalmente com Bonnie, a atual esposa dele, e pelo fato de Abigail ter um comportamento mais amigável com o pai. Abigail esconde algo da mãe, mas Madeline também esconde algo do marido atual.

Celeste tem um casamento perfeito com Perry, além de ser mãe de dois meninos gêmeos, Max e Josh. Perry viaja muito, mas sempre tenta estar disponível para Celeste, além de ser um pai dedicado e preocupado. Celeste é linda, inteligente, invejada por quase todas as mulheres. Mas atrás do casamento perfeito, existe algo de errado entre Celeste e Perry. Algo assustador. Algo que um dos filhos assiste de vez em quando.

Jane é jovem, mãe solteira de Ziggy, que foi fruto de uma relação de apenas uma noite. Jane se muda para a cidade onde Madeline e Celeste vivem, procurando uma forma de melhorar de vida e poder colocar o filho em uma escola de boa qualidade. Jane é decidida, simples, totalmente focada na educação do filho. Mas Jane esconde algo em seu passado, algo que a persegue e a assombra de noite com pesadelos.

Então, temos mais duas personagens que, embora não sejam as principais, também são centrais na história: Renata, uma mulher bem-sucedida, rica, mãe de Amabella (com M); e Bonnie, a esposa do ex-marido de Madeline, mãe da pequena Skye.

Madeline e Celeste são amigas, e Jane conhece Madeline por acaso, em um pequeno acidente. As cinco colocam os filhos na mesma escola. No primeiro dia, Ziggy é acusado de agredir a filha de Renata, ele nega, e não há provas, apenas a palavra da menina assustada. A partir desse incidente, começa uma guerra entre Madeline, Celeste, Jane, contra Renata e os restantes pais, que vai culminar em um assassinato.

A obra é narrada em terceira pessoa, e ao fim de cada capítulo, existem depoimentos de várias pessoas, conhecidas na história, ou não, contando a versão delas sobre as cinco mulheres e sobre os acontecimentos que levaram até aquela noite fatídica da morte de alguém para a polícia. Os únicos personagens que não aparecem nesses depoimentos, são as cinco mulheres. Então, o leitor fica, desde o início, na dúvida sobre qual delas poderá ter morrido. Ou não.

Entretanto, o crime não é a força motora da história, pelo contrário, serve apenas como adereço, porque o verdadeiro interesse que pega o leitor pela mão e o carrega pelas páginas, são os segredos que cada uma das personagens esconde. Eles são revelados aos poucos, sem pressa, através de pequenos detalhes que vão aumentando, aumentando, até que o leitor consegue compreender e confirmar o que está realmente acontecendo na vida de cada uma delas.

Pequenas Grandes Mentiras é uma obra importante, principalmente em uma época em que se discute tanto sobre machismo e violência contra a mulher. A autora consegue passar com clareza a confusão e a dificuldade que muitas esposas, namoradas ou garotas solteiras enfrentam diariamente, e como o sexo masculino se comporta diante delas. Mas a autora não grita apenas apontando o dedo para a ferida, ela cutuca e mostra possíveis soluções, ela não é passiva, ela faz as personagens terem atitudes que incentivam mulheres em situações semelhantes a fazerem o mesmo.

Como se isso já não fosse suficiente para tornar o livro obrigatório, incrível, a autora vai mais longe: ela mostra como as mulheres conseguem comandar uma família e uma profissão de uma forma que a maioria dos homens não consegue, ou sofrem horrores para conseguir. Como eles tentam, e, na maioria das vezes, conseguem, amedrontar e forçar aquilo que desejam pela força bruta ou pela ameaça física. Como um distúrbio psicológico, que se não for tratado, pode destruir uma relação e influenciar crianças, que não compreendem o que está acontecendo. E como essas mesmas crianças, por não compreenderem, começam a repetir, achando que não estão fazendo nada de errado.

Pequenas Grandes Mentiras é um livro extremamente bem escrito e com uma narrativa pulsante e emergente. Ele é minucioso nos detalhes, não na descrição, mas nos diálogos e nos comportamentos de cada personagem. Ao final, quando descobrimos quem morreu, e da forma que morreu e porquê morreu, testemunhamos não apenas a conclusão de uma história, mas como pessoas ligadas pela cumplicidade dos problemas da vida, e de um gênero sexual que sofre constantes abusos, conseguem ser fortes e unidas quando a necessidade impõe.
Carl
Carl

10 comentários:

  1. Olá! Esse livro já está na minha lista de leitura faz tempo, li o livro O Segredo do meu marido dessa autora e gostei muito da sua escrita, essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  2. Olá, que livro é esse fiquei muito curiosa em conhecer a vida dessa mulheres e saber oque realmente escondem, e qual delas que morreu e o porque e quem é o culpado(a), adorei a resenha e já quero ler o livro com urgência!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carl!!
    Já tenho esse livro na minha listinha de desejados, o enredo tá mto bacana, qro tentar ler em breve..
    Essa capa é linda!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livro, mas ainda não li, tenho muita curiosidade em saber o que aconteceu e quais os segredos que cada um esconde e suas mentiras, é bem misterioso o que gira em torno dessas mulheres e suas vidas. A leitura parece ser bem ágil para se obter as respostas.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carlos! Esse livro ganhou uma adaptação pela HBO esse ano, não foi? Reconheci o nome porque essa série foi super bem comentada. Fiquei interessada na história desde que vi sobre a adaptação, então é bem possível que eu leia sim. Achei interessante todos esses segredos e mistérios e essas relações meio superficiais que o livro sugere. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Carl!
    O livro parece ter um plot interessante, onde as pequenas mentiras podem trazer uma realidade escondida e totalmente inesperada.
    E gosto de livros que trazem personalidades complexas e adversas, bem como temáticas que podem ser questionadas e que de certa forma, nos colocam para pensar.
    “ Lança o saber e não terás tristeza.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Quando eu li O Segredo do meu Marido, eu me apaixonei pela autora, quis ler tudo dela. Ai ganhei num sorteio este, porém os livros sao tao parecidos que eu chegava a me confundir, eles tem a mesma pegada e isso eu achei ruim. Agora estou curiosa com Até que a culpa nos separe, mas vou admitir que agora fico com pé atras.

    ResponderExcluir
  8. Olá Carlos!!!
    Posso aplaudir pelas suas considerações finais no livro que mostraram uma posição incrível e admiração ao sexo feminino que me deixaram sem palavras.
    Eu juro que de primeira vez que vi o livro, este não me chamou a atenção tanto porém essa resenha me fez repensar se poderia dar uma chance ou não a ele.
    Além disso, quando você falava de cada personagem em particular me fazia pensar: "Eita! É pesado pelo que vejo o que cada uma delas passa."
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu AMEI este livro, Liane soube conduzir história e mesmo revelando só no fim quem morreu em momento algum a leitura ficou chata.
    Gostei bastante da escrita da autora, acabei vendo a série antes de ler o livro porque não aguentei haha mas gostei bastante dos dois!

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.